prova do enade de 2006

prova do enade de 2006

(Parte 2 de 6)

(C)Afirmativa 1- porque o “senso moral” revela a indignação diante de fatos que julgamos ter feito errado provocando sofrimento alheio.

(D)Afirmativa 2- porque a “consciência moral” se manifesta na capacidade de deliberar diante de alternativas possíveis que são avaliadas segundo valores éticos.

(E)Afirmativa 2- porque a “consciência moral” indica um “juízo de valor” que define o que as coisas são, como são e por que são.

Helenaestánafiladeumbanco,quando,derepente,umindivíduo, atrás na fila, se sente mal. Devido à experiência com seu marido cardíaco,temaimpressãodequeohomemestátendoumenfarto.Em suabolsaháumacartelacommedicamentoquepoderiaevitaroperigo deaconteceropior.

Helena pensa: “Não sou médica devo ou não devo medicar o doente? Caso não seja problema cardíaco o que acho difícil ele poderiapiorar?Piorando,alguémpoderádizerquefoiporminhacausa uma curiosa que tem a pretensão de agir como médica. Dou ou não douoremédio?Oquefazer?”

Quadro I - Situação

Quadro I - Afirmativas

O “senso moral” relaciona-se à maneira como avaliamos nossa situação e a de nossos semelhantes, nosso comportamento, a conduta e a ação de outras pessoas segundo idéias como as de justiçaeinjustiça,certoeerrado.

A “consciência moral” refere-se a avaliações de conduta que nos levam a tomar decisões por nós mesmos, a agir em conformidade comelasearesponderporelasperanteosoutros.

QUESTÃO 5 Samba do Approach

Venha provar meu brunch Saiba que eu tenho approach

Na hora do lunch Eu ando de ferryboat

Eu tenho savoir-faire Meu temperamento é light Minha casa é hi-tech Toda hora rola um insight Já fui fã do Jethro Tull Hoje me amarro no Slash

Minha vida agora é cool Meu passado é que foi trash

Fica ligada no link Que eu vou confessar, my love Depois do décimo drink Só um bom e velho engov Eu tirei o meu green card E fui pra Miami Beach

Posso não ser pop star Mas já sou um nouveau riche

Eu tenho sex-appeal Saca só meu background Veloz como Damon Hill Tenaz como Fittipaldi Não dispenso um happy end Quero jogar no dream team De dia um macho man

E de noite uma drag queen. (Zeca Baleiro)

I-“(...) Assim, nenhum verbo importado é defectivo ou simplesmente irregular, e todos são da primeira conjugação e se conjugam como os verbos regulares da classe.” (POSSENTI, Sírio. Revista Língua. Ano I, n.3, 2006.)

I-“O estrangeirismo lexical é válido quando há incorporação de informação nova, que não existia em português.” (SECCHIN, Antonio Carlos. Revista Língua, Ano I, n.3, 2006.)

I-“O problema do empréstimo lingüístico não se resolve com atitudes reacionárias, com estabelecer barreiras ou cordões de isolamento à entrada de palavras e expressões de outros idiomas. Resolve-se com o dinamismo cultural, com o gênio inventivo do povo. Povo que não forja cultura dispensa-se de criar palavras com energia irradiadora e tem de conformar-se, queiram ou não queiram os seus gramáticos, à condição de mero usuário de criações alheias.”

(CUNHA, Celso. A língua portuguesa e a realidade brasileira. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1972.)

IV-“Para cada palavra estrangeira que adotamos, deixa-se de criar ou desaparece uma já existente.” (PILLA, Éda Heloisa. Os neologismos do português e a face social da língua. Porto Alegre: AGE, 2002.)

O Samba do Approach, de autoria do maranhense Zeca Baleiro, ironiza a mania brasileira de ter especial apego a palavras e a modismos estrangeiros. As assertivas que se

5 ADMINISTRAÇÃO

QUESTÃO 6

A legislação de trânsito brasileira considera que o condutor de um veículo está dirigindo alcoolizado quando o teor alcoólico de seu sangue excede 0,6 gramas de álcool por litro de sangue. O gráfico abaixo mostra o processo de absorção e eliminação do álcool quando um indivíduo bebe, em um curto espaço de tempo, de 1 a 4 latas de cerveja.

QUESTÃO 7

A tabela abaixo mostra como se distribui o tipo de ocupação dos jovens de 16 a 24 anos que trabalham em 5 Regiões Metropolitanas e no Distrito Federal.

(Fonte: Convênio DIEESE / Seade, MTE / FAT e convênios regionais. PED - Pesquisa de Emprego e Desemprego Elaboração: DIEESE)

Nota: (1) A amostra não comporta a desagregação para esta categoria.

Considere as afirmativas a seguir.

I-O álcool é absorvido pelo organismo muito mais lentamente do que é eliminado.

I-Uma pessoa que vá dirigir imediatamente após a ingestão da bebida pode consumir, no máximo, duas latas de cerveja.

I-Se uma pessoa toma rapidamente quatro latas de cerveja, o álcool contido na bebida só é completamente eliminado após se passarem cerca de 7 horas da ingestão.

1 lata 2 latas

3 latas

4 latas0,6

(Fonte: National Health Institute, Estados Unidos)

Álcool no Sangue

(g/litro)

Sem carteira assinada

Assalariados Setor privado

Com carteira assinada

Distribuição dos jovens ocupados, de 16 a 24 anos, segundo posição na ocupação

Regiões Metropolitanas e Distrito Federal - 2005 (em porcentagem)

Autônomos

Total Total Setor públicoTotal

Regiões

Metropolitanas e Distrito Federal

(Parte 2 de 6)

Comentários