(Parte 1 de 2)

01. Um bloco de massa 7kg inicialmente em repouso sobre o solo, sob a ação de apenas duas forças: o seu peso e a força normal exercida pelo solo. Supondo g = 10m/s², a intensidade do peso é:

02. Na figura ao lado temos um bloco de massa 4kg apoiado sobre uma mesa perfeitamente lisa (sem atrito). Um menino puxa o bloco com a ajuda de um fio, exercendo uma força horizontal T (Tração) de intensidade 12N. Sabendo que duas forças (P e N) estão atuando sobre o bloco, encontre a aceleração do bloco.

03. No esquema, os blocos A, B e C têm massas iguais a 5kg, e a força F, paralela ao plano horizontal, tem intensidade 90N. Despreze os atritos e determine: (1) a aceleração do conjunto; (2) a tração no fio que une A e B e (3) a tração no fio que une B e C.

IMPORTANTE! Como o bloco está em repouso, a força peso e a força normal têm a mesma intensidade, ou seja, P = N = 70N

Observações:

Observações:

04. Um bombeiro de massa 75kg está num elevador que desce verticalmente com aceleração constante de 1,5m/s². Determinar a intensidade da força que o piso do elevador exerce sobre o bombeiro. Adote g = 9,8m/s².

P > FN P – FN = m.a FN = m.g – m.a

FN = m(g – a) V

FN > P FR = FN – P = m.a FN = m.g + m.a

FN = m(g + a) V

P > FN P – FN = m.a FN = m.g – m.a

FN = m(g – a) V

FN > P FN – P = m.a FN = m.g + m.a FN = m(g + a)

Observações

05. Um indivíduo de massa 70kg está sobre uma balança do tipo usado em farmácia, dentro de um elevador, numa região em que g = 10m/s². Supondo que o mostrador da balança esteja graduado em newtons, calcule a indicação da balança quando: a) O elevador está em repouso;

P = m.a P = 70.10 P = 700N b) O elevador sobe com velocidade constante;

P = m.a P = 70.10 P = 700N c) O elevador sobe acelerado, tendo a aceleração módulo igual a 3m/s²;

d) O elevador sobe retardando, sendo o módulo da aceleração igual a 3m/s²;

e) O elevador desce acelerado, sendo o módulo da aceleração igual a 3m/s²;

f) O elevador desce retardando, sendo o módulo da aceleração igual a 3m/s²;

g) O elevador cai em queda livre. RESPOSTA: ZERO

Comentários?

06. Um corpo de massa 4 kg está pendurado em dinamômetro que está fixo no teto de um elevador, numa região em que g = 10m/s². Uma pessoa, dentro do elevador, observa que o ponteiro do dinamômetro assinala 48N. a) Com essa informação é possível determinar se o elevador está subindo ou descendo? RESPOSTA: NÃO b) Quais são os movimentos possíveis?

RESPOSTA: Subindo acelerado ou descendo retardado c) Qual é o módulo da aceleração do elevador? RESPOSTA: 2m/s².

07. (Mackenzie-SP) Um elevador começa a subir, a partir do andar térreo, com aceleração constante de 5m/s². O peso aparente de um homem de 60kg, no interior do elevador, supondo g = 10m/s², é igual a: P = m.(g + a) P = 60.(10 + 5) P = 60.15 P = 900N

08. Um corpo de massa 8kg está pendurado em um dinamômetro preso no teto de um elevador que está descendo em movimento retardado, com aceleração cujo módulo é 2m/s². Sabendo que g=10m/s², a indicação do dinamômetro é: 96N

FN = m(g + a)

09. Na Lua, onde a aceleração da gravidade é de aproximadamente 1,7m/s², um astronauta pesa 110N. a) Qual a massa do astronauta? kg b) Qual o seu peso na Terra, onde a gravidade é de aproximadamente 9,8m/s²?

Observações Observações

Observações Observações

10. Um bloco da figura tem massa 25kg e está pendurado por uma corda verticalmente, em repouso. Admitindo g = 10m/s², encontre a intensidade que a corda exerce sobre o bloco.

1. A figura a baixo mostra um corpo de massa igual a 70kg, sobre uma mesa horizontal, ligado por uma corda a um corpo de massa igual a 50kg. Sabendo que a massa da corda é desprezível, bem como todas as forças de atrito, indique o valor da aceleração do corpo de massa igual a 50kg. Adote g = 10m/s².

12. Dois blocos A e B estão sobre um plano horizontal sem atritos ligados por um fio inextensível e de massa desprezível. A força F de intensidade F = 40N, horizontal, puxa o bloco A para a direita, como mostra a figura abaixo. Sendo mA = 6 kg e mB = 4 kg, determine a aceleração

13. Da 10ª questão, considere um bloco de 85kg. Encontre a intensidade que a corda exerce sobre ele.

kg50 kg70Vamos chamar o corpo de 70kg de caixote A e ao de 50kg de caixote B.

Observações

14. Um corpo de massa 2kg parte do repouso e adquire aceleração constante em trajetória retilínea.

Depois de 5seg. ele está com velocidade de 20m/s. Determine a aceleração e a força resultante que atua sobre ele.

15. Um bloco de massa 5kg está em repouso sobre um plano horizontal sem atrito. Uma força paralela ao plano, de intensidade 10N, atua sobre o bloco durante 5seg. e depois deixa de atuar. Veja a figura. Determine a aceleração do bloco nesses 5seg. a aceleração do bloco depois desses 5seg. e a velocidade do bloco no instante 10seg.

FR = m.a FR = 2.4

FR = 8N FORÇA

TE Observações

F = 10N F = 0 to = 0 t = 5seg.

n os 5 s eg.

O d ep ois do

5 seg.

V = Vo + at V = 0 + 2.5 V = 10m/s

A partir dos 5seg. a aceleração é NULA, portanto a velocidade é constante e igual a 10m/s VEL m t =

Observações

(Parte 1 de 2)

Comentários