(Parte 1 de 3)

RSMA 2009

Ecossistemas cap 1

Questão: Existem muitas diferenças entre os ecossistemas aquáticos e terrestres, principalmente porque o primeiro é substancialmente formado por água, e assim sendo, existem organismos diferentes daqueles encontrados em ambientes terrestres. No entanto é interessante lembrar que ambos estão intimamente relacionados, ou seja, os ambientes aquáticos estão inseridos nas bacias hidrográficas, que são ambientes terrestres.

De acordo com as informações acima se pode deduzir que:

Escolher uma resposta.

A. Os ecossistemas aquáticos sofrem a influência de todas as atividades que ocorrem em suas áreas de entorno.

B. Não existe relação entre os ecossistemas, sendo ambos diferentes entre si.

C. A relação entre os ecossistemas ocorre apenas no meio ambiente em que estão inseridos.

D. Qualquer influência nos ecossistemas é derivada unicamente dos ambientes terrestres.

Questão: Atualmente, é possível obter informações abundantes sobre os impactos das ações humanas no meio ambiente. No entanto, na proposta do livro-texto há algumas reflexões importantes como medidas de preservação do capital natural, capazes de provocar resultados positivos e sustentáveis. Dentre elas:

I) Com a tecnologia e o conhecimento que dispomos hoje poderíamos reduzir consideravelmente o impacto humano nos ecossistemas.

II) A crescente demanda de alimento, água, fibras e energia não colocam em risco a continuidade dos serviços naturais.

III) Esforços coordenados de todos os setores governamentais, empresariais e institucionais serão necessários para uma melhor proteção do capital natural.

IV) Para que sejam garantidos os recursos naturais, as medidas de preservação devem ser adotadas em escalas regionais.

Estão corretas, apenas, as afirmações:

Escolher uma resposta.

A. I e III.

B. II e IV

C. I e IV

D. II e III.

Questão: Os Ecossistemas são sistemas complexos formados por dois grupos de componentes: os organismos vivos e constituintes da biota e os não vivos(abióticos). Estes dois grupos são inseparavelmente inter-relacionados. Esta é a definição clássica de ecossistemas. (Almeida, 2008).

O que significa esta afirmação ?

Escolher uma resposta.

A. Que os ecossistemas, além de complexos, necessitam relacionar-se apenas entre um dos grupos, separadamente.

B. Que o ecossistema representa qualquer região natural que inclua organismos vivos e substâncias abióticas interatuando para promover a troca de matéria.

C. Que o comportamento dos ecossistemas é desenvolvido apenas pelos organismos vivos que o compõe.

D. Que todo ecossistema apresenta grupos de componentes, porém, a relação entre os grupos ocorre sem a intervenção ou relação com o outro.

Questão: Considerando as informações apresentadas sobre serviços ambientais, leia atentamente as afirmações.

Afirmação 1 – Serviços ambientais são aqueles prestados pela natureza para a manutenção da vida na terra. Proteção de recursos hídricos, manejo de recursos naturais, desenvolvimento de pesquisas científicas, manutenção de equilíbrios climáticos ecológicos, entre outros, são alguns exemplos. A conservação ambiental de áreas de floresta, como unidades de conservação, é essencial para manter os serviços ambientais.

Afirmação 2 – Os serviços ambientais são prestados pela natureza, porém independem do uso que fazemos deles, uma vez que possuem ampla capacidade de retornar ao estado natural em pouco tempo. Tais recursos relacionam-se unicamente com a natureza, visto que não existe interligação com as atividades humanas.

A alternativa correta é:

Escolher uma resposta.

A. A primeira afirmação é falsa e complementa a segunda.

B. A primeira afirmação é verdadeira e contradiz a segunda.

C. A segunda afirmação é verdadeira e complementa a primeira.

D. A segunda afirmação é verdadeira e contradiz a primeira.

Capítulo 02 – Aquecimento Global

Questão: O aquecimento global é provocado pela emissão de diferentes gases na atmosfera, porém um desses gases é o principal causador do aquecimento global. Qual é o nome desse gás?

Escolher uma resposta.

A. N2O (óxido nitroso).

B. CO2 (gás carbônico).

C. O3 (ozônio).

D. CH4 (metano).

Questão: Podemos destacar como conseqüências do aquecimento global:

I) Elevação nos níveis dos oceanos.

II) Redução nos serviços ambientais.

III) Intensidade e freqüência das enchentes.

IV) Ondas de calor e incêndios em florestas e parques.

Estão corretas, apenas, as afirmações:

Escolher uma resposta.

A. I e III

B. II e IV

C. I e IV

D. Todas estão corretas.

Questão: O Protocolo de Kyoto é um tratado internacional que visa à diminuição de gases poluentes na atmosfera, causadores do aquecimento global. Este documento informa que os países são obrigados a reduzir, no período entre 2008 e 2012, a emissão de gases do efeito estufa em, pelo menos, 5,2% em relação aos níveis de 1990. Podemos destacar que a redução das emissões deverá ocorrer através de algumas ações básicas:

I) Promover o uso de fontes energéticas renováveis.

II) Limitar o avanço de indústrias e o consumo de produtos industrializados.

III) Proteger florestas e outros “seqüestradores” de carbono.

IV) Restringir o uso de transportes urbanos.

Estão corretas, apenas, as afirmações:

Escolher uma resposta.

A. I e III

B. II e IV

C. I e IV

D. II e III

Questão: Com relação à diminuição da emissão de gás carbônico na atmosfera, assinale a alternativa CORRETA:

Escolher uma resposta.

A. Mudanças na forma de iluminação resultam em uma economia insignificante em relação à emissão de gás carbônico.

B. A utilização de embalagens descartáveis por parte dos consumidores deve ser estimulada.

C. É importante que se façam alterações na área dos transportes, como por exemplo, produzir combustíveis à base de biomassa para se ter veículos de maior eficiência energética e com baixa ou nula emissão de gases.

D. Propostas para se obter eficiência energética nas construções pouco contribuem para a diminuição na emissão de gás carbônico.

Capítulo 03 – A Natureza e o Comportamento dos Sistemas Naturais

Questão – Atualmente tem crescido o turismo ecológico nas áreas nativas, tal como a Amazônia. O turismo ecológico é definido como “uma forma de turismo voltada para a apreciação dos ecossistemas em seu estado natural, com sua vida selvagem e sua população nativa intacta” http://www.wikipedia.org/wiki/Ecoturismo. Em relação à exploração dos serviços ambientais de forma sustentável, escolha a alternativa CORRETA:

Escolher uma resposta.

A. Para a continuidade do empreendimento turístico são necessários o envolvimento e a consciência do poder público, população e empresários com a preservaçao dos ecossistemas e biodiversidade.

B. O turismo ecológico possibilita o desenvolvimento econômico acelerado sem provocar qualquer dano para o meio ambiente.

C. O turismo ecológico na Amazônia é um exemplo de prática de gestão insustentável dos ecossistemas.

D. O crescimento do turismo ecológico resulta em um aumento da degradação das áreas verdes e da exploração dos recursos naturais.

Questão – A demanda crescente por madeira tem causado a degradação de diversas áreas verdes no Brasil. Uma saída mais estável para o problema pode ser o Projeto de Lei de Gestão de Florestas Públicas (PL 4.776/05), em tramitação na Câmara dos Deputados. O projeto cria três formas de gestão de florestas públicas: a criação e a gestão direta de Florestas Nacionais, a destinação às comunidades locais e a concessão florestal, a ser aplicada em florestas naturais ou plantadas e nas unidades de manejo das Florestas Nacionais. Essa última é justamente a parte que mais interessa aos empresários do ramo madeireiro, que teriam garantida a concessão de áreas de mata para extração de madeira legal.

Com base no caso citado acima, escolha a alternativa INCORRETA:

Escolher uma resposta.

A. A extração adequada da madeira pode diminuir a quantidade de áreas verdes degradadas.

B. Ainda que áreas para o manejo de florestas sejam viabilizadas, isto pode ameaçar seriamente a extração de madeira.

C. O monitoramento das atividades extrativistas por órgãos responsáveis é fundamental para garantir a manutenção das áreas de manejo e a sustentabilidade.

D. Independente da extração legal de madeira é de extrema importância que o consumo de produtos derivados seja consciente, atentando-se para a legalidade da madeira.

Questão – Os sistemas naturais apresentam 3 características que são importantes de se conhecer para que possamos entender a sua capacidade de adaptação e sobrevivência e sua relação com os diversos sistemas naturais. Identifique, no seguinte exemplo, qual é a característica do sistema natural a que ele se refere?

Exemplo: Quando se traciona uma barra de ferro até certo ponto, denominado ponto de elasticidade, a barra volta ao estado original assim que cessa a tração. Quando continua a ser tracionada, chega ao ponto de alongamento, um ponto em que não volta mais ao estado original, mas também não se rompe. Se a tração continua para além do ponto de alongamento, a barra se quebra. Isso significa que atingiu o ponto de ruptura.

Escolher uma resposta.

A. Elasticidade.

B. Variabilidade dinâmica.

C. Heterogeneidade espacial.

D. Resiliência.

Questão – A exploração dos recursos hídricos, minerais, vegetais e humanos de toda a bacia do Rio São Francisco trouxe diversos danos à natureza, alguns irreparáveis. O desmatamento das cabeceiras, a erosão e a poluição fizeram com que sedimentos fossem transportados em direção à foz do rio, causando assoreamento do leito a centenas de quilômetros do local do impacto ambiental original. O fato descrito é exemplo de qual característica dos sistemas naturais?

Escolher uma resposta.

A. Heterogeneidade espacial.

B. Relação de causa e efeito.

C. Resiliência.

D. Variabilidade dinâmica.

Capítulos 04 – Objetivos do Milênio

Questão – Situada numa região de grandes riquezas naturais na Amazônia, a população interiorana de Silves mora em pequenas comunidades à beira dos cursos de água, e vive principalmente da economia de subsistência. O equilíbrio é frágil, há pressão sobre o ambiente, sobretudo recursos pesqueiros e madeireiros. Desenvolver um instrumento legal capaz de facilitar as dinâmicas organizativas comunitárias e de caminhos para o desenvolvimento auto-sustentável no meio amazônico, em particular o eco-turismo de base comunitária e o manejo sustentável, é altamente eficaz. Hoje, já existe em Silves uma associação composta por professores, jovens voluntários, estudantes, agricultores e pescadores artesanais, que oferece serviços turísticos.

Qual o objetivo da ação de sustentabilidade desenvolvida em Silves?

Escolher uma resposta.

A. Implementar o modelo de ecoturismo comunitário de base na região, salvaguardando e valorizando os atrativos turísticos naturais.

B. Fortalecer as organizações da sociedade civil, promovendo a inclusão social.

C. Fortalecer o tecido social junto às famílias e comunidades pobres, criando uma rede de voluntários que promove a solidariedade.

D. Promover o desenvolvimento local com a exploração das riquezas naturais da Amazônia.

Questão – A ASA, Articulação no Semi-Árido Brasileiro, é um fórum de articulação política da sociedade civil que surgiu em 1999 e congrega, atualmente, cerca de 750 entidades dos mais diversos segmentos, que atuam em prol do desenvolvimento social, econômico, político e cultural do semi-árido brasileiro. Nesta região, que abrange 11 Estados, a escassez de água é um drama social que obriga famílias inteiras a longas caminhadas em busca de água. Em muitos casos é utilizada água contaminada causadora de doenças que podem até levar à morte. A necessidade de aproveitar a chuva, melhorando a qualidade de vida da população, fez com que organizações da ASA elaborassem o Programa 1 Milhão de Cisternas (P1MC). Para desenvolver esse Programa, em 2001 foi criada a “Associação Programa 1 Milhão de Cisternas - AP1MC”, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) com sede em Recife, Pernambuco, que gerencia o P1MC nos 11 Estados onde o Programa é desenvolvido. Com metodologia participativa o P1MC busca construir um futuro digno para as famílias da região, tendo a cisterna como tecnologia agregadora para o alcance desta meta.

O texto permite concluir que o objetivo do Programa 1 Milhão de Cisternas (P1MC) é:

I) Proporcionar acesso à água para consumo humano a um milhão de famílias, construindo um milhão de cisternas.

(Parte 1 de 3)

Comentários