A Ciência Antiga e Medieval

A Ciência Antiga e Medieval

A Ciência Antiga e Medieval

  • A Filosofia surgiu na Grécia, por volta dos séculos VII e VI a.C., nas colônias da Jônia e da Magna Grécia, conhecida como pré-socrática. Esta Filosofia representava o esforço pela racionalização e o desvinculamento pelo pensamento mítico, e é caracterizada por especular o princípio de todas as coisas. Assim, nasce o pensamento científico.

Matemática e Medicina

  • Antes do surgimento desta filosofia, alguns povos já conheciam as aplicações práticas de alguns conceitos matemáticos, como a geometria, mas são os gregos pré-socráticos que se dedicam à racionalização e transformação do conhecimento empírico em ciência, por meio de demonstrações. Estas reflexões têm início com Tales de Mileto, matemático e astrônomo, considerado o mais antigo filósofo. Na mesma época, no século VI a.C., Pitágoras de Samos, que afirmava que os números eram o princípio da harmonia da natureza, elabora o teorema que leva seu nome, generalizando a relação para os triângulos retângulos;

  • No século V a.C., a medicina, com a atuação de Hipócrates de Cós, conhecido como o pai da medicina, desvincula-se da magia e das superstições. Juntamente com seus discípulos, elabora o Corpus Hipocraticum, onde constavam registros detalhados de identificação e tratamento de várias doenças;

Platão

  • Em sua teoria das idéias, estabelece a hierarquia entra a razão e os sentidos: “a razão tem dificuldade em atingir os verdadeiros sentidos por causa da deformação que os sentidos inevitavelmente provocam. Por isso, cabe à razão depurar esses enganos, para que o espírito possa atingir a verdadeira contemplação das idéias”; se o indivíduo permanece dominado pelos sentidos, fica restrito a um conhecimento imperfeito do mundo dos fenômenos.

  • O mundo sensível só existe enquanto participa do mundo das idéias, do qual é apenas uma sombra ou cópia.

  • Cabe ao filósofo elevar o conhecimento de simples opinião, o senso comum, o “vir-a-ser” (doxa), até a ciência, o ser verdadeiro (episteme).

  • Platão considera o conhecimento matemático um saber essencial para que o processo do conhecimento, da ciência, seja possível, porque a matemática descreve realidades não-sensíveis e é capaz de se dissociar dos sentidos e da prática.

  • Ele atribui a um Demiurgo, que quer dizer “artesão”, o princípio divino que organiza a matéria preexistente, que contempla os modelos do Mundo das Idéias e cria a Alma do Mundo. Ou seja, para Platão, o mundo sensível é uma cópia do mundo inteligível.

  • Descreve o universo como um ser vivo, esférico, uno e indivisível. Tem uma idéia geocêntrica do Universo, e afirma que depois de ele ter sido organizado, surgem os dias e as noites, e as quatro espécies de seres: os deuses, os seres alados, os seres aquáticos e os seres terrestres, que são constituídos respectivamente pelos quatro elementos: fogo, ar, água e terra.

  • Descreve uma relação estreita entre a natureza humana e a natureza universal, o “pequeno mundo” e o Todo.

Aristóteles

  • Discípulo de Platão, foi suficientemente crítico para ir além do mestre.

  • Recusa o idealismo do mundo das idéias e admite que apenas o indivíduo concreto existe, criticando o “mundo separado”, as idéias platônicas.

  • Desenvolveu estudos de Física, Astronomia e Biologia.

  • Seu grande trunfo foi ter utilizado a Lógica, que ele próprio desenvolvera em sua obra Analíticos.

A Física

  • Aristóteles elabora uma série de noções metafísicas quanto à natureza dos corpos e do movimento. Para ele, o movimento é explicado pelas noções de matéria/forma e ato/potência, sendo definido como a passagem da potência para o ato.

  • Classifica os movimentos como movimento local, movimento qualitativo (quando o analfabeto aprende a ler), o movimento quantitativo (da planta que cresce), e a mudança substancial, pela qual um ser começa a existir – geração – ou deixa de existir – destruição das essências.

  • Classifica as causas do movimento em causa material (a matéria que sofre a mudança); a causa eficiente (o agente que causa o movimento); a causa formal (a forma que a matéria adquire) e a causa final (a finalidade da matéria ao final do movimento).

  • Estes pressupostos metafísicos se fizeram necessários na medida em que a Física pode ser entendida como a ciência que trata do ser em movimento.

Astronomia

  • Os povos antigosjá manifestavam interessepela observação dos astros. Porém, foram os gregos que tentaram explicar racionalmente, pela primeira vez, o movimento dos astros, procurando entender a natureza do cosmo.

  • O modelo astronômico de Aristóteles é geocêntrico, compostos por sete corpos celestes (Lua, Sol e cinco planetas), que se organizam em uma formação chamada “modelo das esferas homocêntricas”, cravados cada um em sua própria esfera. O movimento inicial dos corpos seria dado por Deus à última esfera, a esfera das estrelas, e transmitido às demais esferas por atrito. No centro, ficaria a Terra, imóvel.

  • Aristóteles hierarquiza o cosmo, conferindo ao Céu uma natureza superior à da Terra. Sob esta perspectiva, o Universo estaria dividido em duas partes: o mundo supralunar, formado por todos os outros astros além da Terra, que seriam formados por uma substância desconhecida por nós, o éter, e o mundo sublunar, que corresponde à região da Terra, que embora seja imóvel, é o lugar dos corpos em constante mudança.

Biologia

  • Criado em uma família de médicos, herdou o gosto pelo assunto e em suas viagens observa uma infinidade de animais, sendo a zoologia o centro de suas pesquisas. Aristóteles estava muito adiantado para sua época, devido ao seu poder de observação.

  • Suas descrições perfeitas dos animais decorrem das observações e também de práticas de dissecação para estudar estruturas anatômicas. Em seu trabalho, classificou cerca de 540 espécies de animais, estabelecendo relações entre eles.

A ciência em Alexandria

  • Após serem conquistadas pelos macedônios, as cidades gregas perdem sua autonomia política, e a cultura gera se espalha por várias regiões. Assim, na cidade de Alexandria, no Egito, inicia-se o desenvolvimento de um grande centro de estudos formado por diferentes escolas de diversas ciências, um museu e a famosa bibloteca.

  • De início, se destaca a contribuição de Euclides, que funda e dirige a escola de matemática do museu de Alexandria, e desenvolve os conceitos de geometria – ponto, reta, e plano – e os postulados.

  • Além da matemática, outra ciência que se desenvolve neste centro cultural é a mecânica, cujas bases são dadas por Arquimedes, que estabelece os princípios de empuxo, de estática, lei de alavancas e estudos sobre o centro de gravidade dos corpos.

  • Cláudio Ptolomeu também deu sua contribuição para o desenvolvimento da Astronomia. Desenvolveu o mais importante estudo para a concepção geocêntrica do Universo, que serviu de referência para toda a crença na forma do universo da Idade Média, até ser contestada por Copérnico e Galilei.

  • No campo das ciências naturais, destacou-se o trabalho de Plínio, o Velho, publicando História Natural.

  • No campo da medicina, destaca-se o trabalho de Galeno. Seus tratados médicos contêm informações sobre anatomia, decorrentes da experiência adquirida no tempo em que foi médico de gladiadores e soldados.

O Período Medieval

  • Com a queda do Império Romano, no séc. V, a religião cristão se impõe unindo os reinos bárbaros, e, aos poucos, os chefes destes reinos vão se convertendo ao cristianismo. A Igreja toma soberania absoluta da vida espiritual ocidental.

  • A cultura Greco-Romana quase desaparece durante a implantação do modelo feudal de produção, mas permanece guardada nos mosteiros pelos monges, que são quase somente os únicos letrados da época.

  • O período medieval se estendeu por mil anos, porém nem todo este período foi de obscuridade intelectual total. Em vários momentos houve manifestações culturais importantes e produção cultural.

A Ciência Árabe

  • Na antiguidade, o último grande centro de estudos foi a Alexandria, que sofreu inevitável estagnação após os sucessivos saques à biblioteca e ao museu, e também aos incêndios que levaram à sua destruição total no século V.

  • Posteriormente, no século VII, na Arábia o movimento religioso islâmico, iniciado por Maomé, e que se expande por várias regiões de povos árabes e por todo o norte da África, alcançando Portugal e Espanha. Houve uma ocupação por parte deste movimento por cerca de oito séculos, e por cinco séculos os reis cristãos pressionaram até conseguir expulsá-los. A longa influência árabe no continente europeu explica a fecunda herança cultural deixada na região.

  • O primeiro renascimento cultural promovido pelos árabes se deu em Bagdá, no século VIII. No século seguinte, foi criada a “Casa da Sabedoria”, um centro de estudos que agregou sábios e tradutores das obras científicas vindas da China, Alexandria, e da produção grega clássica. Ainda foram criados observatórios astronômicos e desenvolvidos estudos de óptica, geografia, geologia e meteorologia. Também foram retomados os pensamentos filosóficos de Platão, Aristóteles e Plotino.

  • Na astronomia, os árabes aperfeiçoaram os métodos trigonométricos para o cálculo das órbitas dos planetas, e desenvolveram o conceito de seno. Introduziram no Ocidente os números arábicos e a álgebra.

  • Na medicina, transmitem obras de Hipócrates e Galeno.

  • Na alquimia, pela sistematização de fatos observados durante experimentos, passam a observar os fenômenos com mais racionalidade e menos ocultismo, estudando com mais cuidado os metais e minerais.

  • O principal representante desses sábios foi Alkindi, no século IX. Nos séculos seguintes, destacam-se Alfarabi e o médico Avicena no século XI, conhecido como “Galeno islâmico”. Já na península hispânica, é notável a atuação de Averróis, médico, filósofo, destaca-se também como astrônomo, alem de ser um respeitado comentarista de Aristóteles, influenciando na retomada do pensamento aristotélico no ocidente.

  • A importância da cultura árabe foi indiscutível para o desenvolvimento da ciência, inclusive do ocidente, durante os séculos VIII e XII. Depois disso, a tensão que sempre existiu entre a razão e a fé religiosa acaba pendendo para o lado religioso, o que prejudica muito o pensamento científico, provocando a retração da valiosa contribuição árabe.

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