CADERNO 50 - Manutenção de tratores agrícolas

CADERNO 50 - Manutenção de tratores agrícolas

(Parte 1 de 2)

Autores: Prof.: Mauri Martins Teixeira Prof. Subtistuto: Renato Adriane Alves Ruas

Viçosa - MG Novembro - 2006

Engenharia na Agricultura Caderno 50

_ 2006 © AEAGRI/DEA/UFV Página 1

MANUTENÇÃO DE TRATORES AGRÍCOLAS2
1 Introdução2
2 Tipos de manutenção2
2.1 Manutenção preventiva2
2.2 Manutenção corretiva3
2.3 Manutenção preditiva3
3 Procedimentos adotados na manutenção preventiva3
3.1 Manutenção diária ou a cada 10 horas de trabalho4
Realizar lubrificação geral4
Verificar o nível de óleo lubrificante no cárter do motor4
Verificar o sistema de alimentação4
Verificar o sistema de arrefecimento5
Verificar o sistema de direção e transmissão5
3.2 Manutenção semanal ou a cada 50 horas de trabalho5
Verificar o sistema de arrefecimento5
Verificar os pedais5
Verificar o sistema elétrico6
Verificar os pneus e as rodas6
Verificar o sistema de transmissão6
Verificar o sistema de levante hidráulico6
Realizar limpeza geral6
3.3 Manutenção mensal ou a cada 250 horas de trabalho6
Trocar o óleo lubrificante do motor6
Verificar o nível de óleo da bomba injetora7
3.4 Manutenção semestral ou a cada 500 horas de trabalho7
Lubrificar as rodas7
Limpeza do radiador7
Substituir o filtro de combustível7
Substituir o óleo da direção hidrostática7
Verificar o aperto das porcas e parafusos do motor7
3.5 Manutenção anual ou a cada 1000 horas de trabalho7
Substituir o óleo e verificar transmissões8
Substituir o óleo e verificar o hidráulico8
Substituir o óleo da direção mecânica8
4 Controle dos intervalos de manutenção8

Índice LITERATURA CONSULTADA ..................................................................................................... 9

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_ 2006 © AEAGRI/DEA/UFV Página 2

1 Introdução

O trator agrícola é uma máquina bastante complexa constituída por um motor de combustão interna, vários tipos de sistemas de transmissões e rodados, utilizado para realizar tarefas em diferentes locais e condições de trabalho. Por isso, é muito importante adotar procedimentos adequados de manutenção antes e depois das operações, de modo a evitar falhas no funcionamento, o que poderia causar quebras e prejuízos.

Todo trator agrícola possui um manual de instruções e nele estão contidas todas as informações necessárias para uma boa manutenção. É importante que o operador leia atentamente o manual de modo a seguir os procedimentos corretamente.

De modo geral, uma manutenção bem executada pode proporcionar ao trator as seguintes vantagens: Diminui o índice de falhas mecânicas;

Garante que, no mínimo, o trator atingirá a sua vida útil;

Proporciona maior valor residual ao final da sua vida útil.

A manutenção na fazenda pode ser bastante facilitada se a mesma possuir um abrigo de máquina dotado de uma oficina bem equipada. Isso permite a realização da manutenção na própria fazenda, dispensando a contratação de serviços externos e tornando a execução da manutenção mais rápida.

2 Tipos de manutenção

As manutenções podem ser preventivas, corretivas ou preditivas.

2.1 Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é realizada periodicamente e baseia-se no desgaste natural de algumas peças. Dessa forma, adotada-se previamente uma programação de realização de medidas para prevenir que o trator apresente falhas no seu funcionamento em função do mau funcionamento de algum componente.

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Dentre alguns procedimentos executados na manutenção preventiva, podemos citar: lubrificação, ajuste da tensão de correias, aperto de porcas e parafusos e limpeza ou trocas de filtros.

2.2 Manutenção corretiva

A manutenção corretiva é realizada para corrigir algum problema apresentado pelo trator durante o seu funcionamento. Muitas vezes, falhas na manutenção preventiva gera a necessitar de realização da manutenção corretiva. Deve-se evitar esse tipo de manutenção, uma vez que proporciona custos altos e interrompe a execução das tarefas no campo, pois o trator ficará parado na oficina por mais tempo.

Um exemplo da necessidade de realizar uma manutenção corretiva é quando ocorre a quebra de rolamento ou eixo.

2.3 Manutenção preditiva

A manutenção preditiva é realizada de acordo com o desempenho na máquina. Nesse tipo de manutenção, deve-se estabelecer um programa de realização de vistorias de uma série de componentes e, de posse de dados históricos ou do fabricante, toma-se a decisão quanto a necessidade de executar algum procedimento de manutenção do componente analisado.

Um exemplo de manutenção preditiva é medir, de tempos em tempos, o desgaste das garras dos pneus de tração, quando a altura destas atingir um valor mínimo, os pneus deve ser trocados.

3 Procedimentos adotados na manutenção preventiva

Dentre as manutenções citadas, a manutenção preventiva é mais importante e é a manutenção que demanda maior número de cuidados. Nesse tipo de manutenção, cada tarefa é executada em um tempo especificado de acordo com o fabricante do trator.

Normalmente, os procedimentos adotados nesse tipo de manutenção seguem os seguintes intervalos: Manutenção diária ou a cada 10 horas de trabalho;

Manutenção semanal ou a cada 50 horas de trabalho;

Manutenção mensal ou a cada 250 horas de trabalho;

Manutenção semestral ou a cada 500 horas de trabalho;

Manutenção anual ou a cada 1000 horas de trabalho.

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Os intervalos de manutenção da manutenção preventiva são progressivos, ou seja, a manutenção realizada semanalmente ou a cada 50 horas de trabalho, inclui também a realização dos procedimentos adotados na realização da manutenção diária ou a cada 10 horas de trabalho. Dessa forma, na manutenção anual ou a cada 1000 horas, são realizados os procedimentos de todas as outras manutenções.

3.1 Manutenção diária ou a cada 10 horas de trabalho Os principais itens a serem verificados nesse tipo de manutenção, são:

Realizar lubrificação geral Os tratores agrícolas possuem diversos pinos de lubrificação, comumente chamados pinos graxeiros, que deve ser lubrificados diariamente. É importante que o operador tenha um mapa de localização dos pinos de modo a agilizar a operação e não deixar nenhum deles sem ser lubrificado.

A graxa deve ser introduzida pelo pinos graxeiros e extravasar pelas juntas das partes móveis.

No momento que toda a graxa usada for substituída pela graxa nova, pára-se de introduzir a graxa. Isso pode ser facilmente percebido pela coloração das graxas, uma vez que graxas usadas, normalmente possuem coloração escura.

Verificar o nível de óleo lubrificante no cárter do motor A verificação do nível do óleo lubrificante no cárter do motor é feita por meio de uma vareta contendo a indicação de nível mínimo e nível máximo de óleo existente no cárter. Para uma leitura correta na vareta, o trator deve ser posicionado em um plano e o motor deve ser desligado aproximadamente dez minutos antes da leitura.

O motor deve funcionar sempre com o nível do óleo no cárter entre a marcação de mínimo e máximo da vareta. Caso haja necessidade de ser completado, deve-se utilizar o mesmo óleo já existente no carter.

Verificar o sistema de alimentação Os cuidados com o sistema de alimentação dividem-se em verificar a qualidade do diesel e do ar que estão sendo introduzidos no motor.

Verificar o sistema de alimentação do diesel: Consiste na verificação dos filtros de combustível e copo de sedimentação. Se os mesmos estiverem com água ou sujeira, deverão ser drenados e reabastecidos com óleo diesel limpo. Deve-se

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_ 2006 © AEAGRI/DEA/UFV Página 5 observar também se o tanque de combustível está drenado. Ao final de cada jornada, o tanque de combustível deve ser completado de modo a evitar a condensação de vapor no seu interior durante a noite.

Verificar o sistema de purificação do ar: Consiste na verificação do filtro de ar. Nos filtros de ar seco deve-se verificar o indicador de restrição. O filtro deve ser limpo se o indicador estiver "vermelho” Para isso, utiliza-se ar comprimido para retirar a poeira, em seguida verifica-se se o filtro não apresenta furos. Nos filtros banhados a óleo, deve-se verificar a quantidade de impurezas retirada no depósito de óleo, se for necessário, proceder a limpeza e a substituição do óleo.

Verificar o sistema de arrefecimento Deve-se verificar o nível de água do radiador e completá-lo, se necessário. A tela do radiador deve sempre estar limpa de modo a permitir a livre passagem do ar pelas aletas, trocando assim o calor do motor com o ar mais eficientemente.

Verificar o sistema de direção e transmissão Deve-se verificar se existe vazamentos de óleos nos cubos e mangas-dos-eixos, na caixa do diferencial e caixa de marcha. Se houver vazamentos, os mesmos deverão ser eliminado e o nível do óleo deve ser completado.

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