Tudo o que você queria saber sobre acupuntura

Tudo o que você queria saber sobre acupuntura

(Parte 1 de 4)

w.longevidade.net - ©2007 Gilberto Antônio Silva

2Tudo o Que Você Queria Saber Sobre ACUPUNTURA copyright © 2007 por Gilberto Antônio Silva - Todos os direitos reservados

Esta obra não pode ser alterada ou copiada por nenhum meio e para nenhuma finalidade sem o consentimento por escrito do autor. Ela encontra-se protegida pela Lei Federal n º 9.610/98. Os infratores serão penalizados conforme a lei.

O conteúdo deste livro expressa os estudos do autor, sua opinião e conclusões pessoais. Não se trata de manual de tratamento ou de um sistema que prescinda das técnicas terapêutcias adequadas. Em caso de problemas de saúde, consulte um profissional competente. Não nos rsponsabilizamos por problemas oriundos de interpretações errôneas ou radicais do conteúdo deste livro.

Tudo o Que Você Queria Saber sobre

Gilberto Antônio Silva

Visando ajudar a difusão da acupuntura e a contribuir para a saúde do povo brasileiro, a distribuição deste trabalho é totalmente livre e GRATUITA. Você pode enviar este ebook a quem desejar, desde que seja sem qualquer tipo de alteração em sua forma ou conteúdo e de forma gratuita. Envie para seus amigos, familiares e a todos que você acredita que possam se beneficiar com a acupuntura.

w.longevidade.net - ©2007 Gilberto Antônio Silva

3Tudo o Que Você Queria Saber Sobre ACUPUNTURA

Longevidade.Net

O site Longevidade.Net é um local destinado a fornecer orientações e informações sobre saúde e qualidade de vida para todas as pessoas. Abrangemos desde alimentação e terapias alternativas até técnicas como Tai Chi Chuan, Yôga, Meditação, Chi Kung, Liangong, Shiatsu, Acupuntura. Temos artigos, downloads grátis e uma revista eletrônica com assinatura também gratuita.

Longevidade, para nós, é muito mais do que simplesmente viver muito: é viver bem, com saúde e disposição. É aproveitar a vida aprendendo, auxiliando outras pessoas e deixando as sementes da sabedoria para as novas gerações.

http://www.longevidade.net

w.longevidade.net - ©2007 Gilberto Antônio Silva

4Tudo o Que Você Queria Saber Sobre ACUPUNTURA

Este é um ebook indispensável em sua biblioteca. Extraidas da sabedoria milenar do Oriente, estas “dicas” se transformam em 26 ferramentas para incrementar a sua saúde e de sua família.

Utilizando conceitos de diversas técnicas da Medicina Oriental, ele desenvolve 26 temas ligados diretamente à nossa vida diária, como vestuário, bebidas, alimentação, exercícios, mitos do exercício e da alimentação, estresse, longevidade e relaxamento.

Uma obra importante para se manter a saúde e evitar doenças, escrita em linguagem simples e acessível a qualquer pessoa, sem nomes técnicos complexos ou termos estrangeiros.

É um livro eletrônico completo, ilustrado, com diagramação profissional e 137 páginas.

Compre diretamente do autor e prestigie o escritor nacional! Vendas: w.longevidade.net

Leia, do mesmo autor:

26 Dicas de Saúde da Medicina Oriental

Dois bônus GRÁTIS

w.longevidade.net - ©2007 Gilberto Antônio Silva

5Tudo o Que Você Queria Saber Sobre ACUPUNTURA

6Introdução
8O que é acupuntura?

Sumário 10 Medicina Tradicional Chinesa 12 História da Acupuntura 16 Como Funciona 21 Aplicações 25 Procedimentos de uma consulta 28 Técnicas complementares 30 Guia do Paciente – O que fazer e não fazer 32 Acupuntura e medicina 37 Legislação 41 Organizações

43 O Autor

w.longevidade.net - ©2007 Gilberto Antônio Silva

6Tudo o Que Você Queria Saber Sobre ACUPUNTURA

Introdução

A finalidade deste E-book é auxiliar as pessoas que desejam conhecer melhor ou experimentar um tratamento por Acupuntura. Meu desejo com esta publicação é prover as pessoas que nada entendem desta técnica com informações verídicas e confiáveis que possam utilizar em proveito de sua saúde e de sua família. Aspectos globais como mecanismo de atuação, história, técnicas complementares e até o funcionamento de uma consulta são bem explicados em linguagem simples e sem termos técnicos, amplamente ilustrados, e vão com certeza servir como um guia para se conhecer melhor e utilizar esta técnica maravilhosa.

Informações gerais como as apresentadas aqui são muito difíceis de serem conseguidas pela população no Brasil pela insistência da maioria da imprensa brasileira em privilegiar apenas médicos quando falam sobre a Acupuntura. Isto atrapalha o esclarecimento correto da população, que se vê refém de um sistema monopolista apoiado por interesses desconhecidos.

A Acupuntura, parte integrante da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), é uma técnica amplamente utilizada em todo o mundo, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) da ONU e um dos fundamentos da saúde pública na China, o país mais populoso do mundo e berço desta ciência milenar.

Algumas vezes você vai ver termos chineses entre colchetes,

w.longevidade.net - ©2007 Gilberto Antônio Silva

7Tudo o Que Você Queria Saber Sobre ACUPUNTURA porque existem dois tipos principais de tradução de palavras chinesas dos ideogramas para os alfabetos ocidentais. Como varia a popularidade de cada tipo de tradução, optei por colocar ambas sempre que possível. Assim você nunca ficará perdido.

Espero que aprecie este pequeno e modesto esforço para ajudar você e sua família a viverem melhor e a compreenderem um pouco desta maravilhosa técnica que é a Acupuntura.

Saúde e Longevidade!

w.longevidade.net - ©2007 Gilberto Antônio Silva

8Tudo o Que Você Queria Saber Sobre ACUPUNTURA

O que é Acupuntura?

Acupuntura [Acu= (latim) agulha, puntura= (latim) furar] é uma técnica milenar desenvolvida na China que se utiliza da introdução de agulhas metálicas em pontos específicos do corpo para harmonizá-lo e preservar ou devolver a saúde. Faz parte integrante da Medicina Tradicional Chinesa (MTC)

Basicamente a acupuntura é uma técnica terapêutica extremamente sofisticada que pode ser utilizada em vários tipos de tratamento, tanto com técnicas complementares quanto sozinha. Quase não tem efeitos colaterais e pode ser utilizado por qualquer tipo de pessoa.

A Acupuntura é uma técnica completa da Medicina Tradicional Chinesa e não precisa necessariamente ser utilizada em conjunto com a medicina ocidental. Quando utilizada em conjunto com a medicina ocidental, pode auxiliar em vários tipos de tratamento médico potencializando os efeitos de medicamentos, eliminando dores, promovendo analgesia ou complementando técnicas como a fisioterapia.

É uma técnica segura, eficiente e com poucas contra-indicações e que pode ser utilizada em quase todas as pessoas à partir dos 7 anos de idade.

O caráter da Acupuntura, assim como toda a MTC, é

w.longevidade.net - ©2007 Gilberto Antônio Silva

9Tudo o Que Você Queria Saber Sobre ACUPUNTURA prioritariamente preventivo, auxiliando as pessoas a manter sua saúde conforme ditam as normas da filosofia chinesa. Sempre é mais fácil prevenir do que remediar. Quando utilizado em doenças já existentes, é um poderoso ativador das funções de cura do próprio organismo.

w.longevidade.net - ©2007 Gilberto Antônio Silva

10Tudo o Que Você Queria Saber Sobre ACUPUNTURA

Medicina Tradicional Chinesa

O que se entende normalmente por Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é uma ciência que se desenvolveu na China Antiga com base em princípios e fundamentos da filosofia taoísta.

A MTC incorpora cinco áreas principais:

Acupuntura e Moxabustão - terapias muito antigas, em que a primeira usa agulhas introduzidas em pontos específicos do corpo humano e induzem ao equilíbrio energético, e a segunda usa o calor da queima de ervas nos pontos de acupuntura.

Fitoterapia - uma complexa gama de conhecimentos utilizando-se ervas, extratos e preparados vegetais. Também existe toda uma farmacopéia que utiliza também elementos animais e minerais.

Tui-Ná- milenar técnica chinesa de massagem que utiliza os princípios da MTC para melhorar a saúde do paciente. Pode ser utilizado como complemento de outras técnicas como a Acupuntura, por exemplo, ou como único tipo de tratamento, dependendo do tipo de problema e da avaliação do profissional.

Exercícios Terapêuticos – centrados na filosofia taoísta, privilegiam a flexibilidade, o relaxamento do corpo e da mente e

w.longevidade.net - ©2007 Gilberto Antônio Silva

11Tudo o Que Você Queria Saber Sobre ACUPUNTURA a manipulação de energia. Possuem vários tipos, incluindo o Chi Kung [Qigong] e o Tao-In [Daoyin].

Dieta - a alimentação correta é muito importante para os chineses e faz parte de sua medicina. Dependendo do problema apresentado pelo paciente, pode ser recomendado um tipo específico de alimentação ou o consumo de determinado alimento. Para a MTC, cada tipo de alimento possui uma propriedade de movimentação da energia (Chi) que é utilizada para aperfeiçoar a saúde ou tratar de doenças.

É importante notar que a MTC trabalha com uma espécie de energia vital que os chineses chamam de Chi [Qi]. Todas as técnicas envolvidas utilizam-se desta energia, procurando atingir o equilíbrio energético no paciente, fortalecendo seu organismo e tratando dessa forma o mal que o acomete.

A MTC não trabalha diretamente com órgãos e sistemas do corpo como a medicina ocidental, mas sim com o Chi [Qi] de cada órgão, suas variações e manifestações. Sendo assim, a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), multi-milenar, não possui qualquer relação com a medicina alopática ocidental e seus princípios. É um sistema único e independente de manutenção da saúde.

w.longevidade.net - ©2007 Gilberto Antônio Silva

12Tudo o Que Você Queria Saber Sobre ACUPUNTURA

História da Acupuntura

A MTC é realmente muito antiga, com resquícios de instrumentos de pedra datando de períodos anteriores a 4.0 a.C. As técnicas de acupuntura se desenvolveram mais no leste da China, lugar mais ameno, enquanto o norte, normalmente muito frio, favoreceu o desenvolvimento de técnicas quentes como a moxabustão.

O grande livro de base da MTC é o Livro do Imperador Amarelo (Huang Di Nei Jing), atribuído à figura lendária de Huang Di (Imperador Amarelo) (2.697-2597 a.C.). Nele, o Imperador Amarelo confabula com conselheiros sobre os vários métodos para atingir a plena saúde e a longevidade. É considerado o livro básico da acupuntura e MTC.

Por volta de 1.0 a.C. surgiram os primeiros ideogramas identificando as ciências da acupuntura e da moxabustão, demonstrando o grau de maturidade dessas técnicas já nessa época remota. Mesmo depois da difusão do uso de metais como o bronze e a confecção de agulhas desse metal, os instrumentos principais de tratamento ainda eram feitos de pedra. Nesse período começaram a ser aplicadas as teorias do Yin/Yang e Cinco Elementos no tratamento de enfermidades.

Entre o Período dos Estados Guerreiros (475 a.C.-221 a.C.) e a Dinastia Han do Oeste (206 a.C.-24 d.C.), a MTC e em parti-

w.longevidade.net - ©2007 Gilberto Antônio Silva

13Tudo o Que Você Queria Saber Sobre ACUPUNTURA cular a acupuntura, tiveram grande desenvolvimento. Foi um período de guerras e revoltas, culminando na primeira unificação do Império chinês através da Dinastia Qin. Agulhas de metal finalmente suplantaram sua similares de pedra e as técnicas médicas tiveram um notável avanço nos vários campos de batalha. Foram desenvolvidas agulhas com metais diferentes, como prata e ouro, para diferentes aplicações. Ao todo, havia cerca de 9 tipos de agulhas diferentes.

A escavação de um túmulo de 113 a.C. na província de Hebei, em 1968, revelou um conjunto de agulhas de ouro e um outro de prata, mostrando que já naquela época havia especialização nos instrumentos da acupuntura. Uma outra tumba descoberta nessa mesma época nos revelou os trajetos dos meridianos principais e colaterais, escritos em seda no século I a.C. Dessa dinastia também aparecem os primeiros livros versando sobre a MTC, incluindo já o uso de ervas. Uma das mais antigas formas de tratamento de enfermidades, o uso de ervas, atingiu notável sofisticação na velha China, ao ponto de Hua To, um célebre médico do Período dos Três Reinos (220-265), usar um composto de ervas como analgésico, em conjunto com a acupuntura, e realizar operações cirúrgicas.

Na Dinastia Jin e nas Dinastias do Norte e do Sul (265- 581 d.C.) apareceram os primeiros diagramas esquemáticos com

w.longevidade.net - ©2007 Gilberto Antônio Silva

14Tudo o Que Você Queria Saber Sobre ACUPUNTURA os meridianos completos e pontos de acupuntura. Durante as Dinastias Sui (581-618) e Tang (618-907), a cultura e as artes tiveram um notável desenvolvimento, levando consigo grandes avanços na já sistematizada Medicina Chinesa. Na Dinastia Tang houve também uma completa reformulação e reavaliação de todo o material referente a MTC e acupuntura, iniciativa do próprio governo imperial, além da redação de novos e importantes tratados, especialmente sobre a moxabustão.

À partir do século X a prática da MTC foi grandemente impulsionada pelo uso constante da imprensa, que permitiu grandes tiragens dos livros anteriormente escritos à mão, um por um. Isto ocorreu cerca de quinhentos anos antes de Gutemberg criar a imprensa no ocidente.

À partir da Dinastia Ming (1368-1644) a acupuntura entra definitivamente para o ramo das ciências, com escolas organizadas e sistemas de tratamento mais complexos, com base nos 14 meridianos, Yin/Yang, Cinco Movimentos (Elementos), Zang- Fu (órgãos e vísceras) e outros conceitos que conhecemos e aplicamos hoje na MTC.

A Dinastia Qing (1644-1912) promoveu uma regressão nesses valores, com uma grande ênfase na fitoterapia e uma diminuição no status da acupuntura e moxabustão, até aproximadamente a Guerra do Ópio (1840), quando essas terapias retornaram com toda a sua força, embora sem chegarem à importância anterior. Até hoje, na China, a Fitoterapia é a terapêutica principal nos tratamentos pela MTC.

w.longevidade.net - ©2007 Gilberto Antônio Silva

15Tudo o Que Você Queria Saber Sobre ACUPUNTURA

Em 1899 tem início a moderna acupuntura, com a publicação de “Acupuntura em Modelos de Bronze com Referências na Medicina Moderna” (Zhong Xi Hui Can Tong Ren Tu Shuo), de Liu Zhongheng, a primeira obra a relacionar a MTC com a anatomia e fisiologia médicas ocidentais. À partir da Revolução de 1949, a MTC e Acupuntura se tornam o grande aliado do governo na ampliação da saúde de uma população superior a 1 bilhão de pessoas. Em 1951 é fundado o Instituto Experimental de Terapia por Acupuntura, vinculado ao Ministério da Saúde. Depois disso a prática da MTC foi se espalhando por universidades e centros de estudo por toda a China, promovendo saúde e bem-estar para toda a sua população.

Em novembro de 1987, incentivado pela OMS, é fundada a World Federation of Acupuncture-Moxibustion Societies (WFAS), uma entidade que visa promover o entendimento e cooperação mútua sobre Acupuntura e Moxabustão entre grupos espalhados por todos os cantos do mundo e desenvolver a ciência da Acupuntura-Moxabustão, contribuindo para a saúde de toda a humanidade através de uma prática ética e de alto nível técnico.

Hoje a Acupuntura e a MTC estão difundidos por todo o planeta, trazendo muitos benefícios para milhões de pessoas e tendo seu uso homologado pela Organização Mundial de Saúde, órgão da ONU de âmbito mundial

w.longevidade.net - ©2007 Gilberto Antônio Silva

16Tudo o Que Você Queria Saber Sobre ACUPUNTURA

Como Funciona

A Acupuntura tem seu funcionamento regido por certas leis universais descobertas há milênios por sábios taoístas. O Taoísmo é uma filosofia nativa da China que se baseou na busca pela harmonia com o Universo através da utilização de suas leis naturais em todos os aspectos da vida diária.

O retorno ao estado natural do ser humano é o objetivo do Taoísmo e, por extensão, da Acupuntura. Para isto se utilizam as agulhas em determinados pontos de modo a podermos influenciar o sistema energético do paciente e ajudá-lo a retornar ao padrão harmônico original.

A Explicação Original Chinesa Todo o nosso organismo está imerso em uma grande rede de canais energéticos denominados no Ocidente como “meridianos”. Estes meridianos se enraizam em sistemas energéticos dos órgãos, fazendo uma troca energética entre eles.

(Parte 1 de 4)

Comentários