prova do enade de 2006

prova do enade de 2006

(Parte 1 de 6)

ADMINISTRAÇÃO Novembro / 2006

01 - Você está recebendo o seguinte material: a)este caderno com as questões de múltipla escolha e discursivas, das partes de formação geral e componente específico da área, e das questões relativas à sua percepção sobre a prova, assim distribuídas:

b)1 Caderno de Respostas em cuja capa existe, na parte inferior, um cartão destinado às respostas das questões de múltipla escolha e de percepção sobre a prova. As respostas às questões discursivas deverão ser escritas a caneta esferográfica de tinta preta nos espaços especificados no Caderno de Respostas. 02 -Verifique se este material está completo e se o seu nome no Cartão-Resposta está correto. Caso contrário, notifique imediatamente a um dos Responsáveis pela sala. Após a conferência do seu nome no Cartão-Resposta, você deverá assiná-lo no espaço próprio, utilizando caneta esferográfica de tinta preta. 03 -Observe no Cartão-Resposta as instruções sobre a marcação das respostas às questões de múltipla escolha (apenas uma resposta por questão). 04 -Tenha muito cuidado com o Cartão-Resposta, para não o dobrar, amassar ou manchar. Este Cartão somente poderá ser substituído caso esteja danificado em suas margens - superior e/ou inferior - barra de reconhecimento para leitura ótica. 05 -Esta prova é individual. São vedados o uso de calculadora e qualquer comunicação e troca de material entre os presentes, consultas a material bibliográfico, cadernos ou anotações de qualquer espécie. 06 -Quando terminar, entregue a um dos Responsáveis pela sala o Cartão-Resposta grampeado ao Caderno de Respostas e assine a Lista de Presença. Cabe esclarecer que você só poderá sair, levando este Caderno de Questões, decorridos 90 (noventa) minutos do início do Exame. 07 -Você terá 04 (quatro) horas para responder às questões de múltipla escolha, discursivas e de percepção sobre a prova.

Diretoria de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior - DEAES

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP

Consórcio

Cesgranrio - FCC -CESPEMinistério da Educação

Números dasQuestõesNúmeros das páginasneste cadernoPeso de cada parte

Formação Geral/Múltipla Escolha

Formação Geral/Discursivas Componente Específico/Múltipla Escolha Componente Específico/Discursivas Percepção sobre a prova

Partes

1 a 8 9 e 10 1 a 34 35 a 40 41 a 49

3 a 6 7 e 8 9 a 15 16 a 19 20

2 ADMINISTRAÇÃO

3 ADMINISTRAÇÃO

QUESTÃO 1 INDICADORES DE FRACASSO ESCOLAR NO BRASIL

(Disponível em http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0173/aberto/fala_exclusivo.pdf)

Observando os dados fornecidos no quadro, percebe-se (A)um avanço nos índices gerais da educação no País, graças ao investimento aplicado nas escolas.

(C)um aumento da evasão escolar, devido à necessidade de inserção profissional no mercado de trabalho.

QUESTÃO 2

José Pancetti

O tema que domina os fragmentos poéticos abaixo é o mar. Identifique, entre eles, aquele que mais se aproxima do quadro de Pancetti.

adormecidos na praia que nuvens procuram agarrar?

(MELO NETO, João Cabral de. Marinha. Os melhores poemas. São Paulo: Global, 1985. p. 14.)

rosado do mar.
e os coqueiros.

A manhã sacode as ondas

(ESPÍNOLA, Adriano. Pesca. Beira-sol. Rio de Janeiro: TopBooks, 1997. p. 13.)

Do mar.

Eu sinto a noite se inclinar E ouço as cantigas antigas

(MORAES, Vinícius de. Mar. Antologia poética. 25 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1984. p. 93.)

(D)E olhamos a ilha assinalada pelo gosto de abril que o mar trazia e galgamos nosso sono sobre a areia num barco só de vento e maresia.

(SECCHIN, Antônio Carlos. A ilha. Todos os ventos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. p. 148.)

No vento a vir do mar ouvem-se avisos naufragados... Cabeças coroadas de algas magras e de estrados...

Gargantas engolindo grossos goles de água amarga...

(BUENO, Alexei. Maresia. Poesia reunida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003. p. 19.)

ATÉ OSANOS 90 DADOS DE 2002

Mais da metade (52%) dos que iniciavam não conseguiam concluir o Ensino Fundamental na idadecorreta.

Quando conseguiam, o tempo médio era de 12anos.

Por isso não iam para o Ensino Médio, iam direto para o mercado de trabalho.

A escolaridade média da força de trabalho era de 5.3 anos.

No Ensino Médio, o atendimento à população na série correta (35%) era metade do observado em países de desenvolvimento semelhante, como Argentina,ChileeMéxico.

Já está em 60% a taxa dos que concluem o Ensino Fundament al na idade certa.

Tempo médio atual é de 9.7anos.

Ensino Médio - 1 milhão de novos alunos por ano e idade média de ingresso caiu de 17 para 15, indicador indireto de que os concluintes do Fundamental estão indo paraoMédio.

A escolaridade média da força de trabalho subiu para 6.4 anos.

No Ensino Médio, o atendimento à população nasériecorretaéde45%.

4 ADMINISTRAÇÃO

QUESTÃO 3

Jornal do Brasil, 3 ago. 2005.

QUESTÃO 4 A formação da consciência ética, baseada na promoção dos valores éticos, envolve a identificação de alguns conceitos como: “consciência moral”, “senso moral”, “juízo de fato” e “juízo de valor”.

Qual afirmativa e respectiva razão fazem uma associação mais adequada com a situação apresentada? (A)Afirmativa 1- porque o “senso moral” se manifesta como conseqüência da “consciência moral”, que revela sentimentos associados às situações da vida.

(B)Afirmativa 1- porque o “senso moral” pressupõe um “juízo de fato”, que é um ato normativo enunciador de normas segundo critérios de correto e incorreto.

(Parte 1 de 6)

Comentários