Cartilha SEBRAE - Como montar uma farmácia

Cartilha SEBRAE - Como montar uma farmácia

(Parte 1 de 15)

data da atualização: 01/08/20081 farmácia > legislação específica

Saiba como montar Farmácia data da atualização: 01/08/20082

2008 SEBRAE/MG

Nenhuma parte ou todo desta publicação poderá ser reproduzido – em qualquer meio ou forma, seja mecânico ou eletrônico, fotocópia, gravação etc. – nem apropriado ou estocado em sistema de banco de dados, sem prévia autorização, por escrito, do SEBRAE/MG.

Roberto Simões Presidente do Conselho Deliberativo

Afonso Maria Rocha Diretor Superintendente

Luiz Márcio Haddad Pereira Santos Diretor Técnico

Matheus Cotta De Carvalho Diretor de Operações

Unidade de Informação e Documentação SEBRAE/ MG

Maria Inês Gonçalves Gerente

Valéria Marinho Coordenação

Equipe Técnica

Wellington Damasceno De Lima

Viviane Soares Da Costa Sônia Rodrigues Pereira Gomes

Estagiários

Henrique de Almeida Carvalho Virgínia Oliveira Longuinho

Consultoria Jurídica

Almeida e Almeida Advogados Associados Fernandes Advogados Associados

Revisão Cláudia Leal Viana

Diagramação Dornelas Comunicação

Ficha Técnica data da atualização: 01/08/20083

Apresentação

Quer abrir um negócio? Ponto de Partida: aqui começa o sucesso.

O Ponto de Partida é um produto do Serviço de Resposta Técnica do Sebrae Minas. Ele reúne informações essenciais sobre os vários aspectos da abertura de um negócio, que devem ser observados pelo empreendedor.

Perguntas do tipo “como montar uma fábrica de aguardente?”, “como montar uma escola infantil?”, “como iniciar uma criação de escargot?” são respondidas pelo Ponto de Partida, que contempla questões relativas a registro, legislação, tributação, implantação, normas técnicas, matérias-primas, máquinas e equipamentos e outros esclarecimentos.

O Ponto de Partida também orienta sobre a elaboração do Plano de Negócio, instrumento que oferecerá uma visão antecipada de ações e resultados do empreendimento, através da apuração de dados relativos a valores de investimento inicial e de impostos, custos fixos e variáveis, pesquisa de mercado e outros.

A equipe de profissionais que elabora o Ponto de Partida tem a preocupação de manter as informações sempre atualizadas, através de consultas em diversas fontes: bibliotecas, institutos de pesquisa, consultores especializados, Internet, associações e sindicatos.

O Sebrae Minas dispõe de programas que orientam e capacitam os empreendedores/empresários no desenvolvimento de seus negócios. Para mais informações, visite um dos Pontos de Atendimento, acesse w.sebraeminas.com.br ou ligue 0800 570 0800.

data da atualização: 01/08/20084

Perfil empreendedor 5 Mercado 6 Legislação específica 9 Lei geral das micro e pequenas empresas 15

Conceituação legal 15 Exclusão 15 Vantagens asseguradas 15 1- Licitações públicas 15 2- Área trabalhista 16 3- Juizados especiais cíveis 16 4- Linhas de crédito 16 5- Atos societários 16 6- Tributação 17 Super Simples 17

Passo a passo para registro 21 Marcas e patentes 26 Implantação 27 Pergunta específica 30 Finança 31 Plano de negócio 37 Endereços úteis 39 Sugestões de leitura 41 Cursos e eventos 42 Fontes consultadas 43 Fornecedores 4

Sumário data da atualização: 01/08/20085

Você não vê a hora de se tornar dono do seu nariz e fazer parte da lista dos empreendedores que dão certo? Saiba que, para começar um negócio próprio, é fundamental ter o perfil empreendedor. Então, confira se você se encaixa nas características abaixo descritas.

Capacidade de assumir riscos: não ter medo de desafios, arriscar conscientemente. Calcular detalhadamente as chances do empreendimento ser bem-sucedido.

Senso de oportunidade: enxergar oportunidades onde os outros só vêem ameaças. Prestar atenção nos "furos" que outros empresários não viram e nos quais você pode atuar de forma eficaz, rápida e lucrativa.

Conhecimento do ramo: conhecer bem o ramo empresarial escolhido ou, melhor ainda, trabalhar no setor.

Organização: ter senso de organização e compreender que os resultados positivos só aparecem com a aplicação dos recursos disponíveis de forma lógica, racional e funcional. Definir metas, executar as ações de acordo com o planejamento e corrigir os erros rapidamente.

Iniciativa e garra: gostar de inovações. Não esperar pelos outros (parentes, sócios, governo, etc.). Apresentar propostas sem se intimidar.

Liderança: ter capacidade de influenciar pessoas, conduzindo-as em direção às suas idéias ou soluções de problemas. Ter habilidade para definir tarefas, orientar, delegar responsabilidades, valorizar o empregado, formar uma cultura na empresa para alcançar seus objetivos. Ser alguém em quem todos confiam.

Manter-se atualizado: buscar sempre novas informações e aprender tudo o que for relacionado com o seu negócio (clientes, fornecedores, parceiros, concorrentes, colaboradores, etc.).

Ser otimista e saber motivar-se.

Nem sempre uma pessoa reúne todas as características que marcam a personalidade de um empreendedor de sucesso. No entanto, se você se identificou com a maioria delas, terá grandes chances de se dar bem. Mas, se descobriu pouca afinidade com sua vida profissional, reflita sobre o assunto e procure desenvolver-se. Busque informações em centros tecnológicos, cursos, livros e revistas especializadas ou junto a pessoas que atuam na área.

Perfil Empreendedor

Conheça as principais características de empreendedores de sucesso.

data da atualização: 01/08/20086

Mercado

Saiba quais são os aspectos de mercado que precisam ser observados antes da abertura da empresa.

O desejo de abrir uma empresa e a escolha do tipo de atividade são apenas o começo de um longo processo, antes de se lançar no mercado como empresário. Você precisa saber quais são as oportunidades e quais são os riscos que a atividade escolhida oferece. Um estudo do mercado responderá essas indagações.

Sem uma pesquisa de mercado, o empresário corre o risco de ser derrubado pela concorrência ou de não atender às necessidades dos clientes.

(Parte 1 de 15)

Comentários