amplificador de audio

amplificador de audio

Colégio Ensitec

Ensino Médio e Educação Profissional Curso técnico em Eletrônica

Amplificador de áudio

Curitiba 10/2006

Douglas Eduardo Becker Prostt

Maria Lucelli Markiv Eletrônica Industrial 2005

Terceiro período

Amplificador de áudio

Trabalho apresentado a disciplina de projetos eletrônicos Professor: Valmir de Oliveira

Curitiba 10/2006

Introdução4
Desenvolvimento4
Diagrama em blocos4
Receptor de voz5
Diagrama5
Funcionamento5
Misturador6
Diagrama6
Funcionamento6
Circuito de ajuste de tom6
Diagrama6
Funcionamento7
Circuito de potencia7
Diagrama7
Funcionamento7

Índice Conclusão ................................................................................................................... 8

Introdução.

A documentação a seguir traz informações sobre o projeto de um amplificado de sinais de áudio apresentado à disciplina de projetos. O objetivo do projeto era fazer um amplificador de sinais de áudio de uma fonte sonora qualquer com controle de volume e tom. O projeto deveria ter também uma fonte de áudio de voz a qual deveria ser introduzida ao amplificador através de misturador.

A seguir teremos informações sobre a construção e desenvolvimento do amplificador.

Desenvolvimento

Como componente principal para o ganho de amplitude de sinal, optamos a principio pelo TDA2005, mas após algumas montagens e testes, resolvemos mudar para o TDA2002. Para o misturador, utilizamos o amplificador operacional 741 na configuração de ganho unitário e para o pré-amplificador na captação de voz, utilizamos um circuito onde o responsável pelo ganho era um transistor BC548.

Diagrama em blocos

Receptor de voz. Diagrama

Funcionamento Para recepção de voz foi utilizado um microfone de eletreto montado em um divisor de tensão para sua polarização. Neste divisor de tensão foi associado um potenciômetro o qual ajustava indiretamente o valor da amplitude de sinal na saída do pré-amplificador. O transistor BC548, que esta na configuração de divisor de tensão na base com resistor de emissor, é o responsável por amplificar o sinal recebido pelo eletreto. Os capacitores têm papel fundamental no funcionamento no circuito, sua principal função é o acoplamento de sinais evitando que a corrente continua da fonte elimine o sinal de entrada, apenas a variação da corrente continua é transmitida através do capacitor.

Misturador Diagrama

Funcionamento Com um amplificador operacional na montagem de somador com ganho unitário foi possível acoplar os sinais de entrada em um único sinal de saída.

Circuito de ajuste de tom Diagrama

Funcionamento O circuito opera desviando para o terra algumas freqüências fazendo assim o ajuste de tom e o mesmo vale para o controle de volume, o ponteciometro ligado na saída do circuito joga para o terra uma certa quantidade de amplitude de sinal fazendo assim o controle de potencia na sida.

Circuito de potencia Diagrama

Funcionamento

O responsável pelo ganho de amplitude de sinal é o componente TDA2002 cujo amplifica o sinal de entrada até uma potencia máxima de 8W rms. O circuito é também é composto por capacitores de acoplamento e alguns filtros para eliminação de ruído.

Conclusão

O projeto operou corretamente, porem os ajustes ficaram bastante limitados não respondendo com muita eficiência, mas o objetivo foi alcançado. Conseguimos a amplificação do sinal de áudio de entrada e também conseguimos a recepção de voz e mistura-la com o sinal de áudio de entrada.

O projeto trouxe vários conhecimentos novos para os integrantes da equipe uma vez que não havíamos feito nenhum projeto envolvendo áudio, com este aprendemos algumas coisas sobre reposta de freqüências por parte dos componentes e divisores de freqüência ajustáveis bem como a recepção de voz em circuitos eletrônicos.

Comentários