Regras que comandam as expressões numéricas

Regras que comandam as expressões numéricas

REGRAS QUE COMANDAM AS EXPRESSÕES NUMÉRICAS

O caderno de capa dura do vovô Joaquim já estava quase pelo meio. Quanta coisa interessante os netos já haviam vivenciado! Bom saber! Bom conhecer! Bom descobrir!

E lá estavam os netos com o caderno aberto na página em que iriam participar de uma verdadeira festa. Começaram a ler todos , com muita atenção , a primeira página da nova história.

OS SINAIS DAS OPERAÇÕES E ALGUNS SÍMBOLOS MATAMÁTICOS ESTAVAM MISTURADOS E EMBARALHADOS FAZENDO A MAIOR CONFUSÃO NA PÁGINA.

Mil ruídos estavam sendo ouvidos. O que estava acontecendo? Parecia uma desorientação geral. Um dos sinais , o da adição, + , pedia a todos que se controlassem e se organizassem.

- Nós temos que somar sempre. Não tumultuem.

O sinal da subtração não deixou por menos e logo falou:

- Eu sou mais importante. Tomem cuidado , eu estou sempre tirando tudo.

A divisão se assanhou e disse:

-Eu divido com mais rapidez.

E cada sinal queria aparecer mostrando sua importância, quando de repente , um grande branco se abriu no canto da folha .Todos os símbolos trataram logo de se acomodar e uma voz rouca soou. Era um sinal de associação , o Dr. Chaves { }.

- Vamos nos organizar .Todos vocês são importantes , mas existem regras de prioridades que os matemáticos criaram e precisam ser cumpridas. Vou dar as regras para vocês se aquietarem.

1º- Devem ser feitas as multiplicações e divisões , na ordem em que aparecem, ou seja , quem estiver na frente será resolvida em primeiro lugar.

2ª –Devem ser feitas as adições e subtrações na ordem em que aparecem.

Os outros dois sinais de associação, o Dr, Parênteses ( ),e o Dr. Colchete [ ] , vieram gritando, vermelhos de raiva , e disseram juntos e em bom tom:

-E nós , como ficamos?

-Calma, calma ,disse o Dr. Chaves, nós que somos os sinais de associação, também temos regras para cumprir.

1º- Devem ser feitas as operações que estão dentro dos parênteses.

2º- Devem ser feitas as operações que estão dentro dos colchetes.

3º- Devem ser feitas as operações que estão dentro de mim , ou seja , dentro das chaves, pois quando apareço, todos vocês estão no meu interior.

Vô Joaquim chegou ao sótão naquele exato momento.

-Eu cheguei na hora certa ! Mãos à obra, meninos ! Vamos participar desta festa, brincar com os números , as operações e os sinais de associação. As expressões são feitas misturando-se bem todos os números e os sinais. Vocês viram que cada um tem a sua função e há uma ordem a ser cumprida. Vamos fazer várias combinações e encontrar muitos resultados interessantes. Peguem seus cadernos e resolvam.

Com a “Festa das Expressões “ , vocês aprenderam as regras para trabalhar os sinais das operações e os símbolos matemáticos numa expressão numérica.

Realize as atividades abaixo,sempre que preciso volte e consulte o texto:

1-Transcreva do texto os sinais usados nas operações.

2- Transcreva agora os símbolos matemáticos, os elementos de associação.

3-Enumere as regras de prioridade que os matemáticos criaram para resolver as expressões numéricas.

Regras dos sinais:

Regras dos símbolos:

4-Monte você as expressões relacionadas às situações abaixo, depois resolva-as:

a- Helena coleciona papéis de carta. Domingo , ela comprou 5 papéis de carta e , na segunda-feira, comprou mais 27. Resolveu dar 2 de seus papéis que eram repetidos em troca de 9 outros que ela ainda não tinha. Com quantos papéis Helena ficou?

b- Um comerciante comprou 5 embalagens com 6 bombons Sonho de Valsa em cada uma , e 4 embalagens com 9 bombons Serenata de Amor em cada uma delas. Já tinha, na sua prateleira, 48 bombons. Durante uma semana, vendeu36 bombons.Quantos bombons ele ainda tinha para vender?

5- Resolva as expressões abaixo.Volte sempre que preciso ao texto para tirar suas dúvidas:

  1. 56- 18 + 7 =

  1. 117 + 14 + 6 – 5 =

  1. 48 + 15 – 37 + 7 -12=

  1. ( 29 + 37 ) – 18 =

  1. [ ( 36 + 57 ) + ( 2 x 15 ] : 3 =

  1. { 6 + [ 3 x ( 8 : 2 + 1 ) ] – 13 } =

g- [ ( 4 x 52 ) + ( 3 x 60 ) + 82 + ( 82 : 2 ) ] – 258 : 3 =

Comentários