APOSTILA - Exercícios de Química 1º Colegial

APOSTILA - Exercícios de Química 1º Colegial

(Parte 1 de 2)

01 - (FUVEST –SP) Quais das propriedades abaixo são mais indicadas para verificar se é pura certa amostra sólida de uma substância?

  1. Cor e densidade;

  2. Cor e dureza;

  3. Ponto de fusão e ponto de ebulição;

  4. Cor e ponto de fusão;

  5. Densidade e dureza.

02 - (UFSC) Fenômeno químico é aquele que altera a natureza da matéria, isto é, aquele no qual ocorre uma reação química. Baseado nessa informação, analise a(s) proposição(ões) abaixo e indique (F) para fenômeno físico e (Q) para fenômeno químico.

( ) A combustão de álcool ou gasolina nos motores dos automóveis;

( ) A precipitação de chuvas;

( ) A queima de gás de cozinha;

( ) A formação de gelo dentro de um refrigerador;

( ) A formação de ferrugem sobre uma peça de ferro deixada ao relento;

( ) A respiração humana.

03 - (FMU/FIAM-SP): O esquema representa três tubos de ensaio de mesmo diâmetro, contendo cada um a mesma massados seguintes líquidos incolores: água, acetona e clorofórmio.

I II III

Dadas as densidades: dH2O = 1,00g.cm-3; dacetona = 0,80g.cm-3; dclorofórmio = 1,5g.cm-3, podemos afirmar que os tubos I, II e III contêm, respectivamente:

  1. Acetona, água e clorofórmio;

  2. Acetona; clorofórmio e água;

  3. Água, clorofórmio e acetona;

  4. Clorofórmio, água e acetona;

  5. Clorofórmio, acetona e água.

04 - (F. HERMÍNIO OMETTO – SP): Considere os elementos químicos e algumas de suas propriedades físicas:

PF(ºC)

PE(ºC)

d

(g.mL-3)

Cobalto (Co)

1.495

2.900

8,9

Mercúrio (Hg)

-38

357

13,6

Xenônio (Xe)

-112

-108

3

Pode-se dizer corretamente que:

  1. À temperatura ambiente dois são líquidos;

  2. Na temperatura de fusão do gelo dois são gases;

  3. Na temperatura de ebulição da água dois são sólidos;

  4. Volumes iguais dos três têm massas decrescentes na ordem Hg,Co,Xe;

  5. Massas iguais dos três têm volumes decrescentes na ordem Hg,Co,Xe.

05 - Qual é o número de fases e componentes dos sistemas a seguir:

  1. areia e água destilada;

  2. álcool, limalha de ferro e enxofre em pó;

  3. água líquida com 3 cubos de gelo;

  4. estanho durante a fusão.

06 - (UFPB): Classificando-se como elemento (E), composto (C) e mistura (M) os seguintes itens: vinho, ozônio, gasolina, gelo e diamante, obtêm-se, respectivamente:

  1. M,C,M,C,E;

  2. M,E,M,C,E;

  3. M,C,M,C,C;

  4. C,E,M,C,E;

  5. C,M,M,E,E.

QUESTÃO 07: Classifique as substâncias de acordo com o número de elementos:

  1. CH4

  2. H4P2O7

  3. H4[Fé(CN)6]

  4. CH3Cl

QUESTÃO 08: Sob a ação do calor, o gelo passa para o estado líquido. A temperatura ambiente, a naftalina transforma-se em gás. Estes fenômenos são conhecidos, respectivamente, por:

  1. Fusão e sublimação;

  2. Sublimação e fusão;

  3. Liquefação e evaporação;

  4. Calefação e vaporização;

  5. Ebulição e combustão.

QUESTÃO 09( FCC-SP): Considere as seguintes frases relativas a mistura de substâncias.

    1. Os componentes podem estar presentes em quaisquer proporções;

    2. O volume da mistura é a soma dos volumes dos componentes;

    3. As misturas são sistemas polifásicos.

Das três frases somente:

      1. I é sempre verdadeira;

      2. II é sempre verdadeira;

      3. III é sempre verdadeira;

      4. I e II são sempre verdadeiras;

      5. I e III são sempre verdadeiras.

Questão 01 (ITA-SP): Um corpo contém uma mistura de água, acetona, cloreto de sódio e cloreto de prata. A água, a acetona e o cloreto de sódio estão numa mesma fase líquida, enquanto o cloreto de prata se encontra numa fase sólida. Descreva como podemos realizar, em um laboratório de química, a separação dos componentes da mistura. Em sua descrição devem constar as etapas que você empregaria para realizar essa separação, justificando o(s) procedimento(s) utilizado(s).

Questão 02 (FATEC-SP): Considere as misturas:

  1. água e óleo;

  2. água e cloreto de sódio;

  3. água e areia;

Para separarmos completamente a água devemos usar, respectivamente:

  1. funil de separação, destilação simples e filtração;

  2. filtração, destilação simples e funil de separação;

  3. destilação simples, funil de separação e filtração;

  4. filtração, destilação fracionada e decantação;

  5. destilação fracionada, destilação simples e funil de separação.

Questão 03 (OSEC-SP): Uma boa opção para separar uma mistura de cloreto de sódio, areia e naftalina é:

  1. adicionar água, decantar, sifonar, destilar e sublimar;

  2. sublimar, adicionar água, filtrar e destilar;

  3. adicionar água, filtrar e destilar;

  4. não é possível separar tal mistura;

  5. n.d.a

Questão 04: Dentre os processos seguintes, qual seria utilizado para separar areia e cortiça em pó?

  1. filtração;

  2. decantação;

  3. flotação;

  4. centrifugação;

  5. sifonação.

Questão 05: Proponha um procedimento de separação dos componentes de uma mistura de três substâncias A,B e C, cuja solubilidades em água e acetona são indicadas na tabela abaixo:

Substância

Solubilidade em água

Solubilidade em acetona

A

Solúvel

Solúvel

B

Insolúvel

Solúvel

C

Insolúvel

Insolúvel

Questão 01: O modelo de Thomson propôs que o átomo seria formado por uma esfera de carga , contendo, em sua superfície,  incrustados, possuidores de carga elétrica .

A alternativa que completa corretamente a frase é:

  1. neutra/prótons e elétrons/positiva e negativa;

  2. positiva/prótons/positiva;

  3. negativa/elétrons/negativa;

  4. positiva/elétrons/negativa.

Questão 02 (UFRS): O modelo atômico que suscitou a idéia de átomo com estrutura elétrica foi o:

  1. de Dalton;

  2. do átomo planetário de Rutherford;

  3. de Bohr;

  4. da mecânica ondulatória;

  5. de thomson.

Questão 03: A experiência de Rutherford permitiu:

  1. evidenciar que o modelo de Thomson estava correto;

  2. a descoberta do elétron;

  3. a descoberta do próton;

  4. evidenciar que a maior parte do átomo é vazia.

Questão 04: De acordo com o modelo atômico de Bohr, o elétron do átomo de hidrogênio:

  1. poderia possuir apenas determinados valores de energia;

  2. deveria ficar em uma posição fixa ao redor do núcleo;

  3. deveria ser diretamente atraído para o núcleo.

Está(ão) correta(s) somente a(s) afirmativa(s):

  1. I;

  2. II;

  3. III;

  4. I e II;

  5. II e III.

Questão 05: Considerando ainda o modelo atômico de Bohr, foram feitas as seguintes afirmações:

  1. Ao receber energia, o elétron salta de um nível mais energético para o outro menos energético;

  2. Ao retornar de uma posição mais energética para outra menos energética, o elétron libera energia na forma de ondas eletromagnéticas;

  3. A perda ou ganho de energia por um elétron ocorre por meio de um número inteiro de “pacotes de energia”, denominado quantum.

Está(ão) correta(s) somente a(s) afirmativa(s):

    1. I; d) I e II;

    2. II; e) II e III.

    3. III;

Questão 06 (UFU – Paies): Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr são cientistas que contribuíram, significativamente, para o desenvolvimento da teoria atômica.

Em relação à estrutura atômica, assinale com (V) a(s) alternativa(s) verdadeira(s) e com (F) a(s) falsa(s).

  1. ( ) Dalton postulou, baseado em evidências experimentais, que o átomo era uma “bolinha” extremamente pequena, maciça e divisível;

  2. ( ) Os resultados dos experimentos de descargas elétricas em gases rarefeitos, permitiram a Thomson propor um modelo atômico constituído de cargas negativas e positivas;

  3. ( ) Experimentos de bombardeamento de uma placa de ouro com partículas , levaram Rutherford a propor um modelo atômico em que o átomo era constituído de um núcleo e uma eletrosfera de iguais tamanhos;

  4. ( ) A interpretação dos estudos com espectros do hidrogênio levou Bohr a propor que o átomo possui órbitas definidas por determinadas energias;

  5. No modelo atômico de Bohr os diversos estados energéticos, para os elétrons, foram chamados camadas ou níveis de energia.

Questão 07: Coloque (F), falso, ou (V), verdadeiro, nas afirmativas abaixo, justificando quando necessário.

( ) Todos os elétrons em um mesmo nível possuem a mesma energia;

( ) Dalton descobriu a radioatividade e a divisibilidade dos átomos;

( ) Fazendo experiências com tubos de raios catódicos, Thomson concluiu que os átomos possuíam partículas carregadas negativamente;

( ) As Leis Ponderais foram utilizadas na adoção do modelo de Thomson;

( ) Na adoção do modelo atômico de Rutherford foram feitas experiências com espectros descontínuos de hidrogênio;

( ) Sommerfeld propôs órbitas elípticas para os elétrons;

( ) De Broglie sugeriu que os elétrons teriam comportamento de partícula-onda;

( ) De acordo com o modelo atômico atual, o núcleo do átomo possui prótons, nêutrons e outras partículas e em volta do núcleo uma região de maior probabilidade de se encontrar os elétrons denominada de orbital.

Questão 08 ( FUVEST – SP): Dalton, na sua teoria atômica, propôs entre outras hipóteses que:

  1. “ os átomos são indivisíveis”.

  2. “ os átomos de um determinado elemento são idênticos em massa”.

(Parte 1 de 2)

Comentários