(Parte 1 de 2)

Ciclo PDCA Ciclo PDCA

Um instrumento para Um instrumento para melhoria contínua melhoria contínua

JânioPlácido de A. Sousa, PMP, MBA

Consultor Técnico Petrobras/Engenharia

20 de 20 de setembrosetembrode 2006 de 2006

Introdução

As Etapas do Ciclo

Ampliação do Modelo Conclusões

Ciclo PDCA

O Ciclo PDCA foi idealizado por

Shewharte mais tarde aplicado por

Demingno uso de estatísticas e métodos de amostragem.

O Ciclo PDCA nasceu no escopo da tecnologia TQC (Total QualityControl) como uma ferramenta que melhor representava o ciclo de gerenciamento de uma atividade.

O conceito do Ciclo evoluiu ao longo dos anos vinculando-se também com a idéiade que, uma organização qualquer, encarregada de atingir um determinado objetivo, necessita planejar e controlar as atividadesa ela relacionadas.

O Ciclo PDCA compõe o conjunto de açõesem seqüênciadada pela ordem estabelecida pelas letras que compõem a sigla: P(plan: planejar),

D(do: fazer, executar), C(check:

verificar, controlar), efinalmente o A (act: agir, atuarcorretivamente).

Introdução

As Etapas do Ciclo

Ampliação do Modelo Conclusões

Ciclo PDCA

PLAN Planejamento

Controlar

Executar

Agir Corretivamente

O modelo conhecido como Ciclo PDCAtambém representa as atividadesde Planejamentoe Controle e suas etapas.

Processos de

Iniciação

Processos de Planejamento

Processos deExecuçãoProcessos deControleProcessos de Encerramento

P Plan

DDoC Check

A Act

PMBOK 2000

Processos de Iniciação

Processos de Planejamento

Processos de Execução

Processos de Controle

Processos de Encerramento

Início da Fase

Tempo Fim da Fase

Introdução

As Etapas do Ciclo

Ampliação do Modelo Conclusões

Ciclo PDCA

São estabelecidos por uma organização de nível hierarquicamente superior (Seta A), que chamamos de cliente, proprietário ou usuário dos resultados do projeto.

PLANEJAMENTO (1)

Identificação das atividadesnecessárias para que os objetivos do projetosejam atingidos, conseguindo uma forma adequada de executá-las e considerando-se as restrições existentes.

PLANEJAMENTO (2)

Deve permitir a definição de objetivospara organizações de nível imediatamente inferior, que podemos chamar de empresa contratada para execução do projetoou parte dele (Seta C).

(Parte 1 de 2)

Comentários