Enem 1999-comentada

Enem 1999-comentada

(Parte 7 de 13)

Nesse caso,devemos ter:

A região I do gráfico satisfaz a essas duas condições.Sua área representa da área do quadrado. Como a área da região OPQR é igual a 1 e a soma das áreas das regiões I e II é ,as chances de José e Antônio viajarem juntos são de 75%. Observação:A palavra “chances”foi interpretada como probabilidade.

21ENEM/9 –ANGLO VESTIBULARES

QUESTÃO 24 Resposta:A

QUESTÃO 25 Resposta: D

Chegada de Antônio

PQ 1 (13h)

RChegada de José

Antônio y = x + y = x y = x -

No primeiro dia do inverno no Hemisfério Sul,uma atividade de observação de sombras é realizada por alunos de Macapá,Porto Alegre e Recife.Para isso,utiliza-se uma vareta de 30cm fincada no chão na posição vertical.Para marcar o tamanho e a posição da sombra,o chão é forrado com uma folha de cartolina,como mostra a figura:

Nas figuras abaixo,estão representadas as sombras projetadas pelas varetas nas três cidades,no mesmo instante,ao meio-dia.A linha pontilhada indica a direção Norte-Sul.

Levando-se em conta a localização destas três cidades no mapa,podemos afirmar que os comprimentos das sombras serão tanto maiores quanto maior for o afastamento da cidade em relação ao

A) litoral. B) Equador. C)nível do mar. D)Trópico de Capricórnio. E)Meridiano de Greenwich.

No primeiro dia de inverno no Hemisfério Sul,que corresponde ao primeiro dia de verão no Hemisfério Norte,os raios solares,ao meio-dia,incidem perpendicularmente ao Trópico de Câncer. Em conseqüência,nessa data,no território brasileiro,a incidência dos raios solares ao meio-dia apresenta inclinação crescente à medida que se caminha para o sul.Isso explica a variação no comprimento da sombra nas cidades propostas.Ou seja,quanto maior o afastamento em relação ao Equador,rumo ao sul,maior será o comprimento da sombra.

Pelos resultados da experiência,num mesmo instante,em Recife a sombra se projeta à direita e nas outras duas cidades à esquerda da linha pontilhada na cartolina.É razoável,então,afirmar que existe uma localidade em que a sombra deverá estar bem mais próxima da linha pontilhada,em vias de passar de um lado para o outro.Em que localidade,dentre as listadas abaixo,seria mais provável que isso ocorresse?

A) Natal. B) Manaus. C) Cuiabá. D) Brasília. E)Boa Vista.

NORTE Recife

NORTE NORTE Porto AlegreMacapá

22ENEM/9 –ANGLO VESTIBULARES

QUESTÃO 26 Resposta: B

QUESTÃO 27 Resposta: D

A sombra estará bem mais próxima da linha pontilhada na cidade de Brasília,localizada aproximadamente no meio do fuso horário das 12 horas (meio-dia).Por convenção,dentro de um fuso horário,todos os pontos têm a mesma hora.Na verdade,eles têm diferentes horários,o que é indicado pela posição e pelo grau de inclinação da sombra para leste e oeste.Por exemplo,no desenho, Macapá e Porto Alegre,situadas a oeste de Brasília,estão com sombra inclinada para a esquerda, o que indica que seus horários verdadeiros são inferiores a 12 horas.No caso de Recife,localizada a leste de Brasília,o desenho mostra a sombra inclinada para a direita,o que significa que seu horário verdadeiro é superior a 12 horas.

A seqüência abaixo indica de maneira simplificada os passos seguidos por um grupo de cientistas para a clonagem de uma vaca:

I.Retirou-se um óvulo da vaca Z.O núcleo foi desprezado,obtendo-se um óvulo anucleado.

I.Retirou-se uma célula da glândula mamária da vaca W.O núcleo foi isolado e conservado, desprezando-se o resto da célula.

I.O núcleo da célula da glândula mamária foi introduzido no óvulo anucleado.A célula reconstituída foi estimulada para entrar em divisão.

IV.Após algumas divisões,o embrião foi implantado no útero de uma terceira vaca Y,mãe de aluguel.O embrião se desenvolveu e deu origem ao clone.

Considerando-se que os animais Z,W e Y não têm parentesco,pode-se afirmar que o animal resultante da clonagem tem as características genéticas da vaca

A) Z, apenas. B) W, apenas. C) Y, apenas. D)Z e da W,apenas. E)Z,W e Y.

O núcleo transplantado para o óvulo da vaca Z provém da vaca W,contendo,portanto,todas as informações genéticas de W.Espera-se,pois,que o animal resultante da clonagem apresente todas as características genéticas da vaca W.

Se a vaca Y,utilizada como “mãe de aluguel”,for a mãe biológica da vaca W,a porcentagem de genes da “mãe de aluguel”,presente no clone será

A) 0% B) 25% C) 50% D)75% E) 100%

Sendo a vaca Y a mãe biológica de W,espera-se que 50% dos genes de W provenham do animal Y. Dessa forma,o animal clonado,sendo geneticamente idêntico a W,apresentará 50% dos genes de Y,sua “mãe de aluguel”.

Assim como na relação entre o perfil de um corte de um torno e a peça torneada,sólidos de revolução resultam da rotação de figuras planas em torno de um eixo.Girando-se as figuras a seguir em torno da haste indicada obtém-se os sólidos de revolução que estão na coluna da direita.

23ENEM/9 –ANGLO VESTIBULARES

QUESTÃO 28 Resposta: B

QUESTÃO 29 Resposta: C

QUESTÃO 30 Resposta: D

A correspondência correta entre as figuras planas e os sólidos de revolução obtidos é:

A) 1A, 2B, 3C, 4D, 5E. D) 1D, 2E, 3A, 4B, 5C. B) 1B, 2C, 3D, 4E, 5A. E) 1D, 2E, 3B, 4C, 5A. C) 1B, 2D, 3E, 4A, 5C.

A correspondência correta entre as figuras planas e os sólidos de revolução obtidos nos leva à alternativa D.

(…) Depois de longas investigações,convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de planetas que giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama.Que,além dos planetas principais,há outros de segunda ordem que circulam primeiro como satélites em redor dos planetas principais e com estes em redor do Sol.(…) Não duvido de que os matemáticos sejam da minha opinião,se quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento,não superficialmente mas duma maneira aprofundada,das demonstrações que darei nesta obra.Se alguns homens ligeiros e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da Escritura (sagrada),a que torçam o sentido,desprezarei os seus ataques:as verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por matemáticos.

Aqueles que se entregam à prática sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola.Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria.Antes de fazer de um caso uma regra geral,experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências produzem os mesmos efeitos.Nenhuma investigação humana pode se considerar verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas.

O aspecto a ser ressaltado em ambos os textos para exemplificar o racionalismo moderno é

A)a fé como guia das descobertas. B)o senso crítico para se chegar a Deus. C)a limitação da ciência pelos princípios bíblicos. D)a importância da experiência e da observação. E)o princípio da autoridade e da tradição.

Nicolau Copérnico e Leonardo Da Vinci são homens do Renascimento,movimento que,apesar de fortes permanências medievais,contrapõe-se à visão escolástica (presente na questão 10),que,por ter como premissa a Sagrada Escritura,limitaria o valor da experiência:a razão não poderia contradizer a fé. Além disso,o vocabulário utilizado pelos humanistas evidencia sua relação com a experiência e a observação, como, por exemplo: “longas investigações”, “demonstrações”, “prática sem ciência” e “experiências”.

24ENEM/9 –ANGLO VESTIBULARES

(VINCI, Leonardo da. Carnets.) RESOLUÇÃO:

QUESTÃO 31 Resposta: D

A panela de pressão permite que os alimentos sejam cozidos em água muito mais rapidamente do que em panelas convencionais.Sua tampa possui uma borracha de vedação que não deixa o vapor escapar,a não ser através de um orifício central sobre o qual assenta um peso que controla a pressão.Quando em uso,desenvolve-se uma pressão elevada no seu interior.Para a sua operação segura,é necessário observar a limpeza do orifício central e a existência de uma válvula de segurança,normalmente situada na tampa. O esquema da panela de pressão e um diagrama de fase da água são apresentados abaixo.

(Parte 7 de 13)

Comentários