Manual de referências bibliográficas ABNT

Manual de referências bibliográficas ABNT

(Parte 7 de 8)

Exemplo:

SILVA, Jonas da. Correção de referências bibliográficas [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <mrsantos@vortex.ufrgs.br > em 10 jun. 2000.

Mensagens trocadas por e-mail têm caráter informal, interpessoal e efêmero, não sendo recomendável seu uso como fonte científica ou técnica de pesquisa. Devem ser referenciadas somente quando não se dispuser de nenhuma outra fonte para abordar o assunto em discussão.

6 Documentos obtidos via lista de discussão

Formato: TÍTULO DA LISTA. Instituição mantenedora da lista e local. Disponível em: <endereço>. Acesso em: dia mês ano.

Exemplo: PACS-L. List maintained by University of Houston Libraries, Houston. Disponível em <listserv@uhupvm.1.uh.edu>. Acesso em: 17 jun. 1997.

Informações obtidas em fontes não publicadas 1 Palestras

Formato: NOME DO PALESTRANTE. Título da palestra. Cidade, data de realização da palestra. Notas.

Exemplo: LIMA, L.R. Citricultura no Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 14 set. 1995. Palestra proferida aos alunos do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia.

OBSERVAÇÃO Para trabalho apresentado em evento e não publicado.

Formato: AUTOR(ES). Titulo. Cidade de vinculação do(s) autor(es) : Instituição de vinculação do(s) autor(es), ano. Número de páginas ou folhas. Notas.

Exemplo: RODRIGUES, M.A. Sistema de plantio direto na Fazenda do Rio Vermelho (RS). Porto Alegre : Faculdade de Agronomia da UFRGS, 1995. 5f. Trabalho apresentado no

12º Encontro de Plantio Direto, Canoas, 1997.

Orientações para referências de documentos não previstos pela Norma da ABNT.

2 Informação verbal (discussões em seminários, anotações de aula, discursos, comunicação informal em geral)

Formato: AUTOR DO DEPOIMENTO. Assunto ou título. Local do depoimento(cidade), instituição, data em que a informação foi proferida. Nota indicando o tipo de depoimento.

Exemplo: LAWTON, Geoff. Curso Internacional de Permacultura para os Trópicos. Manaus, Escola Agrotécnica Federal de Manaus, 12 dez. 1998. Anotações do curso.

3 Programa de televisão e/ou rádio

Formato: TEMA. Nome do programa, cidade : nome da TV ou Rádio, data da apresentação do programa. Nota identificando o tipo de programa.

Exemplo: ABELHA. Globo Rural, Rio de Janeiro: Rede Globo, 12 set. 1998. Programa de TV.

4 Entrevistas

Formato:

AUTOR (entrevistado). Assunto ou título da entrevista. Local do depoimento (cidade), entidade onde aconteceu o pronunciamento, data em que a entrevista foi concedida. Nota indicando o tipo de depoimento e nome do entrevistador.

Exemplo:

NARDES, João Augusto. Projeto de Lei sobre a renegociação da dívida agrícola. [São Paulo], CANAL RURAL/NET, 19 ago. 1999. Entrevista concedida a Arthur Coelho.

5 Correspondência (cartas, telegramas)

Formato: REMETENTE. [Tipo de correspondência] data, local de emissão [para] Destinatário, local a que se destina. Número de páginas. Assunto em forma de nota.

Exemplo:

SANTOS, Pedro. [Carta] 27 jun. 1999, São Paulo [para] SILVA, Marilene, Porto Alegre. 3f. Solicita informação sobre linhas de pesquisa da Faculdade de Agronomia da

CITAÇÕES Definição

"As citações são trechos transcritos ou informações retiradas das publicações consultadas para a realização do trabalho. São introduzidas no texto com o propósito de esclarecer ou complementar as idéias do autor. A fonte de onde foi extraída a informação deve ser citada obrigatoriamente, respeitando-se, desta forma, os direitos autorais." (França, 1990, p.92)

1 Citação livre, indireta ou paráfrase

São o aquelas que reproduzem idéias e informações do documento, sem transcrever as palavras do autor.

OBSERVAÇÃO - Com um autor: Kist (1994)

- Com dois autores: Cunha & Kuhn (1995)

O uso do & segue exemplo da norma da ABNT (10520190), embora nas referências bibliográficas adote-se o ponto e vírgula para separar dois autores.

- Com mais de dois autores- Caroso et al. (1981)

A) Quando o nome do autor faz parte integrante do texto, coloca-se o ano da publicação citada entre parênteses, logo após o nome do autor

Exemplo: No Brasil, Oliveira et al. (1983) isolaram Corynebacterum suis do divertículo prepucial de machos, em idade de abate.

B) A indicação da fonte entre parênteses pode suceder a citação, para evitar interrupção na sequência do texto.

Exemplo: Após esse primeiro isolamento, na Inglaterra, vários casos têm sido descritos em países como Canadá, Noruega e Finlândia (Glazebrook et al., 1973 ; Jones, 1981)

C) Quando se trata de entidade coletiva conhecida pela sigla, deve-se citar o nome por extenso acompanhado da sigla na primeira citação e a partir daí apenas a sigla.

Exemplo: A Tab. 2 confirma os dados apresentados anteriormente (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, 1975).

D) Quando se trata de documento de autoria de órgão da administração direta do governo, cuja referência bibliográfica inicia com o nome geográfico do País, Estado Município ou Distrito, deve-se citar o nome geográfico seguido do ano de publicação do documento.

Exemplo: Constatou-se que o sistema de exploração agrícola nestes tipos de solos é o da pequena propriedade (Brasil, 1973).

E) Quando se trata de texto sem autoria ou de publicação periódica referenciada no todo, a citação é feita usando-se a primeira palavra do titulo, em letras maiúsculas, seguida de reticências e ano entre parênteses.

Conforme análise feita em FITOPATOLOGIA(1994) os efeitos maiores deveu-se à

Exemplo: precipitação pluviométrica.

F) quando se trata de documentos diferentes de um mesmo autor no mesmo ano, diferenciá-los por letras minúsculas após a data, tanto no texto quanto nas referências.

Exemplo: De acordo com Reeside (1990a, 1990b).

G) Quando necessário, especificar as páginas ou seção da citação, depois da data, precedida por virgula .

” que desenhe uma estratégia ambiental baseada em esquemas industriais de

Exemplo: natureza sustentável (Sunkel & Glico, 1989, p.13)

(Parte 7 de 8)

Comentários