Programa 8 Sensos

Programa 8 Sensos

Apêndice – Programa 8S

A filosofia do Programa 8S é centrada na mudança de hábitos e comportamentos, através da educação, qualificação e treinamento dos recursos humanos, ou melhor, pessoas.

Educar o cidadão, qualificar o profissional e treinar o funcionário são os desafios que exigem muito mais boa vontade e determinação da alta administração do que investimento financeiro. O Programa 8S tem como característica principal a ausência de investimentos em tecnologia e máquinas sofisticadas, que por si só não garantem maior rentabilidade em nenhum processo produtivo.

Embora baseado na metodologia original dos Cinco Sensos (5S), proposta criada no Japão em 1950 pela equipe do Professor Kaoru Ishikawa, o 8S apresenta três novos Sensos característicos das necessidades brasileiras. Grande parte do fracasso da implantação do 5S, em nosso país, deve-se ao fato deste ser entendido apenas como um método de organização e limpeza (housekeeping), considerando as pessoas apenas como mão-de-obra. O Programa 8S incorpora e resgata a filosofia original japonesa, acrescentando ações necessárias e típicas da realidade brasileira. Trabalhando com mudanças de hábitos e comportamentos, o Programa 8S deve ser conhecido como "behaviour-keeping".

Shikari Yaro - Determinação, comprometimento da alta administração e união de todos.

Shido - Educação do cidadão, qualificação do profissional e treinamento do funcionário.

Seiri - Definição, separação e descarte dos itens necessários e desnecessários.

Seiton - Ordenação criteriosa dos itens necessários. Cada item no seu lugar pré-definido.

Seiso - Higiene, limpeza, segurança e preservação do meio ambiente.

Seiketsu - Manutenção de ambientes agradáveis, onde todos sintam-se bem.

Shitsuke - Autodisciplina para respeitar normas, regras e padrões pré-definidos.

Setsuyaku - Economia e combate aos desperdícios, realizados por todos.

Infelizmente no Brasil ainda temos muito desperdício: 50% da comida produzida, 40% da água tratada, 25% da energia elétrica gerada, 30% na construção civil e outros. Tudo é causado por nós, que levamos para as empresas e instituições a forma errada de administrar os recursos naturais e materiais, como se estes fossem infinitos. O Programa 8S é uma alternativa simples e econômica para o combate aos desperdícios, conservação de recursos naturais e aumento da rentabilidade do capital investido, em qualquer tipo de empresa ou instituição.

Por ser um Programa de combate aos desperdícios, pregando a mudança de hábitos e comportamentos, ou "behaviour-keeping", o 8S pode ser proposto como base para a implantação da filosofia do zero defeito ou Seis Sigma.

Fontes:

*Página pessoal de José Abrantes – www.programa8s.com

Comentários