Empresa fictícia

Empresa fictícia

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INTRODUÇÃO

Este plano tem como objetivo apresentar os estudos e análises de viabilidade da criação da empresa ACANNF Ltda. que terá seu foco negociação do direito de uso de patente, de pessoas interessadas em vendê-las ou comprá-las.

Toda a fonte da empresa vem da posse que a mesma possui do direito de invenção da suspensão para bancos de ônibus e aviões, distribuído-as as empresas que interessarem-se.

A estrutura da empresa será simples, já que não necessita de grandes espaços, adaptando a sua real necessidade, contudo visando o oferecimento do melhor serviço aos seus clientes.

1.0 DESCRIÇÃO DAS LINHAS GERAIS DO NEGÓCIO

1.1 Oportunidades de Mercado Detectadas

A pesquisa e o desenvolvimento para elaboração de novos produtos (no sentido mais abrangente) requerem, na maioria das vezes, grandes investimentos. Proteger esse produto através de uma patente significa prevenir-se de que competidores copiem e vendam esse produto a um preço mais baixo, uma vez que eles não foram onerados com os custos da pesquisa e desenvolvimento do produto. A proteção conferida pela patente é, portanto, um valioso e imprescindível instrumento para que a invenção e a criação industrializável se tornem um investimento rentável. Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgados pelo Estado aos inventores ou autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação. Em contrapartida, o inventor se obriga a revelar detalhadamente todo o conteúdo técnico da matéria protegida pela patente. Durante o prazo de vigência da patente, o titular tem o direito de excluir terceiros, sem sua prévia autorização, de atos relativos à matéria protegida, tais como fabricação, comercialização, importação, uso, venda, etc. (http://www.inpi.gov.br/menu-esquerdo/patente/pasta_oquee)

O direito de excluir terceiros à comercialização sem a prévia autorização, e com o direito de uma patente em mãos, torna-se uma oportunidade de negócios inigualável, por possuir exclusividade.

    1. Por que desta forma?

O presente plano de negócio será desenvolvido com o intuito de analisar minuciosamente o ambiente do mercado e estudar detalhadamente a realidade deste setor, para viabilizar a implantação de uma empresa que possa assessorar, agenciando possuidores de patentes a fazerem bons negócios, e também levar as empresas a inovarem, com a exclusividade da patente o seu negócio.

A empresa é detentora de uma patente, onde “aluga” o direito de produção a terceiros. Os empresários perceberam que neste ramo de negócio existem muitos inventos viáveis, porém sem nenhuma produção, ou mesmo divulgação. Isso se deve a grande ponte existente entre os donos de patentes e a indústria.

Aptos a desenvolver projetos, a equipe da ACANNF ltda. percebeu que se intermediassem as negociações, poderia lucrar junto com os outros envolvidos (empresa que produzirá e inventor), claro que com uma porcentagem bem menor. Tudo dependerá da do planejamento que está sendo feito para a viabilidade do negocio.

A empresa espera atingir um crescimento no mercado de 18%, com o aumento de contratos com os clientes em até 4 anos. Será um diferencial de a empresa ser a “ponte” do negócio, avaliando o poder de quem vende e quem compra, onde todos sairão ganhando, e não só um. Com isso alcançará seu benefício: crescimento com honestidade e credibilidade cada vez maior no mercado.

    1. Produto inicial:

Patente: Suspensão para bancos

Idéia original da equipe, patenteada quando ainda estudantes de administração. É um projeto onde visa mais conforto para viajantes de ônibus e avião.

Funcionamento: quando acionada a alavanca para que o encosto do banco se incline, antes o banco, possuindo um sistema de suspensão, eleva-se alguns centímetros da posição inicial, a fim de trazer conforto para a pessoa que se encontra no banco de trás. É totalmente burocrático e caro a política de patente. É necessária uma paciência até a conclusão do processo.

O documento que comprova a existência da mesma segue em anexo.

1.4 Descrição do Negócio

A ACANNF Ltda., atendendo pelo nome fantasia de ÚNICA será criada para preencher uma lacuna no mercado brasileiro em setores diversos do mercado. A empresa com previsão para ser inaugurada 10 de Março de 2010, com o objetivo de integrar inventores e inventos ao mundo dos negócios.

A empresa irá trabalhar desenvolvendo projetos de consultoria e agenciamento, tendo a visão correta da verdadeira necessidade da cliente, para que possa intermediá-lo na negociação com o possuidor de patente. O cliente terá um produto único, tendo que pagar por isso. Contudo, a cliente estará pisando em chão firme ao fechar o negócio, pois a ACANNF ltda. fará toda a analise de viabilidade para o produto requerido.

Os clientes serão atraídos por muito marketing em revistas de todos os gêneros, principalmente da área administrativas e área de engenharia, a fim de empresas interessadas em ter produtos exclusivos, paguem a intermediários (nós) para procurar os inventos e inovações; ou inventores dispostos em negociar a posse do direito do produto, por tempo determinado, necessitando de um intermediador.

Todo o procedimento, de ambas as partes, será documentado e as porcentagens referente ao serviço prestado acertado previamente. A ACANNF ltda. trabalhará com uma margem de 25% sobre o negocio que foi vendido, e mais 25% do que foi comprado. Ganhará tanto quem compra como de quem vende.

    1. Custo

Uma das empresárias cedeu uma sala no Prédio comercial (Av. Getulio Vargas, 938 APTO 102, bairro VL Esperança, São Lourenço, Minas Gerais). O capital social será investido parte em móveis, computadores e celulares. Um notebook e um celular para cada integrante da empresa, já que serão os próprios donos-funcionários. A empresa possui uma equipe de administradores de empresas. São os próprios sócios que desenvolvem toda a negociação, já que os colaboradores têm todo conhecimento adquirido na faculdade de administração. Serão responsáveis por tudo, desde itens relevantes para manutenção da empresa, bem como a parte burocrática dos setores: Finanças, Marketing, RH e Produção.

    1. Missão

Auxiliar, tanto o cliente que comprará quanto o que venderá o produto, fortalecendo a negociação através de ações inovadoras.

    1. Visão

Ser reconhecida como primeira e melhor empresa intermediadora de patentes do Brasil nos próximos 4 anos, crescendo 18% até lá.

    1. Valores

São definidos como valores essenciais para a empresa:

  • Criatividade

  • Credibilidade no mercado

  • Competência

  • Ética

  • Honestidade

  • Pró-atividade

  1. RESUMO DA EMPRESA

    1. Regime Jurídico e Estrutura Societária

A ACANNF LTDA é uma empresa optante simples e pelasociedade por quotas de responsabilidade limitada (Ltda.)composta por seis sócios. Com isso, estabelece-se a separação patrimonial entre a pessoa jurídica e seus membros. As obrigações de um, portanto, não se podem imputar ao outro. Por tanto os sócios respondem apenas apelo valor das quotas com que se compromete.

A ACANNF ltda. também elege o subtipo de sociedade limitada como sendo de vínculo societário instável, de acordo com o Código Civil de 2002, desta forma, qualquer sócio pode se desligar da empresa, imotivadamente, por simples notificação ao demais com antecedência mínima de 90 dias.

O capital a ser integralizado se destinará a obtenção dos itens necessários na estruturação do novo empreendimento. Cada um dos seis sócios será responsável por integralizar o valor de R$ 10.000,00 ao capital da empresa.

    1. Resumo Inicial das Atividades

A empresa pretende realizar diversas negociações, entre clientes que querem vender patentes ou “alugá-las” e clientes que desejam comprar ou alugar patentes.

A política da empresa será criar, com ética e honestidade, meios para interligar os produtos com patentes a indústria. Tentará estar presente no mercado, com freqüência de negócios em todos os ramos comerciais.

Inicialmente, a administração da empresa e a maioria das tarefas serão executadas pelos próprios sócios. Na medida em que a empresa ampliar o número de profissionais em seu quadro de funcionários, os sócios se concentrarão nas tarefas mais delicadas, tanto da parte técnica quanto da administração da empresa.

O atendimento poderá ser no escritório da empresa, ou através do site que será construído, tanto para fazer o marketing da empresa como também uma porta para negócios. Os sócios também visitarão empresas, oferecendo-as produtos, seguidos de um planejamento prévio, com análise de mercado e viabilidade do mesmo.

A centralização das funções no início das operações, além de ter em vista a redução do custo operacional, permitirá que a gerência adquira experiência de gestão e se prepare para o crescimento da empresa.

Nos meses iniciais, os membros das empresas trabalharão para captar os primeiros projetos e clientes da empresa, além de divulgar a sua entrada no mercado para os clientes potenciais e participar de concorrência das já existentes.

Um grande esforço destes primeiros meses estará voltado em realizar um cadastro das patentes que serão agenciadas pela ACANNF ltda. Neste período será feito um sistema de avaliação, que analisará quesitos fundamentais como necessidade do mercado em adquirir o produto, clientes, preço, etc., avaliando a viabilidade do mesmo.

Aprovada, a patente fica na incubadora da agencia na espera de um comprador. O possuidor da patente passa os direitos da mesma à empresa por tempo pré-determinado, através de contrato, saldando a ACANNF ltda., ao fim da negociação da venda ou aluguel.

Em resumo, todo o esforço inicial estará concentrado em lançar a empresa no mercado e estabelecer uma imagem da mesma perante a sociedade e os clientes potenciais.

    1. Localização

A empresa localiza-se à Av. Getulio Vargas (DR), 938, APTO 102, Bairro VL Esperança, São Lourenço, Minas Gerais.

3.0 Mercados de atuação (análise)

1- Ambiente Macroeconômico e Microeconômico:

Ambiente Econômico: O direito de excluir terceiros à comercialização sem a prévia autorização, e com o direito de uma patente em mãos, torna-se uma oportunidade de negócios inigualável, por possuir exclusividade. Um dos objetivos da empresa, bem como uma estratégia de marketing, é satisfazer o consumidor. Diante das características da ACANNF, seu negócio está voltado às classes A.

Ambiente Político-Legal: A empresa pretende obter todas as certificações e licenças necessárias para atender padrões de qualidade internacionais, almejando credibilidade do cliente. Ao atender esses requisitos a empresa acredita que não terá problemas com leis ou órgãos do governo.

Ambiente Natural: A empresa utilizará de uma marca “verde” agregada à sua propaganda, com a finalidade de demonstrar sua consciência verde, bem como ajudar da empresa associada a se divulgar. Exemplo de empresa que poderia se associar a marca: Greenpeace.

Ambiente Tecnológico: A empresa não produz, contudo oferece produtos para as empresas produzirem. Assim deve estar voltada para aquelas que melhor oferecerem métodos tecnológicos para a finalização do mesmo.

Ambiente competitivo: Podem-se considerar concorrentes todos que possuírem produtos exclusivos, pois oferece exclusividade.

Forças: A exclusividade já mencionada; a equipe totalmente preparada (todos futuros bacharéis em administração); atendimento exclusivo, acompanhado de um planejamento estratégico para o produto oferecido; constante melhoria nos processos.

Fraquezas: A empresa ainda é desconhecida, e sem tradição no mercado.

Ameaças: Não adaptação ou rejeição pelo consumidor pode ser um risco; Os altos investimentos futuros por conta de acompanhamento de mercado;

Oportunidades: Visão de futuro, por conta da carência de novidades no mercado.

  1. Planejamento financeiro

1) Quanto será necessário para iniciar o negócio?

Para iniciar nosso negócio será necessário um investimento inicial de R$ 60.000,00, para a instalação, suprimentos, equipamentos e mobiliários.

2) Existe disponibilidade de recursos para isto?

Sim, os sócios da empresa irão integrar um capital inicial de R$ 10.000,00 reais. Uma das sócias disponibilizou uma sala em um prédio comercial, no centro da cidade de São Lourenço.

3) De onde virão os recursos para o crescimento do negócio?

Para o crescimento do negócio a empresa utilizará um projeto inicial de criação da própria equipe. No entanto, também utilizará de recursos obtidos através de possuidores de patentes que tenham projetos e invenções exclusivos.

4) Qual o mínimo de vendas necessário para que o negócio seja viável?

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