Resenha - racionalização do trabalho

Resenha - racionalização do trabalho

RACIONALIZAÇÃO DO TRABALHO Por: Geyse Miguel

Racionalização do trabalho nada mais é que a interação dos profissionais com a rotina de trabalho, realizando suas atribuições com dinâmica. Sejam em grandes montadoras ou em uma feira livre, por exemplo, deve-se racionalizar os movimentos, economizar tempo e material, otimizando assim, a qualidade dos serviços prestados e o produto final, tornando-se assim mais produtivos.

A desmotivação no ambiente organizacional gera dentre outros agravos como, acidentes, ociosidades e perca no processo. A metodologia imposta pelas instituições muitas vezes mal elaboradas desde o recrutamento e seleção até o resultado das ações propostas, torna-se uma ferramenta argumentativa para que os colaboradores atribuam à falta de estrutura da empresa as disfunções ocorridas no meio organizacional.

Partindo desses colaboradores a falta de motivação e interesse para com o trabalho surge à política da fadiga constante, demonstrando que quando se realiza uma atividade de maneira prazerosa os resultados são normalmente positivos, de contra partida, ao realizarem funções de forma relapsa, os fins são insatisfatórios tanto para os líderes quanto para funcionários, que são submetidos a constrangimento e desgaste emocional.

Comentários