Organização da Central de Material Esterilizado

Organização da Central de Material Esterilizado

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INTRODUÇÃO

Nosso trabalho enfoca a organização numa Central de Material Esterilizado e tem como objetivo mostrar o projeto ideal de uma CME de acordo com a legislação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária na Resolução – RDC nº 50, de 21 de fevereiro de 2002, que dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde.

A Central de material esterilizado (CME) – é a unidade destinada à recepção, expurgo, limpeza, descontaminação, preparo, esterilização, guarda e distribuição dos materiais utilizados nas diversas unidades de um estabelecimento de saúde. Pode se localizar dentro ou fora da edificação usuária dos materiais.

DESCRIÇÃO DAS ÁREAS

Recepção e Expurgo :

Local destinado a recepção, desinfecção, lavagem e separação de materiais:

- 0,08 m2 por leito, com área minima de 8,0 m2;

- lavagem e preparo de luvas: 7,0 m2;

- recepção de roupa limpa: 4,0 m2

Mesa de Inox

Bancada

Baldes c/ pedal

Balcão c/ pia

Área de lavagem de material

Balcão c/ pia

Balde c/ pedal

Hamper

Mesa auxiliar

Bancada

Área de recepção, separação e descontaminação de materiais

É nessa área que está centralizada grande quantidade de artigos sujos com sangue, secreção e excreção.

Esta área deve dispor de pias próprias, com cubas fundas para evitar respingos no trabalhador e em número suficiente para atender a demanda de materiais sujos a serem lavados, torneiras com disponibilidade de água quente e fria, adaptadas para possibilitar a limpeza de tubulações e artigos com lúmen e balcões em aço inoxidável, para propiciar facilidade de limpeza, onde os materiais são depositados para posterior secagem e separação.

É recomendado o uso de equipamentos para a lavagem de artigos, pois efetuam a limpeza e a descontaminação, simultaneamente, substituindo vantajosamente a limpeza manual, pelos riscos ocupacionais que esta oferece, tanto os biológicos, pelo contato com os artigos contaminados, como os mecânicos, pelo risco de corte e perfuração na manipulação de objetos perfuro-cortantes.

Esta área deve contar ainda com suporte de hamper, recipiente para lixo, recipientes para a colocação de artigos em soluções detergentes ou germicidas, suportes que favoreçam a secagem de sondas e tubulações, escovas e esponjas para a limpeza, sabões, detergentes, desinfetantes e compressas ou toalhas macias para a secagem dos materiais.

Por ser um local onde se manipulam muitos materiais sujos e há grande disseminação de microrganismos, é indicado que no expurgo haja ar condicionado com pressão negativa, de forma a evitar a sua propagação para as áreas e corredores adjacentes.

Área de Preparo:

Local destinado a revisar, selecionar, preparar, acondicionar, identificar e datar o material a ser esterilizado.

- preparo de materiais e roupas: 0,25 m2 por leito, com no mínimo 12,0 m2;

Mesa de Inox

Bancada

Estante modulada

Balde c/ pedal

Balde c/ pedal

Pia de escovação

Carro p/ transporte

Área de recepção de roupa limpa

Suporte de cestos

Cesto de lixo

Balde c/ pedal

Mesa

de Inox

Mesa auxiliar

Microcomputador

Impressora

Visualizador de R-X

Área de preparo

Esta Área se divide em várias seções, de acordo com o artigo a ser preparado: roupas, vidraria, material inoxidável, instrumental cirúrgico, borracha e alguns Materiais especiais, como por exemplo, gaze vaselinada, cadarços, drenos de Penrose e outros.

Além dos materiais que estão sendo preparados, encontram-se também os que aguardam esterilização, devidamente embalados e identificados, geralmente contidos em cestos aramados.

Devem constar deste local, carros para o transporte de materiais, armários e prateleiras para a guarda de embalagens e materiais de reserva, bancadas, mesas espaçosas que facilitem a abertura dos campos para a inspeção rigorosa e a dobradura dos mesmos, escadas, cadeiras, cestos aramados com os respectivos suportes, equipamentos para termo-selagem das embalagens, suporte e hamper e recipiente para lixo.

É necessário ressaltar a importância da adequação das mesas, bancadas e cadeiras, e modo a possibilitar ao trabalhador uma postura correta e confortável durante a jornada de trabalho. Assim, as cadeiras devem ter altura regulável, encosto para as costas e apoio para os pés, sendo totalmente inadequadas as banquetas, encontradas rotineiramente nas CMEs.

A iluminação neste setor deve ser cuidadosamente planejada, para facilitar aos trabalhadores a inspeção dos materiais, quanto à integridade, presença de corpo estranho e eficácia do processo de limpeza. Há no mercado mesas que contam com lâmpadas fluorescentes instaladas sob o tampo transparente, com a finalidade de permitir melhor visualização e inspeção dos artigos médico-hospitalares.

Área de Esterilização :

Espaço destinado à esterilização do material.

Área Mínima: De acordo com o equipamento utilizado, obedecendo a distância de 60 cm entre as autoclaves.

- esterilização química: 4,0 m2;

Estante modulada

Bancada

Carros p/ transporte

Área de esterilização física

Armário

Balde c/ pedal

Balcão

c/ pia

Lava-olhos

Área de esterilização química líquida

Estufa bacteriológica

Capela de Fluxo Laminar

Cesto de lixo

Impressora

Microcomputador

Armário vitrine c/ porta de vidro

Balde c/ pedal

Pia

Laboratório de Controle de Qualidade

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