Laje Ecologica

Laje Ecologica

Vista Superior Vista Inferior

Lajes Pré-Fabricadas Treliçadas que utilizam garrafas Pet descartadas como elementos de enchimento em substituição às lajotas cerâmicas e EPS (isopor).

Histórico:

A mais de 10 anos fazemos testes procurando substituir cerâmicas ou eps, por elementos recicláveis, com fins de auxiliar na preservação ambiental.

A utilização das garrafas PET soltas em painéis treliçados, sempre apresentaram irregularidades na altura necessária de capeamento e nervuras da laje, devido sua movimentação durante a concretagem. Provocavam também aumento elevado no consumo de concreto, exatamente na “zona neutra” da laje, aumentando o peso próprio sem gerar nenhum beneficio.

A grande inovação, que na realidade é um aprimoramento do sistema, foi a fixação das garrafas pet em uma base com filme plástico, evitando sua movimentação durante a concretagem em obra.

Viabilidade Técnica:

A utilização de “elementos de enchimento” com materiais inertes, maciços ou vazados, esta prevista em Norma NBR14859-1, cuja resistência deve suportar carga mínima de ruptura de 0,7 KN.

Deve ser alertado que, quando se utilizar tão somente garrafas pet, o acabamento inferior não será uniforme, para fazer o acabamento “liso” é necessária a utilização de placas de gesso ou de uma tela, fixada nas vigas, que permite a aderência do reboco ou chapisco.

Todavia, verificou-se que as garrafas pet, utilizadas pelo processo da Salema, apresentara maior capacidade de resistência comparada ao eps utilizado no mercado.

Viabilidade Econômica:

Sempre que se fala em materiais ou produtos ecologicamente corretos (tubos hidráulicos de plástico reciclado, papel reciclado, veículos elétricos, entre outros) na maior parte desses casos esse produto ecologicamente correto sai mais caro que os produtos convencionais que agridem a natureza. No caso da Laje Ecológica da Salema, o custo do produto ecologicamente correto fica mais barato que as lajes convencionais com cerâmica ou EPS.

Consciência Ecológica

Nossa proposta vai alem da viabilidade técnica e econômica. Queremos incentivar uma rede de relacionamento e cooperação, objetivando a coleta de garrafas PET, evitando que elas sejam descartadas aleatoriamente, agravando problemas de enchentes e poluindo nosso meio ambiente.

O cliente que comprar a Laje Ecológica recebe todos os componentes prontos para uso imediato, inclusive as garrafas PET devidamente embaladas, e firma o compromisso de repor com outras garrafas, coletadas em sua residência, junto a pessoas de seu relacionamento, locais de coleta seletiva, etc., no prazo Maximo de 30 dias.

1 – LAJES COM 100% PET

Para lajes que não necessitam acabamento inferior, ou serão utilizados tetos rebaixados, ou mesmo, placas de gesso.

2 – LAJES MISTA = PET+EPS

Para lajes mais altas, quando desejado acabamento na parte inferior em eps.

3 – LAJES MISTA = CERAMICA+PET

Também para lajes mais altas, quando desejado acabamento convencional em lajotas cerâmicas.

4 – PAINEIS TRELICADOS NEVURADOS

Para lajes que não necessitam acabamento inferior em concreto, substituindo-se o eps pelas garrafas pet.

5 - CAIXAO PERDIDO DE PET

Em lajes nervuradas concretadas “in loco”, em substituição ao eps ou caixas plásticas, conhecidas como “cabaças”

Consulte-nos sobre a laje ecológica e descubra uma forma acessível de fazer sua obra ajudando a preservar o mundo em que seus filhos viverão.

Comentários