Projeto pedagógico ugb

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 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO   (ENGENHARIA CIVIL)

 

 

 

 

1. INTRODUÇÃO

 

O presente documento tem por objetivo básico apresentar as informações necessárias

para o desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Engenharia Civil da

Universidade do Sul de Santa Catarina.

 

2. JUSTIFICATIVA

 

Como conclusão de curso, finalizando a grade curricular, o aluno deverá realizar um

trabalho de síntese e integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Desta

forma, pelo menos um deles deverá se constituir em uma atividade obrigatória como requisito

para a conclusão do curso de graduação.

 

3. OBJETIVOS

 

O Trabalho de Conclusão de Curso baseia-se em um dos objetivos do curso

apresentados no Projeto Pedagógico: formar profissionais aptos a atuarem em toda e qualquer área da engenharia civil, desde a pesquisa até o canteiro de obras.

 

Em conseqüência, o principal objetivo a ser alcançado com a elaboração do TCC é proporcionar aos acadêmicos, condições para o desenvolvimento de uma atividade de pesquisa , complementando o estudo científico e técnico com o desenvolvimento da prática profissional. E ainda, colocar em prática os conhecimentos adquiridos no decorrer do Curso, na área escolhida para a pesquisa, propiciando, ao aluno, oportunidade para o desenvolvimento das habilidades do engenheiro pesquisador. Além de fornecer ao aluno  a oportunidade para aplicar o cruzamento de informações e conteúdos interdisciplinares em um único trabalho, preparando-o para o mercado profissional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4. DESENVOLVIMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

 

 

O Trabalho de Conclusão de Curso poderá ser elaborado como uma pesquisa científica do tipo: experimental, pesquisa bibliográfica, desenvolvimento de projetos ou ainda, uma composição de mais de um destes.

O tema a ser abordado deverá ser escolhido, com o auxílio do professor orientador, entre os temas propostos no Projeto Pedagógico do Curso.

O aluno tem, no mínimo, oito áreas para desenvolver sua pesquisa:

1. Transportes;

2. Saneamento;

3. Planejamento Urbano;

4. Construção Civil;

5. Estruturas;

6. Instalações Prediais;

7. Materiais de Construção Civil;

8. Geotécnia e Mecânica dos Solos.

Carga Horária Prevista: 75 horas-aula - 5 créditos.

Pré-requisito: Estará habilitado a iniciar o Trabalho de Conclusão de Curso em

Engenharia Civil, o aluno que estiver regularmente matriculado no 8º semestre e com

Os créditos referentes às 6 primeiras fases concluídos.

 

 

5. ORIENTAÇÃO DO TCC

 

 

O acadêmico deverá escolher o seu orientador de acordo com a área de seu interesse , sendo este responsável pelo acompanhamento dos seus Trabalhos de Conclusão de Curso.

Uma Carta de Aceite do orientador firmará, oficialmente, o compromisso de orientação. Uma vez aceito o convite, é feita a comunicação ao Coordenador do TCC.

 

 

5.1 Assessoramentos

 

 

 

Os assessoramentos deverão ocorrer semanalmente (uma hora semanal). Nestes encontros de trabalho devem ser preenchidas pelo orientador as Fichas de Assessoramento as quais devem ser assinadas pelo aluno e pelo orientador. Estas fichas referenciam as tarefas e/ou atividades cumpridas pelo aluno e faz também, uma aferição a freqüência.

As consultorias a outros profissionais também podem constar nestas fichas.

 

 

 

 

6. AVALIAÇÃO

 

 

O processo de avaliação do aluno será realizado objetivando garantir a dimensão qualitativa do processo de aprendizagem com base em seu aproveitamento e em sua freqüência.

A freqüência do aluno refere-se a, no mínimo 18, encontros de orientação e deve ser igual ou superior a 75%.

O aproveitamento será verificado, através do desempenho progressivo do Trabalho de Conclusão de Curso.

O aluno deverá demonstrar conhecimento e domínio técnico na área escolhida.

Durante o semestre o aluno terá uma apresentação parcial do seu trabalho

(qualificação) contemplando a parte da revisão bibliográfica e o capítulo de

Introdução, que também constará na avaliação do orientador.

 

 

6.1 Critérios de Avaliação

 

Elaboração do trabalho conforme as regras deste instrumento.

Compatibilidade entre os objetivos estabelecidos no Plano de Trabalho aprovado para o Trabalho de Conclusão de Curso e as atividades desenvolvidas.

Defesa do trabalho perante banca avaliadora formada por no mínimo três

profissionais, entre eles: Professor orientador, Professor do Curso e ainda um

terceiro membro que pode ser composto por professores do curso ou  participação de profissional da área (Engenheiros), externo aos quadros da UNISUL.

Padrões de apresentação do trabalho.

Soluções técnicas, resultados obtidos, análises realizadas.

 

 

6.2 Aprovação

 

Para obtenção da aprovação, o aluno, obedecidos os critérios fixados, deverá obter nota igual ou superior a 7,0 (sete) em uma escala de 0 (zero) a 10 (dez) e atender ao disposto quanto à freqüência mínima.

A avaliação será representada por uma nota dada pela Banca Examinadora,

observando os seguintes procedimentos:

 

A média final será composta por duas avaliações conforme segue:

 

P1 + P2 > = 7,0 (APROVADO DIRETO)

     2

P1 + P2 < 7,0 (IRÁ PARA A PROVA FINAL)

     2

PF= P1+ P2  + PF = 10,0  => 5,0 (APROVADO), SE FOR <5,0 (REPROVADO).

  1. 22 

 

6.3 ATRIBUIÇÕES DOS ORIENTADORES.

 

 

 

O orientador avaliará o cumprimento das exigências formais, como prazo de

entrega (conforme calendário), freqüência, qualificação, cumprimento das

normas administrativas da instituição de ensino, desempenho e produtividade

do aluno no desenvolvimento do trabalho, emitindo observações escritas e

lançando nota numa escala de 1 a 10 pontos.

 

Os membros avaliadores efetuarão a análise do Trabalho de Conclusão de

Curso a partir de critérios estabelecidos pela Coordenação do TCC, emitindo

observações escritas e lançando nota, numa escala de 1 a 10 pontos para a

Pesquisa desenvolvida. Os avaliadores poderão, ainda, sugerir alterações a

serem efetuadas na versão definitiva do trabalho.

 

 

Avaliação do TCC referente à apresentação Oral: clareza na apresentação,

respostas aos questionamentos da banca (precisão, objetividade e clareza).

 

 

6.4 ATRIBUIÇÕES DO COORDENADOR DO TRABALHO DE CONCLUSÃO

DE CURSO.

 

O Coordenador dos Trabalhos de Conclusão de Curso deve ser um Professor do Curso designado pelo Coordenador do Curso de Engenharia Civil.              O Coordenador de TCC deve dispor de 3 (três) horas semanais consecutivas para atendimento aos alunos matriculados, suas atribuições são as seguintes:

 

 

Promover estudos e análises do desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso com a finalidade de sustentação e aprimoramento;

 

Manter atualizados os sistemas de documentação e cadastramento dos Trabalhos de Conclusão de Curso;

 

Orientar e auxiliar o aluno quanto à escolha do tema do Trabalho de Conclusão de Curso;

Organizar e desenvolver os cronogramas das atividades necessárias para as defesas dos Trabalhos de Conclusão de Curso;

 

Fornecer periodicamente informações a respeito do andamento dos Trabalhos de Conclusão de Curso ao Coordenador do Curso;

 

Ser o responsável pelos diários de classe.

 

6.5  Do Professor Orientador dos Trabalhos de Conclusão de Curso.

 

 

A orientação dos Trabalhos de Conclusão de Curso estará a cargo dos professores do Curso de Engenharia Civil da UNISUL, nas diversas áreas de abrangência. O Orientador deve disponibilizar 1(uma) hora semanal para atendimento em grupo. São atribuições do orientador:

 

Auxiliar o aluno na definição do tema a ser pesquisado;

 

Orientar a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso;

 

Cumprir a periodicidade das orientações;

 

Registrar todas as orientações dadas ao aluno em um relatório de orientação

acadêmica;

 

Representar o cronograma das atividades aos alunos, conferindo sua efetiva

realização;

 

Recomendar bibliografia e acompanhar o desenvolvimento do trabalho;

 

Encaminhar ao Coordenador dos Trabalhos de Conclusão de Curso sobre o não cumprimento do aluno aos horários pré-estabelecidos para orientações;

 

Vetar a defesa do trabalho de Conclusão de Curso caso não sejam preenchidas as recomendações contidas neste documento ou caso verifique que o aluno não desenvolveu ele próprio o trabalho.

 

 

6.6  Do Aluno matriculado em Trabalho de Conclusão de Curso.

 

O Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Civil pode ser desenvolvido

individualmente ou em dupla. O acadêmico matriculado nas disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso deverá:

 

Apresentar-se pontualmente nas reuniões de orientação.

 

Cumprir a programação estabelecida.

 

Seguir as instruções e determinações da orientação no sentido de desenvolver com responsabilidade as atividades que lhe forem atribuídas;

 

Procurar, imediatamente, o professor orientador se, durante o decorrer das atividades do TCC, for verificado qualquer problema;

 

Elaborar, entregar e apresentar em tempo hábil o TCC, de acordo com os padrões estabelecidos neste documento.

7. DESENVOLVIMENTO E APRESENTAÇÃO

 

O aluno deverá encaminhar o Plano de Trabalho do Trabalho de Conclusão de Curso ao Coordenador do TCC no prazo de quinze dias a contar da pré matrícula, com a seguinte formatação: capa, introdução, justificativa, objetivos, metodologia, bibliografia, sugerindo sua área de atuação, assim como indicação do professor orientador.

No decorrer do semestre letivo, o aluno desenvolverá a pesquisa, anteriormente especificada.

A apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso dar-se-á em três etapas distintas:

Inicialmente a entrega do Trabalho de Conclusão, conforme cronograma apresentado pelo orientador, para análise prévia da banca. Posteriormente, a apresentação pública para avaliação final. Nesta etapa, a apresentação poderá ser através de data show ou outros recursos disponíveis.

Finalmente a entrega do trabalho aprovado, em 2 vias e em meio magnético para a Coordenação do TCC do Curso de Engenharia Civil.

 

7.1 Apresentação escrita.

 

 Os trabalhos de pesquisa devem ser apresentados seguindo a Metodologia Científica, e as recomendações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) - atualizada, para elaboração de trabalhos científicos e impressa em folha tamanho A4.

7.1.1 Partes Constitutivas

 

Preliminares ou pré-texto: capa, folha de rosto, folha de assinaturas, resumo,

agradecimentos (opcional), lista de símbolos, unidades, abreviaturas, etc., lista de instruções e sumário.

Texto: introdução, desenvolvimento, conclusão e sugestões – apresentando

discussão das atividades e processos.

Pós-liminares ou pós-texto: anexos, referências bibliográficas, capa final.

 

7.2 Apresentação Oral

 

 

A apresentação oral do TCC deverá acontecer em uma data pré-definida pela

Coordenação do TCC, em uma apresentação pública. O tempo para defesa oral será distribuído da seguinte forma:

Tempo de apresentação do trabalho pelos alunos: 20 a 30 min.,

Tempo de argüição e comentários pela Banca examinadora: 60 min.

Após a apresentação oral e os comentários da Banca é realizada a avaliação final (aprovação/reprovação) dos trabalhos, ficando o aluno com a responsabilidade de atender as sugestões apresentadas pela banca antes da entrega dos trabalhos para a Coordenação dos TCCs.

 

 

 

 

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

A prática do desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso objetiva, além de avaliar o domínio dos conhecimentos e habilidades de investigação e questionamento teóricoprático, estimular a criatividade, a aplicação, a transformação e a divulgação do conhecimento. Sua metodologia deverá estar voltada para a discussão teórico-experimental dos assuntos observados ao longo do Curso. O tema será livre dentro da área de conhecimento e

as atividades orientadas, procurando despertar no aluno o gosto pela pesquisa aliado à viabilização das soluções propostas.

 

9. Matriz Curricular / Fluxo Curricular

 

Sem.

No

Disciplina

No de

Créd.

Pré-

Req.

Núcleo

Form.

Hum.

1

CÁLCULO I

4

-

NB

-

2

GEOMETRIA ANALÍTICA

4

-

NB

-

3

INTRDUÇÃO Á ENGENHARIA CIVIL

2

-

NC

-

4

GEOMETRIA DESCRITIVA

4

-

NB

-

5

QUÍMICA TECNOLÓGICA

4

-

NB

-

6

CIÊNCIA DOS MATERIAIS

2

-

NB

-

7

LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL

4

-

NB

-

SUBTOTAL

 

 

24

 

 

 

8

CÁLCULO II

4

1

NB

-

9

FÍSICA I

4

2

NB

-

10

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA

4

-

NB

-

11

DESENHO TÉCNICO BÁSICO

2

4

NB

-

12

TOPOGRAFIA I

4

-

NC

-

13

CIÊNCIA E PESQUISA

4

-

NB

-

14

COMPUTAÇÃO GRÁFICA APLICADA

2

4

NB

-

SUBTOTAL

 

 

24

 

 

 

15

CÁLCULO III

4

8

NB

-

16

FÍSICA II

4

9

NB

-

17

MECÂNICA I

4

9

NB

-

18

PROGRAMAÇÃO NUMÉRICA

4

8

NB

-

19

TOPOGRAFIA II

2

12

NC

-

20

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I

4

6

NC

-

21

NOÇÕES GERAIS DE ADMINISTRAÇÃO

2

-

NB

-

SUBTOTAL

 

 

24

 

 

 

22

EQUAÇÕES DIFERENCIAIS

4

15

NB

 

23

FÍSICA III

4

16

NB

 

24

MECÂNICA II

4

17

NB

 

25

RESISTÊNCIA DE MATERIAIS I

4

17

NB

 

26

DESENHO ARQUITETÔNICO

4

11

NC

 

27

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II

4

20

NC

 

SUBTOTAL

 

 

24

 

 

 

28

FÊNOMENOS DE TRANSPORTE I

4

15

NB

-

29

FÍSICA IV

2

23

NB

-

30

TEORIA DAS ESTRUTURAS I

4

24

NC

-

31

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS II

4

25

NB

-

32

GEOLOGIA

4

-

NC

-

33

CONSTRUÇÃO CIVIL I

4

27

NC

-

34

FILOSOFIA

4

-

NB

FH

SUBTOTAL

 

 

26

 

 

 

35

HIDRÁULICA

4

28

NC

-

36

TEORIA DAS ESTRUTURAS II

4

25,30

NC

-

37

MECÂNICA DOS SOLOS I

4

25,32

NC

-

38

ESTRADAS E TRANSPORTES

4

19

NC

-

39

CONSTRUÇÃO CIVIL II

4

33

NC

-

40

SOCIOLOGIA

4

-

NB

FH

SUBTOTAL

 

 

24

 

 

 

 

 

 

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