programa nacional de imunização

programa nacional de imunização

PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇÕES PNI

PNI

  • O Programa Nacional de Imunizações (PNI) visa contribuir para o controle ou erradicação das doenças infecto-contagiosas e Imunopreviníveis.

PNI

  • O Programa foi formulado em 1973, a partir de uma proposta básica elaborada por técnicos do Departamento Nacional de Profilaxia e Controle de Doenças (Ministério da Saúde e da Central de Medicamentos CEME - Presidência da República) e renomadas sanitaristas e infectologistas.

Objetivos do PNI

  • possibilitar aos gestores envolvidos no programa, a avaliação do risco quanto à ocorrência de surtos ou epidemias, a partir do registro dos imunos aplicados e quantitativo populacional vacinado, que são agregados por faixa etária, em determinado período de tempo, em uma área geográfica.

Objetivos do PNI

  • Destacamos que o objetivo principal do Programa é de oferecer todas as vacinas com qualidade a todas as crianças que nascem anualmente em nosso país, tentando alcançar coberturas vacinais de 100% de forma homogênea em todos os municípios e em todos os bairros. 

SI - PNI

  • Subsistema de Avaliação do Programa de Imunizações – API que fornece informações sobre a cobertura vacinal (em rotina e em campanhas), taxa de abandono e controle do envio de boletins de imunização. Pode ser utilizado nos níveis Federal, Estadual, Regional e Municipal.

  • Subsistema de Estoque e Distribuição de Imunobiológicos – EDI - que controla o estoque e a distribuição dos imunobiológicos em âmbito Estadual e Federal.

Comentários