Correntes Historiográficas-Conceito de Tempo-Divisão tradicional da História

Correntes Historiográficas-Conceito de Tempo-Divisão tradicional da História

Historiografia e Teoria da História

CONCEITOS DE HISTÓRIA: os conceitos de História variam de período para período e entre as várias correntes historiográficas, sendo estas as mais importantes:

  • Positivismo: essa corrente visava explicar a História através do estudo dos fatos, datas e personagens históricos considerados importantes durante o período em estudo.

  • Marxismo: o marxismo (também chamado de Materialismo Histórico) tenta explicar as mudanças históricas através das condições materiais, modos de produção ou disputa entre classes sociais existentes em determinado período histórico.

  • História Nova (Escola dos Annales): para essa corrente historiográfica o estudo da História é o estudo do cotidiano de um povo, do modo como viviam, se organizavam, produziam ou se relacionavam política e socialmente.

CONCEITOS DE TEMPO: Varia também de escola para escola e do uso e das características que se considera no estudo da História:

  • Tempo Histórico: conjunto de características de uma sociedade em determinado período de sua História.

  • Tempo Cronológico: é o tempo determinado, medido pelo relógio, contado em anos, séculos, milênios, etc.

Contagem dos séculos:

  • Anos terminados em 00: se o ano termina em dois zeros retiram-se os dois últimos zeros e o valor que ficar corresponde ao século (Ex: 1500 -> 15 -> século XV);

  • Anos terminados em algarismos diferentes de 00: retiram-se os dois últimos algarismos e adiciona-se 1 (um) ao valor que sobrar. O resultado corresponde ao século. (Ex: 1520 -> 15 + 1 -> 16 -> século XVI).

Contagem dos séculos:

  • Se os anos estão na mesma era (a.C. ou d.C.): diminui-se o menor valor do ano do maior valor do ano. (Ex: entre 200 d.C. e 1.800 d.C. = 1.800 - 200 = 1.600 anos transcorridos);

  • Se os anos estão em era distintas (a.C. ou d.C.): somam-se os valores dos anos (Ex: entre os anos 1.200 a.C. e 1.800 d.C. = 1.200 + 1.800 = 3.000 anos transcorridos);

DIVISÃO TRADICIONAL DA HISTÓRIA

É uma forma de se estudar a História dividindo-a em períodos de séculos ou milênios que tenham características mais ou menos semelhantes. É uma divisão que leva em conta, principalmente, a História da Europa.

FONTES HISTÓRICAS

É tudo aquilo que pode fornecer informações sobre determinado período histórico, determinado povo ou civilização. Qualquer coisa que possa ser estudada e gerar conhecimento histórico. Exemplos: Fotos, mapas, músicas, poesias, fósseis, pinturas, etc.

Comentários