(Parte 1 de 3)

w.discipuladosemfronteiras.com/contato.php 1

APOSTILA 01 – TEOLOGIA SISTEMÁTICA:

AULA 4 - HOMEM

ANTROPOLOGIA - A DOUTRINA DO HOMEM: Referências (2 Pe.1:4; 1 Jo. 3:2 )

NOMENCLATURA NO ANTIGO TESTEMANTO EM HEBRÁICO: * ‘adam aw-dawm’ - homem, humanidade (designação da espécie humana) como indivíduo, humanidade (Gn. 1:26); * zakar - macho (referindo-se a seres humanos e animais) – (Gn.1:27);

* ‘iysh - significa ser existente; criatura humana (alguém) – (Gn.2:24);

* ‘enowsh - homem mortal, pessoa, humanidade (2 Cr.14:1);

* geber - homem forte, guerreiro (habilidade para lutar)-(Sl.92:14);

NOMENCLATURA NO NOVO TESTEMANTO EM GREGO: * anthropos - ser humano, seja homem ou mulher; genericamente, inclui todos os indivíduos humanos, com a noção adicionada de fraqueza. (Mt.4:4);

1)EVOLUÇÃO X CRIAÇÃO: Argumento científico-Teológico: Será que a evolução tem base bíblica ou científica?

Só Deus estava presente quando tudo começou; ou Deus ou ninguém. A probabilidade da formação da vida na evolução é tão pequena que exige o milagre pela fé, da geração espontânea. Quanto ao relativismo, não podemos supor que absolutos não existam porque isso já seria criar o absoluto de que absolutos não existem.

Se tudo é relativo e não há verdade absoluta, é relativo em relação a que absoluto? Todo mundo é religioso pois não há como provar cientificamente que Deus não existe, pois os ateus crêem na inexistência da divindade e isso é fé, tratada pela religião.

QUADRO COMPARATIVO: Modelos para a ciência e a história:
EVOLUCIONISMOx CRIACIONISMO:
(Espontâneo/seleção natural)x (planejado/proposital)
No princípio:???? x Deus

Aparecimento do Espaço, matéria e tempo: Explosão do Big Bang x Criação temporal (Ato

Sobrenatural).

Aparecimento do Universo: Expansão do Big Bang durante bilhões/anos x Criação Especial com Idade Aparente.

Aparecimento da Vida Vegetal: Universo Estéril produziu vida espontaneamente x Criação completa, complexa e diversificada;

Aparecimento da Vida Vegetal: universo estéril produziu vida espontaneamente x Criação completa, complexa e diversificada.

Método do Aparecimento: Probabilidade e chance x planejamento e execução. Tempo de Existência: bilhões de anos (14a20 bi) x milhares de anos(Apx. 10 a 13 mil)

Quem apertou o “botão” do big bang? O que produziu instabilidade no Universo? Tendências:EVOLUÇÃO x CRIAÇÃO;

Religião: Humanismo x Cristianismo (Deus); Ética: Relativismo x Absolutos de Deus (Bíblicos); Moralidade: Relativismo x Padrões morais de Deus; Sociedade: Relações de libertinagem e prostituição x Tradições e manut. das famílias; Governo: Totalitarismo x Democracia

MODELOS QUE INFLUENCIARAM A LÓGICA DE PENSAMENTOS: HISTÓRIA DO PENSAMENTO EVOLUCIONISTA: (Não começou com Darwin há 150 anos atrás...) w.discipuladosemfronteiras.com/contato.php 2

* TALES DE MILETO (621 A 543 a.C.): Disse que o mundo evoluiria da água por processos naturais. * ANAXIMANDRO DE MILETO – seguidor de Tales de Mileto (610 – 547 a.C.): Disse que o mundo surgiu do elemento “apeíron” que seria formado da água, ar, fogo e terra. * EMPÉDOCLES DE AGRIGENTO (492-430 a.C.): Disse que os animais e vegetais surgiram em épocas diferentes e que sobreviveu o melhor capacitado , pois a vida animal surgiu muito tempo depois da vida vegetal. * LÉUCIPO (Séc. V a.C.): Fundador da filosofia atômica – Disse que o universo é apenas formado por átomos e espaços vazios.

* DEMÓCRITO (460-370 a.C.):Criador do Atomismo;A realidade é formada só por ínfinitos átomos. SÉCULO XVII:

* J.S.Wammerdan (1637-1680): Disse que todas as espécies são oriundas de uma única ancestral

(criada).

* G.W. Leibnitz (1656-1716): Disse que todas as classes de animais são ligadas por transições, mas não apresentou nenhuma.

* P.L.M.de Mampertuis (1698-1759): Disse que a sobrevivência seria do ser mais capaz. SÉCULO XVIII: * D.DIDEROT (1713-1784): Falou sobre a Seleção Natural.

* ERASMUS DARWIN (1731-1794): Disse que a evolução é dirigida por influências ambientais.

* J.B. DE LAMARCK (1744-1829): Disse que da herança provinha as características adquiridas. SÉCULO XIX: * ROBERT CHAMBERS (1802-1871):Disse que havia evolução como processo natural.

* CHARLES DARWIN (1809-1882): Deu introdução a Origem das Espécies, evidenciada em

24/1/1959. * HERBERT SPENCER (1820-1903): Introduziu o conceito de evolução;um sentido mais moderno.

HISTÓRIA DO PENSAMENTO CRIACIONISTA: * JÓ (2100 a.C.): Disse que o Universo foi feito por um Criador.

* MOISÉS (1450 a.C.): Disse que o Universo foi feito pelo Criador e com uma idade aparente.

* SALOMÃO (950 a.C.): Disse:o Universo foi pelo Criador e obedece leis estabelecidas.

* PLATÃO (427-347 a.C.): Disse que o Universo foi feito por um Criador de acordo com um plano racional e que o Universo não é eterno. * ARISATÓTELES – Discípulo de Platão (384 – 322 a.C.): Disse que o Universo foi criado e é eterno – Aceitava a redondeza da terra e a geração espontânea de vermes,larvas, vespas e carrapatos. SÉCULO XVI: * Johannes Kepler (1571-1630): Disse que o mundo dos homens, da natureza e de Deus todos eles se encaixaam e que Deus, o Criador, trouxe à existência, todas as coisas do nada. SÉCULO XVII: * Isaac Newton (1683-1727): Disse que aceitava a Bíblia como autoridade em todos os assuntos e que a ciência não existia para provar a Bíblia, mas a Bíblia para dirigir a boa ciência. SÉCULO XVIII:

* Leonard Euler (1707-1783): Disse que aceitava a Bíblia como a única verdade absoluta. Dizia que a matemática do Universo é perfeita e um trabalho de um sábio Criador e que nada acontece no Universo sem que uma regra de um máximo ou de um mínimo apareça. SÉCULO XIX: * James Clarck Matson (1831-1879): Escreveu sobre a inerrância e a infabilidade da Bíblia.

* Wernher Van Braum (1912-1977): Phd em Ciência Aeronáutica-Disse que ao se contemplar os mistérios da fé, se compreende a existência do Criador. (Fora estes, há cerca de 150 nomes de homens da ciência que aceitavam a Bíbliaa na íntegra...).

PROPOSIÇÃO 1: A TEORIA DA CRIAÇÃO ESPECIAL: Todas as coisas criadas constituem um produto de um ato único e soberano por parte de um Criador (Deus) onisciente, onipotente, onipresente w.discipuladosemfronteiras.com/contato.php 3 e pessoal, o qual não depende de sua criação para a sua existência, nem é parte dela. Ciência do Aprendizado: Quanto mais complexa, mais inteligência.

PROPOSIÇÃO 2: TODO UNIVERSO FOI CRIADO EX-NIHILO (do nada), COMPLEXO E FUNCIONAL-MATURIDADE E ESTABILIDADE COM UMA IDADE APARENTE RECENTEMENTE (MILHARES DE ANOS): Matéria, espaço, energia e entropia – a tendência é que tudo fique desorganizado diferente da proposta evolucionista que acha que tudo se organizará. (A ferrugem é prova da desorganização).

PROPOSIÇÃO 3: TODAS AS FORMAS DE VIDA FORAM CRIADAS NO PRINCÍPIO-

SOBRENATURALMENTE, COMPLEXAS (Desenho e inteligência), PERFEITAS (Completas), COM DIVERSIDADE BÁSICA. A genética e a palentologia afirmam que a organização e a complexividade diminuem com o tempo. Por exemplo, a escrita cuneiforme babilônica e os hierogrifos egípcios demonstram inteligência dos antepassados. Os cientistas do passado faziam cálculos complexos, sem o uso do computador.

PROPOSIÇÃO 4: A DIVERSIDADE DENTRO DOS GRUPOS DE ORGANISMOS VIVOSCRIADOS EM ESPÉCIES DISTINTAS, COM FORMAS ORIGINAIS, GENETICAMENTE POLIVALENTES. Todos os tipos básicos foram chamados à existência simultaneamente, onde as variações seriam dentro dos grupos e não de um só.

PROPOSIÇÃO 5:O PLANETA TERRA EXPERIMENTOU NA SUA EXISTÊNCIA UM DILÚVIO

UNIVERSAL RECENTE (CATASTRÓFICO): Isso explica a coluna geológica extratificada, a formação de fósseis e a movimentação das placas continentais (hidroplacas).

PROPOSIÇÃO 6: EXISTEM EVIDÊNCIAS SUBSTANCIAIS ACIMA DA BIOSFERA, NA

BIOSFERA E EMBAIXO DA BIOSFERA: Estas evidências compõem as cinco primeiras proposições da Teoria da Criação Especial. (A própria vida aponta para Deus: Sl.139:14; Rm.1:20).

Quem não tem base científica, não é real: No ano de 1859, Charles Darwin publica o seu livro “A Origem das Espécies”, desenvolvendo duas hipóteses principais: • A evolução ocorreu realmente-todas as formas presentes de vida se desenvolveram de outras formas primitivas; • O processo evolutivo deve ser explicado pela seleção natural (incluindo a doutrina da sobrevivência do mais apto), operando sobre variações ao acaso. (Que já é um ateísmo). Cientistas concordaram com o fato da evolução, mas queriam saber se ela ocorrera realmente e como ocorrera.

A evolução implica em que “todas as formas de vida” que existem atualmente sobre a terra são derivadas de uma (ou de muito poucas) formas originais e primitivas de vida, através de uma série de transformações relacionadas entre si, as quais se originaram todas de forma exclusivamente natural.

1 - Tudo que não pode ser observado, não é ciência. (Observação é ponto chave do cientificismo): Não tem como observar a Criação, mas temos a revelação da Palavra que não é científica. A evolução diz que a matéria sempre existiu e auto-capacidade transformou-a em vidas complexas de unicelulares evoluídos e que big-bang explodiu e deu origem a tudo. Não tem como observar evolução da matéria nem big-bang, assim a evolução não é científica. 2 - Evidências da natureza determinam se postulados estão corretos: Criacionistas crêem num Deus que criou tudo perfeito; Evolucionistas acreditam que matéria se evoluiu e o processo de evolução continua. As 4 Leis da Ciência:(Supremacia sobre todas as Leis) falarão a respeito disso comprovando ou a Evolução ou a Criação: 1ª Lei da termodinâmica: Conservação de Energia - Não pode ser criada nem destruída, podendo passar de estado para outro mas a quantidade do universo é sempre a mesma. Se evolução é global, energia deveria estar sendo criada, o que fere esta lei mas não fere a criação de Deus que fez tudo perfeito. 2ª Lei da Termodinâmica: O universo caminha de níveis organizados para níveis cada vez mais desorganizados: A evolução diz o contrário, afirmando que o universo se organiza cada vez w.discipuladosemfronteiras.com/contato.php 4 mais.No caso da Criação, Deus fez tudo completo, total, puro e grande mas o pecado entrou no mundo e desorganizou. 3ª (Pasteur) - Lei da Biogênese: Somente um ser vivo pode fazer surgir outro ser vivo semelhante. Como evolução diz que da matéria inanimada surgem seres com vida complexos? Matéria inanimada não produz vida. Criação, a Bíblia diz em Gn.1:26 - Façamos o homem; Deus vivo produziu criaturas vivas. 4ª Lei da Causa e do Efeito - Nenhum efeito é quantitativamente maior e qualitativamente superior à causa. Como o homem um ser vivo complexo pode ter surgido de uma matéria? Pela evolução, a matéria produzindo homem, se ser humano é da matéria, efeito é maior que a causa. Pela criação, somente um Deus superior, inigualável poderia criar seres inferiores; Deus é superior aos homens criados e a tudo criado. (Jr. 32:17; Is.5:8). 2 Postulados Sobre as espécies: A Criação, em (Gn.1:1-12) e (Gn.20:21) fala de animais e vegetais segundo a sua espécie, mas a Evolução - Afirma que há variabilidade genética com formas de vida transicionais; uma espécie com outra produz outra. OBS: 1956 - Mendel descobriu código genético:Característica de uma espécie somente passa para a futura, se codificada no código genético da espécie. A moderna genética molecular diz que a estrutura de cada espécie é única e particular p/produzir aquela espécie. Espécies diferentes originam ser sem capacidade de reprodução. No caso das Mutações: As mutações são aleatórias, quase sempre produzindo lesões aos organismos e assim, desorganizam e não organizam para estágios mais avançados;retiram complexidades do organismo;involuem e não evoluem;causam entropia, que é a desordem ao sistema. No caso dos Fósseis: Os fósseis são animais e plantas soterrados que viram rochas e sítios arqueológicos.

Paleontologia: Fósseis mais completos que existem são dois: Homem de Nerthandal e homem de

(Parte 1 de 3)

Comentários