Dobradeira de Acrílico

Dobradeira de Acrílico

Para dobrar acrilico, a tarefa é relativamente simples e pode ser executada com uma ferramenta caseira. Para fazer a ferramenta caseira teriamos que dispor de 3 peças (chapas) de granito ou mármore cuja largura e comprimento vai da necessidade de cada um mas a espessuradeve ser de 1,5cm, uma resistência de FOGAREIRO ELÉTRICO fios e tomada elétrica. Com a medida de 1,5cm é fácil perceber que o acrilico a ser dobrado não encosta na resistência, nem deve, recebendo assim apenas o calor gerado. Respeitadas as medidas não será chamuscado nem haverá criação de bolhas. Construir a base de mármore assim:

Colocar a resitência ao longo da fresta que foi deixada de propósito e fazer as ligações a uma tomada de 110 ou 220V. Uma visão de uma maquineta em pleno funcionamento. O único senão é foi usado "chapas" de concreto para fazer a maquineta, no mais o princípio é o mesmo:

Notem que para a segurança das ligações elétricas ele optou corretamente por porca e parafuso:

A peça acrilica deve ser trabalhada com um objeto pontiagudo (estilete grosso ou ferramenta de entalhe), riscada na extensão da dobra que se quer. Quanto tivermos um sulco de +ou- 1/3 da espessura colocá-la na fresta da base de mármore, ligar a resitência em uma tomada, esperar o aquecimento e manualmente efetuar a dobra. Importante: O sulco deve ficar para dentro da dobra. É bom que, quem for executar tal tarefa tenha a mão uma vasilha com água fria, quando a dobra alcançar o angulo necessário basta mergulhar de imediato para que o acrilico endureça novamente. Atenção: Água longe da eletricidade. O que pode ser feito:

Comentários