TCC Consultoria INOVAT - Plano de negócios

TCC Consultoria INOVAT - Plano de negócios

(Parte 4 de 5)

Quantidade de Participantes: 8 participantes

Gráfico 12: Sexo dos profissionais participantes da pesquisa feita na AEA

Observa-se um maior contingente de pessoas do sexo masculino que do sexo feminino.

Gráfico 13: Você trabalha a quanto tempo na AEA? Feita com os profissionais participantes da pesquisa na AEA.

Pode-se observar que há um equilíbrio entre a quantidade de pessoas na Associação que trabalham entre 1 e 3 anos com a quantidade que trabalham a menos de uma ano seguido de 25% das pessoas que trabalham entre 3 e 6 anos.

Gráfico 14: Você gosta do seu local de trabalho? Feita com os profissionais participantes da pesquisa na AEA.

Observa-se e relata-se que todos os colaboradores entrevistados gostam de seu local de trabalho.

Gráfico 15: Como é sua relação interpessoal com os outros colaboradores? Feita com os profissionais participantes da pesquisa na AEA.

Constata-se que a relação interpessoal entre os colaboradores é ótima.

Gráfico 16: Você se sente motivado (a) em trabalhar na AEA? Feita com os profissionais participantes da pesquisa na AEA.

Pode-se relatar que a maioria dos colaboradores se sente motivada a trabalhar na Associação.

Gráfico 17: Você sente alguma(s) dificuldade(s) na execução do seu trabalho? Feita com os profissionais participantes da pesquisa na AEA.

Constata-se que quando perguntamos sobre dificuldades na execução do trabalho cria-se um equilíbrio entre os entrevistados que sentem dificuldades com aqueles que não sentem.

Gráfico 18: O que poderia ser melhorado na AEA? Feita com os profissionais participantes da pesquisa na AEA.

Observa-se que há um grande equilíbrio no anseio dos colaboradores em relação às melhorias a serem feitas na organização entre: Planejamento organizacional, Gestão de pessoal entre outros, que são seguidos de: Atendimento ao cliente, Gestão financeira, gestão de marketing e informatização.

Gráfico 19: Qual sua opinião sobre o Gestor (a) / Chefe (a) da AEA? Feita com os profissionais participantes da pesquisa na AEA.

Constata-se que a opinião dos entrevistados em relação a seu Gestor (a) / Chefe (a) é boa.

Gráfico 20: Se pudesse dar uma nota para AEA, qual seria? Feita com os profissionais participantes da pesquisa na AEA.

Observa-se um alto índice de aprovação dos colaboradores em relação à organização como um todo.

Gráfico 21: Qual palestra você gostaria que fosse realização na AEA? Feita com os profissionais participantes da pesquisa na AEA.

Com o resultado desse item da pesquisa 60% das escolhas feitas pelos entrevistados estão relacionadas com o sucesso profissional, a qualidade de vida e o stress.

8. ANÁLISE DOS PROBLEMAS

Com base em visitas freqüentes à Associação Estrela Azul os nossos consultores puderam identificar os seguintes problemas:

  • Falta de Recursos financeiros;

  • Pouca visibilidade da entidade;

  • Carência de adequada Política de RH.

Observando estes fatos, chegamos às seguintes conclusões:

A Área Financeira, apesar de muito bem organizada, não consegue captar recursos ou colocar em prática planos que levassem a obtenção dos mesmos. Levando em consideração os gastos da Associação, percebemos que eles são pertinentes à quantidade de pessoas suportadas, porém tem alguns pontos em que poderia diminuir os custos. Acreditamos que a melhor organização dessa área, a Associação conseguirá formas de obter recursos ou diminuir gastos para a manutenção de alguns pontos na entidade, como por exemplo: água, luz, entre outros.

A Área de Marketing necessita de auxílio quando se trata de fazer-se conhecida por empresas e indústrias para a obtenção de patrocínios ou colaborações, para o suprimento de carências financeiras, já que a Associação já tem muitos alunos e para esse público não é mais necessária à divulgação. Com isso foi criado projetos para a melhor divulgação da entidade para o público-alvo.

A Área de Recursos Humanos da Associação é bem estrutura, porém a melhora em alguns pontos dela seria necessária; como a criação de Avaliações de Desempenho, porque ela é uma importante ferramenta de Gestão de Pessoas que corresponde a uma análise sistemática do desempenho do profissional em função das atividades que realiza, das metas estabelecidas, dos resultados alcançados e do seu potencial de desenvolvimento e a Descrição de Cargos também é necessária, pois cada funcionário saberá suas funções e atividades inerentes ao cargo.

9. ÁREA FINANCEIRA-CONTÁBIL - Definição

O departamento financeiro é responsável pelo controle patrimonial e financeiro da empresa, elaborando e acompanhando os fluxos de caixa, orçamentos de investimentos e de despesas correntes, propõe e analisa projetos e ainda mantém contato com órgãos públicos para informá-los sobre questões relativas à empresa.

Como por exemplo:

  • Analisar as solicitações financeiras encaminhadas e posterior processamento;

  • Emissão de notas fiscais e faturas de prestação de serviços;

  • Pagamentos diversos (fornecedores, prestadores de serviços, folhas de salários e bolsistas);

  • Conciliações bancárias, aplicações financeiras, saldos, extratos financeiros;

  • Controle e cobrança de adiantamentos (diário e pronto pagamento).

9.1 FINALIDADE

O financeiro visa contribuir para o equilíbrio das contas de uma empresa.

É o departamento que controla os ativos e passivos da empresa e que é o parâmetro de avaliação da saúde financeira da empresa.

9.2 Organograma do Departamento Financeiro – Contábil

9.3 ATIVIDADES E CARACTERÍSTICAS

Projeto para a Associação Estrela Azul

Com base em visitas freqüentes à Associação Estrela Azul os nossos consultores puderam identificar o seguinte problema: falta de recursos financeiros.

Observando este fato, chegamos à seguinte conclusão:

A Área Financeira, apesar de muito bem organizada, não consegue captar recursos ou colocar em práticos planos que levassem a obtenção dos mesmos. Levando em consideração os gastos da Associação, percebemos que eles são pertinentes à quantidade de pessoas suportadas, porém tem alguns pontos em que poderia diminuir os custos. Acreditamos que a melhor organização dessa área, a Associação conseguirá formas de obter recursos ou diminuir gastos para a manutenção de alguns pontos na entidade, como por exemplo: água, luz, entre outros.

9.4 OBJETIVO DO DEPARTAMENTO FINANCEIRO

Redução de Custos

O setor financeiro planeja reduzir gastos levando em consideração o número de crianças e jovens e as necessidades da Associação Estrela Azul. São algumas sugestões do setor:

  • Água

  • Luz

  • Telefone

  • Refeições (Funcionários e alunos)

  • Entre outros.

Com base em visitas de consultores à ASSOCIAÇÃO ESTRELA AZUL e análises dessas questões, apresentamos uma sugestão para a redução de gastos considerados desnecessários para auxiliar de alguma forma o setor financeiro da entidade.

Gráfico 22: Aumento das despesas da Associação Estrela Azul referente a análise das DRE de 2006 e 2007

9.4.1 Projeto de Redução de Custos

Este Projeto visa à redução dos custos da Associação, com base na análise da DRE de 2006 e 2007.

ASSOCIAÇÃO ESTRELA AZUL

CNPJ: 50.136.076/0001-17

DEMONSTRATIVO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO 2006 (em reais)

RECEITAS

MENSALIDADE DE ASSOCIADOS

607,00

DOAÇÕES DIVERSAS

35.334,25

LOCAÇÃO DA QUADRA

4.387,15

LOCAÇÃO DO SALÃO

2.683,00

RECEITAS DIVERSAS

3.795,49

DOAÇÕES CENTRAL G. DIZIMO

39.017,50

PROJETO ADOL. TRABALHADOR

184.470,84

RECEITA COM EVENTOS

14.399,42

PROJETO PAIF

9.600,00

PROJETO REDE SOC.PROT.BASICA

36.000,00

PROJETO PRIMEIRO EMPREGO

24.800,00

SUBVENCAO PMM

5.000,00

PROJETO ADOL. MULTIPLICADOR

7.592,62

PROJETO PETI - ERRAD.TRAB.INF.

23.760,00

TOTAL DAS RECEITAS

391.447,27

DESPESAS

SALÁRIOS

165.675,68

FÉRIAS E 13º SALÁRIO

25.100,88

OUTRAS DESP. COM PESSOAL

198,00

ENCARGOS FGTS

3.759,32

ENCARGOS INSS

27.934,69

ENCARGOS PIS

761,02

AGUA

2.864,37

ALUGUEIS

5.170,00

ASSIST.CONTABIL

3.114,30

DESPESAS ADMINISTRATIVAS

3.241,14

ENERGIA ELETRICA

2.510,81

ALIMENTAÇÃO/CONSUMO

26.633,54

CONSERVAÇAO/MANUTENÇAO

2.758,88

MATERIAL DE ESCRITORIO

2.248,40

DESP.C/SEGUROS

39,74

PROPAGANDA E PUBLICIDADE

729,15

DESP. C/ EVENTOS

2.305,00

MATERIAL PEDAGOGICO

4.780,78

UNIFORMES

4.119,70

TRANSPORTE

1.625,20

TAXAS/TARIFAS BANCARIAS

491,00

SOFTWARE/SISTEMA

1.362,46

TELEFONE

3.625,16

VALE-REFEIÇÃO

15.664,20

VALE-TRANSPORTE

42.569,52

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL

110,44

TOTAL DAS DESPESAS

349.393,38

SUPERÁVIT DO EXERCÍCIO

42.053,89

DEMONSTRATIVO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO 2007 (em reais)

RECEITAS

MENSALIDADE DE ASSOCIADOS

864,50

ass

DOAÇÕES DIVERSAS

28.235,53

doa

40.255,06

LOCAÇÃO DA QUADRA

7.883,91

rp

23.483,76

LOCAÇÃO DO SALÃO

4.664,00

rp

RECEITAS DIVERSAS

1.568,25

rp

DOAÇÕES PROMOTORIA

945,30

doa

DOAÇÃO DO BANCO DE ALIMENTOS

268,60

doa

PROJETO ADOL. TRABALHADOR

258.260,42

par

RECEITA COM EVENTOS

9.367,60

rp

PROJETO PAIF

9.600,00

com

126.830,00

PROJETO REDE SOC.PROT.BASICA

36.000,00

com

PROJETO PRIMEIRO EMPREGO

61.230,00

com

SUBVENCAO PMM

20.000,00

sub

PROJETO ADOL. MULTIPLICADOR

10.710,73

doa

PROJETO GARÇOM/GARÇONETE

94,90

doa

TOTAL DAS RECEITAS

449.693,74

DESPESAS

SALÁRIOS

196.928,39

FÉRIAS E 13º SALÁRIO

25.476,60

INDENIZAÇÕES TRABALHISTAS

3.557,63

ENCARGOS FGTS

3.222,40

ENCARGOS INSS

39.439,55

ENCARGOS PIS

1.169,73

EXAMES MÉDICOS

756,00

AGUA

3.338,36

ALUGUEIS

5.388,30

ASSIST.CONTABIL

5.580,00

BRINDES E PRESENTES

155,00

CONTRIBUIÇÕES E DOAÇÕES

10,00

DESPESAS C/ DESCARTÁVEIS

2.537,99

DESPESAS POSTAIS

205,65

ENERGIA ELETRICA

2.897,52

ALIMENTAÇÃO/CONSUMO

15.522,43

JORNAIS/REVISTAS

186,30

CONSERVAÇAO/MANUTENÇAO

5.244,05

MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS

911,70

MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

1.945,22

MATERIAL DE ESCRITORIO

3.107,94

DESP.C/ GÁS

1.605,00

DESPESAS COM IMPRESSOS

95,00

DESPESAS COM EVENTOS

5.223,00

PROPAGANDA E PUBLICIDADE

460,00

OUTRAS DESPESAS

305,80

DESP.C/ SERV. LIMPEZA

950,00

MATERIAL PEDAGOGICO

2.448,97

MATERIAL ESPORTIVO

364,00

UNIFORMES

3.995,00

TRANSPORTE

1.139,00

TAXAS/TARIFAS BANCARIAS/JUROS

949,40

XEROX/AUTENTICAÇÕES

1.779,44

SOFTWARE/SISTEMA/INTERNET

1.547,91

TELEFONE

3.507,90

VALE-REFEIÇÃO

21.579,00

VALE-TRANSPORTE

67.141,60

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL

131,22

TOTAL DAS DESPESAS

430.803,00

SUPERAVIT DO EXERCICIO

18.890,74

Reconhecemos o resultado da presente demonstração encerrada em 31/12/2007, conforme documentação apresentada.

RAQUEL FERREIRA DA ROCHA LETICIA SILVA SANTOS ILCA BARBOSA DA SILVA SANTOS

CONSELHO FISCAL/ RG 40565064-4 CONSELHO FISCAL/ RG 32864912-0 CONSELHO FISCAL/ RG 4581819

Dra. PAULA DE FRANÇA SILVA VAINE SANTANA FONTES

ALEXANDRE DE PAULA DA SILVA

PRESIDENTE/ RG 28999863-3 1ª TESOUREIRA/ RG 20771450 CONTADOR/ CRC 1SP244459/0-1

9.4.1.1 Relatório da DRE da Associação Estrela Azul

Receitas:

Ao analisarmos as Receitas da DRE de 2006 e 2007, podemos notar que há certa instabilidade, pois eles não têm entradas de capital.

As únicas receitas próprias são: da locação da quadra e do salão, sendo que a porcentagem é baixa, (2,79%), em relação ao total das Receitas.

Os patrocínios no ano de 2007 tiveram uma queda de 20,10%, e as Receitas com eventos tiveram uma queda de 34,95%.

A maior Receita da Associação Estrela Azul é a do projeto adolescente trabalhador, porém esta é repassada para custear os gastos com o projeto.

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