Histologia Humana

Histologia Humana

(Parte 1 de 3)

CaracterísticasCaracterísticas

• Constituinte principal do esqueleto;Constituinte principal do esqueleto; • serve de suporte para partes moles;serve de suporte para partes moles;

• protege órgão vitais;protege órgão vitais;

• aloja e protege a medula óssea;aloja e protege a medula óssea;

• apóia os músculos esqueléticos e amplia as forças apóia os músculos esqueléticos e amplia as forças geradas por eles;geradas por eles; • serve de depósito de cálcio, fosfato e outros íons.serve de depósito de cálcio, fosfato e outros íons.

T e c i d o Ó s s e oT e c i d o Ó s s e o

Classificação macroscópicaClassificação macroscópica c)c)Osso compacto: sem cavidades macroscópicas;Osso compacto: sem cavidades macroscópicas; d)d)Osso esponjoso:com cavidades intercomunicantes e com Osso esponjoso:com cavidades intercomunicantes e com cavidade para medula óssea.cavidade para medula óssea.

- Ossos longos: epífise e diáfise:- Ossos longos: epífise e diáfise: - Ossos curtos- Ossos curtos

- Ossos chatos: diploe- Ossos chatos: diploe

T e c i d o Ó s s e oT e c i d o Ó s s e o

Classificação histológicaClassificação histológica

3)3)Osso primário: menos mineralizado e Osso primário: menos mineralizado e com muitas células e fibras colágenas com muitas células e fibras colágenas em várias direções;em várias direções;

5)5) Osso secundário: mais mineralizado Osso secundário: mais mineralizado e com lamelas formadas por fibras e com lamelas formadas por fibras colágenas e célulascolágenas e células..

T e c i d o Ó s s e oT e c i d o Ó s s e o

ConstituintesConstituintes

3)3)Células: osteoblastos, osteócitos, e Células: osteoblastos, osteócitos, e osteoclastos;osteoclastos;

4)4)Matriz óssea: 30 % orgânica e 70 % Matriz óssea: 30 % orgânica e 70 % mineral (em peso). mineral (em peso).

Nutrição : através de canalículos da Nutrição : através de canalículos da matriz.matriz.

3) Membranas conjuntivas: periósteo, 3) Membranas conjuntivas: periósteo, endósteo.endósteo.

Técnicas de estudo: desgaste e Técnicas de estudo: desgaste e desmineralização.desmineralização.

T e c i d o Ó s s e oT e c i d o Ó s s e o

MatrizMatriz

3)3)Inorgânica: cristais de hidroxiapatita, com Inorgânica: cristais de hidroxiapatita, com íons associados (ex: bicarbonato, magnésio, íons associados (ex: bicarbonato, magnésio, potássio e sódio), entre as fibras colágenas;potássio e sódio), entre as fibras colágenas;

Capa de hidratação: camada de água ligada aos Capa de hidratação: camada de água ligada aos cristais;cristais;

2) Orgânica: 95% de colágeno tipo I unido aos 2) Orgânica: 95% de colágeno tipo I unido aos cristais (resistência da matriz).cristais (resistência da matriz).

SFA: proteoglicanas e glicoproteínas SFA: proteoglicanas e glicoproteínas

(osteocalcina e sialoproteína).(osteocalcina e sialoproteína).

T e c i d o Ó s s e oT e c i d o Ó s s e o

PeriósteoPeriósteo

3)3)Fibrilar: camada mais externa rica em fibras Fibrilar: camada mais externa rica em fibras colágenas. Fibras de Sharpey: fibras que colágenas. Fibras de Sharpey: fibras que penetram na matriz mineralizada;penetram na matriz mineralizada;

4)4)Celular: mais interna, rica em células. Celular: mais interna, rica em células.

Contém fibroblastos e osteoblastos em Contém fibroblastos e osteoblastos em arranjo epitelióide (em camadas quando arranjo epitelióide (em camadas quando ativos).ativos).

FUNÇÕES: nutrição, inserção e formação óssea.FUNÇÕES: nutrição, inserção e formação óssea. ENDÓSTEOENDÓSTEO

Tecido conjuntivo frouxo com osteoblastos Tecido conjuntivo frouxo com osteoblastos revestindo cavidades (canal medular e canais revestindo cavidades (canal medular e canais de Volkman e de Havers).de Volkman e de Havers).

T e c i d o Ó s s e oT e c i d o Ó s s e o

OsteoblastosOsteoblastos

Células em arranjo epitelióide com Células em arranjo epitelióide com prolongamentos citoplasmáticos.prolongamentos citoplasmáticos.

4)4)Ativos: cubóides com citoplasma basófilo Ativos: cubóides com citoplasma basófilo

(rico em REG, mitocôndrias e Golgi);(rico em REG, mitocôndrias e Golgi); 5)5)Inativos: achatados com basofilia reduzida.Inativos: achatados com basofilia reduzida.

FUNÇÕES: secretar e mineralizar a matriz FUNÇÕES: secretar e mineralizar a matriz orgânica. orgânica.

Osteóide: camada de matriz orgânica não Osteóide: camada de matriz orgânica não mineralizada entre as células do osso e a mineralizada entre as células do osso e a matriz mineralizada.matriz mineralizada.

T e c i d o Ó s s e oT e c i d o Ó s s e o

OsteócitrosOsteócitros

- Células achatadas imersas na matriz - Células achatadas imersas na matriz mineralziada, com pouca basofilia mineralziada, com pouca basofilia citoplasmática e núcleo escuro.citoplasmática e núcleo escuro.

- Citoplasma dentro de lacunas e - Citoplasma dentro de lacunas e prolongamentos dentro de canalículos.prolongamentos dentro de canalículos.

-Canalículos: Canalículos: estabelecem vias para estabelecem vias para transporte de nutrientes vindos do sangue.transporte de nutrientes vindos do sangue.

-Osteólise osteocítica: reabsorção da matriz Osteólise osteocítica: reabsorção da matriz pelos osteócitos para liberar cálcio.pelos osteócitos para liberar cálcio.

T e c i d o Ó s s e oT e c i d o Ó s s e o

OsteoclastosOsteoclastos

- Células multinucleadas e ramificadas com - Células multinucleadas e ramificadas com função de fagocitose (fosfatase ácida e função de fagocitose (fosfatase ácida e colagenase).colagenase).

(Parte 1 de 3)

Comentários