Plano de aula

Plano de aula

ALUNO: LEONARDO SOUSA - 200883168

Belém Dezembro/2009

Cartografia Básica

Belém-Pa 2009

O conhecimento da cartografia segundo, Cortesão, 1960 e Duarte, 2002, é uma condição da qual o homem nunca poderá fugir, pois, é uma paixão avassaladora e salutar de conhecer a sua própria história. Essa história é contada de forma agradável através do estudo, da seqüência de cartas antigas em que os antepassados registram, com maior ou menor fantasia ou realidade, as suas concepções e conhecimento geográficos.

Aula de cartografia básica

Plano de aula.

1- Demanda educacional:

A aula de cartografia básica tem sua necessidade na medida em que apresenta um assunto de fácil aprendizagem e que facilitar a busca de estudos sobre o espaço, provocando o desenvolvimento de uma nova habilidade, que leva o aluno a dominar conceitos espaciais e sua representação, provocando assim um processo de construção de conhecimento através da utilização dos mapas como instrumento, indispensável de comunicação, para um melhor cotidiano.

2- característica do público-alvo.

Sabemos que o aluno tem pouco contato com conceitos espaciais e suas representações e essa deficiência, quanto a domínio espacial é muito precária, pois, na maioria das vezes tem-se a idéia que a observação da realidade espacial é mera identificação de elementos. Assim, a compreensão dos mapas traz uma mudança qualitativa na capacidade de pensar, organizar e estruturar o espaço em que vivemos.

3- Lista de competência.

Aula: Cartografia básica. Público-alvo: Aluno do ensino médio. Carga horária: 60 horas.

4- Objetivo geral.

Ao final da aula de “Cartografia básica”, o estudante será capaz de utilizar um mapa, através de decodificação da linguagem cartográfica, como um indispensável meio de comunicação e orientação, aplicará este conhecimento para fazer a leitura dos símbolos e signos empregados nos mapas mais freqüentes e demonstrando uma noção de espaço.

4.1- Objetivo específico.

Adquirir conhecimentos básicos para utilização dos mapas, indispensável ao aluno do ensino médio; Aplicar os conhecimentos para correta utilização dos mapas;

Utilizar os recursos cartográficos no apoio ao estudo de geografia;

Saber utilizar dos recursos cartográficos.

5- Lista de conteúdos:

5.1 - Conteúdos conceituais - Conceito sobre cartografia, diferença entre mapas, cartas e plantas, conceitos sobre as projeções e rede geográfica, conceitos sobre escalas e sua relação de proporcionalidade com o rela e identificação da nomenclatura das folhas cartográficas.

5.2 - Conceitos procedimentos - utilização de um mapa, decodificação da linguagem cartográfica, técnica de retirada de coordenadas, emprego de noção de escala.

5.3 - Conteúdos atitudinais - Leitura e utilização de um mapa através da decodificação da linguagem cartográfica.

6- meio ou método:

A aula utilizará recurso expositiva através do uso me mapas, cartas e plantas e também o uso de

PowerPoint, com material apostilado e exercícios no final de cada módulo. Todos os alunos poderão ter acesso ao conteúdo geral e material apostilado.

7- Planejamento da forma de avaliação:

sobre escalas

Para adquirir conhecimento básico para utilização dos mapas será empregados ao final de cada módulo uma avaliação através de perguntas objetivas de múltipla escolha sobre o assunto abordado em cada módulo. As perguntas possibilitarão ao aluno ratificar conceitos sobre a cartografia. Também será efetuada uma avaliação final com 8 (oito) perguntas objetivas de múltipla escolha e 2 (dois) problemas

8 - Mapas de competência

Mapa de competência

Aula de cartografia básica

Conhecimento Habilidade Atitude

-Conceito de cartografia; -Os avanços na produção dos mapas;

-Conceito sobra à diferença entre mapas, carta e plantas; -As formas de projeções cartográficas; -Símbolos e signos utilizados para representar uma natureza no mapa, representando situações; -Relação de proporcionalidade que se estabelece entre o real e representação; -Conceito e determinação da rede geográfica para determinação de um ponto na superfície terrestre; -Índice de nomenclatura e articulação de folhas;

- Habilidade de conceituar a cartografia. - Habilidade de identificar os avanços no processo de construção de mapas; Habilidade diferenciar mapas, cartas e plantas; -Habilidade de requerida para retirada coordenada geográfica; -Habilidade de decodificar os símbolos e signos utilizados nos mapas; -Habilidade de noção de escala;

-Habilidade de retirada de coordenadas de uma rede geográfica; -Habilidade de identificar qual a localização de folha no índice de nomenclatura; -Habilidade de tomada e apoio a decisão com o uso dos recursos cartográficos mapas. -Sensibilidade geográfica

-Utilizar os mapas; -Ler um mapa;

-Domínio das técnicas de representação, da linguagem específica cartográfica; -Decodificar a linguagem cartográfica; -Relacional os símbolos e signos utilizados nos mapas com real; -Agir com apoio dos recursos da cartografia; -Tomar decisões com visão espacial;

Planejamento dos módulos. Módulo 1 – Cartografia.

Aula 1: Um pouco da história dos mapas; Aula 2: O que é a Cartografia; a) Definição de cartografia; b) A importância dos mapas; c) A compreensão dos mapas; e d) Divisão da cartográfica.

Aula 3: Divisão da cartografia a) Topocartografia; b) Geocartografia; e c) Cartografia temática.

Aula 4: Como são produzidos os mapas atuais. Resumo.

Exercício de fixação.

Módulo 2 – Mapas, cartas e plantas.

Aula 1: Mapas, Cartas e plantas. a) O mapa; b) A Carta e c) A Planta.

Aula 2: A leitura de mapas.

Aula 3: Os Diferentes Momentos com o mapa. 1º Momento – Compreensão do título e a legenda.

2º Momento – Entendimento das escalas. a) Escala gráfica b) Escala numérica.

3 º Momento – Observação do atenta do mapa a fim de criar uma setorização para a decodificação /descrição.

4 º Momento – Decodificação do mapa. Aula 4: Diferença entre escala grande e escala pequena.

Resumo. Exercício de fixação.

Módulo 3 – Sistema de Rede geográfica.

Aula 1: Sistema de projeções cartográficas. a) Projeção cilíndrica. b) Projeção cônica. c) Projeção azimutal

Aula 2: Sistema de Coordenadas. a) Latitudes. b) Longitude. c) Tipo de Coordenadas.

Resumo. Exercício de fixação.

Módulo 4 – Leitura de Coordenadas

Resumo. Exercício de fixação.

Bibliografia

ALMEIDA, R; PASSINI, E. O espaço geográfico, ensino fundamental e representação. 2ed. SP: Contexto, 1991.

CASTROGIOVANNI, A. A geografia em sala de aula. p. 31 a 47

CEUB/ICPD – Curso de GPS e Cartografia básica. Agosto, 2004.

Discutido Geografia. Revista ano 4 nº 19. Escala Educacional, 2008.

DUARTE, Paulo Araújo – Fundamento de Cartografia. 2. Ed. Florianópolis: Ed da UFSC, 2002.

FERNANDO, Joly. 1917 – A Cartografia. Campinas. 7. Ed. SP: Papirus, 1990.

GIRARD, Gisele – Novo atlas geográfico do estudante / Gisele Girard, Jussara Vaz Rosa. – SP: FTD, 2005.

GORGULHO, Miguel Flori – Revista e ampliada em setembro de 2004.

VESENTINI, José Willian / VÂNIA, Vlach 1950 – Geografia crítica: o espaço natural e a ação humana. 25. Ed. ver. E atual. SP: Ática, 1999.

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