(Parte 1 de 2)

SENAI – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL

SENAI BLUMENAU

(NOME DO ALUNO)

TÍTULO:

SUBTÍTULO (SE TIVER)

Blumenau

2004

NOME DO ALUNO

TÍTULO DO TRABALHO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao SENAI Blumenau, como requisito parcial à obtenção do grau de .....................em .......

Orientador: Prof. ........

Blumenau

2004

NOME DO ALUNO

TÍTULO DO TRABALHO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao SENAI Blumenau, como requisito parcial à obtenção do grau de ....................... em .......

Aprovado em (data)

BANCA EXAMINADORA

________________________________

Prof. ..............................................

________________________________

Prof. ..............................................

_______________________________

Prof. ..............................................

Agradecimentos (opcional)

À minha família e colegas de trabalho

Maria da Silva, minha esposa, Marcelo e Rafael, meus filhos, dos quais sempre recebi amor, compreensão e apoio durante a realização desse trabalho e ao longo da minha vida pessoal e profissional.

Dedicatória (opcional)

O trabalho poderá ser dedicado a alguém (familiares, amigos ou outros) por meio da produção textual ou da menção da pessoa a quem se dedica. Deve ser utilizada uma página do relatório apenas para esta homenagem, alinhando-se o texto, preferencialmente, à margem inferior direita à 8cm da margem esquerda/justificado, sendo observado o parágrafo. Quando existir fonte, esta deve ser referenciada e alinhada à margem direita. Estilo da fonte: Times New Roman, tamanho 10, espaçamento entre linhas simples.

Epígrafe (opcional)

Elemento opcional, exposto após os agradecimentos, em folha distinta. Deve ser utilizada uma página do relatório apenas para esta homenagem, alinhando-se o texto, preferencialmente, à margem inferior direita à 8cm da margem esquerda/justificado. Quando existir fonte, esta deve ser referenciada e alinhada à margem direita. Estilo da fonte: Times New Roman, tamanho 10, espaçamento entre linhas simples.

RESUMO

Elemento obrigatório, é constituído por meio de uma seqüência de frases concisas e objetivas. Não deverá ultrapassar 500 palavras. O resumo deve ser produzido com fonte Times New Roman (12), em espaçamento simples e sem parágrafo. O resumo apresenta em primeiro lugar o objetivo do trabalho, seguido da metodologia empregada, os resultados e conclusões.

LISTA DE ILUSTRAÇÕES (opcional)

Lista de ilustrações (opcional) -Deve ser elaborada de acordo com a ordem das figuras apresentadas no trabalho.

Gráfico 1 Análise estatística da pesquisa .................................................. 25

LISTA DE TABELAS (opcional)

Lista de tabelas (opcional) - Deve ser elaborada de acordo com a ordem das tabelas apresentadas no trabalho.

Tabela 1 Concentração de metais pesados nos sedimentos ........................... 36

LISTA DE ABREVIATURAS SIGLAS E SÍMBOLOS (opcional)

Lista de abreviaturas e siglas (opcional) -Relação alfabética das abreviaturas e siglas utilizadas no trabalhos.

CLP Central Lógica de Programação

E-MAIL Electronic Mail

FINEP Financiadora de Estudos e Projetos

% Porcentagem

 Delta

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 8

2 Fundamentação TEÓRICA – REVISÃO DE LITERATURA 9

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

REFERÊNCIAS 14

ANEXOS 16

Elementos Básicos de mografias e relatórios 20

1 INTRODUÇÃO

Esta parte do trabalho contém o relato da situação que foi pesquisada, seus objetivos e sua justificativa. Face a isto, os itens que compõem a introdução são: 1.1 Apresentação do Tema e Delimitação, 1.2 Objetivo Geral, 1.2.1 Objetivo Específico e 1.3 Justificativa (teórica e prática) do estudo.

2 Fundamentação TEÓRICA – REVISÃO DE LITERATURA

É aprincipal parte do texto. Deve constar a delimitação do assunto tratado e todos os elementos necessários para situar o tema dotrabalho.

A revisão de literatura é a busca consolidada pelo estudante para fundamentar o estudo. Proporciona uma melhor análise das atividades desenvolvidas, bem como a focalização e o aprofundamento do trabalho sobre determinada temática. A revisão de literatura implica:

  • levantar conceitos teóricos, métodos e instrumentos de análise;

  • rever trabalhos ou aplicações semelhantes em outros contextos;

  • descrever, comparar com outros estudos já realizados a respeito.

3 DESENVOLVIMENTO DO TCC

Neste item deverão estar todas as evidências do desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso.

4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Se noprojeto o estudante apresenta “como” pretende atingir os objetivos específicos, no Trabalho de Conclusão de Curso deve ser descrito o que de fato foi realizado. Destaca-se nesta etapa o tipo de coleta de dados, o universo onde se deu a pesquisa, instrumentos utilizados, se for o caso, a população, o objeto de estudo, a amostra, o processo de amostragem, a forma e estratégia de coleta de dados e informações, as técnicas estatísticas empregadas nas análises, no caso de abordagem quantitativa, assim como as atividades realizadas antes,durante e após a coleta de dados e o referencial teórico, no caso de abordagem qualitativa.

Uma forma eficaz para elaborar a descrição dos procedimentos metodológicos se dá por meio do comentário sobre cada etapa proposta no cronograma do plano ou projeto de TCC. “O relato inclui quaisquer desvios em relação ao plano inicial, tendo em vista as dificuldades de acesso aos dados ou tempo para concluir o planejado”. (ROESCH, 1999).

5 RESULTADOS – DESCRIÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS

Inicialmente,neste capítulo, faz-se a apresentação dos dados, sua descrição e análise. É importante que o estudante considere o propósito inicial, o qual buscava responder algumas indagações, as quais deverão orientar sua descrição. Neste momento, o estudante poderá utilizar para a apresentação dos dados ilustrações e tabelas (desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, quadros). Porém, salienta-se que estes não devem exceder 20% da parte textual. É importante também frisar que todas as ilustrações ou tabelas devem ser analisadas.

Nesse sentido, descrever os dados permite “configurar com clareza a situação atual ou o sistema existente na organização”. (ROESCH, 1999, p.187). A análise propicia a identificação da “situação problema”. Os dados obtidos devem ser relacionados com a teoria existente, a fim de possibilitar a verificação dos pontos críticos, problemas ou descobertas. Os resultados podem ser comparados a outros projetos, situação ou analisados à luz de modelos teóricos sobre otema.

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Consolidandoo capítulo final do Trabalho de Conclusão de Curso, este pode iniciar-se por um pequeno resumo do trabalho desenvolvido por meio dos objetivos traçados no plano. As conclusões referem-se aos dados e resultados obtidos na pesquisa .

As propostas e sugestões são as contribuições do trabalho para a organização-alvo (empresa onde foi realizado ), uma vez que todos os trabalhos de caráter científico decorrentes da prática profissional interferemno contexto organizacional, possibilitando uma proposta de mudança que pode ou não ser implantada, em algum sentido para a organização-alvo.

REFERÊNCIAS

Consideram-sereferências, a lista de todos os documentos utilizados para a realização do trabalho.

GLOSSÁRIO

É arelação de palavras de uso restrito, acompanhada das respectivas definições, que figura após o texto, com o objetivo de esclarecer o leitor sobre o significado dos termos empregados no trabalho.

(Parte 1 de 2)

Comentários