APOSTILA - Exercícios de recuperação 1º Ano Química

APOSTILA - Exercícios de recuperação 1º Ano Química

Escola Estadual Antônio Thomaz Ferreira de Rezende

Trabalho de Recuperação 1º Colegial - Química

Profº Bruno Pereira Garcês

Leia atentamente todas as questões! As resoluções ou explicações dos exercícios devem estar presentes no trabalho. Trabalhos somente com respostas não serão considerados.

Dúvidas sobre o trabalho serão sanadas todas as segundas das 11:25 as 12:00 e sextas das 18:10 as 19:00.

Os trabalhos devem ser entregues impreterivelmente no dia 06/07/2009 Segunda-feira. Trabalhos entregues após esta data não serão considerados.

Nome: __________________________________________ Turma: ________

01 - (UFSC) Fenômeno químico é aquele que altera a natureza da matéria, isto é, aquele no qual ocorre uma reação química. Baseado nessa informação, analise a(s) proposição(ões) abaixo e indique (F) para fenômeno físico e (Q) para fenômeno químico.

( ) A combustão de álcool ou gasolina nos motores dos automóveis;

( ) A precipitação de chuvas;

( ) A queima de gás de cozinha;

( ) A formação de gelo dentro de um refrigerador;

( ) A formação de ferrugem sobre uma peça de ferro deixada ao relento;

( ) A respiração humana.

02 - (FMU/FIAM-SP): O esquema representa três tubos de ensaio de mesmo diâmetro, contendo cada um a mesma massados seguintes líquidos incolores: água, acetona e clorofórmio.

I II III

Dadas as densidades: dH2O = 1,00g.cm-3; dacetona = 0,80g.cm-3; dclorofórmio = 1,5g.cm-3, podemos afirmar que os tubos I, II e III contêm, respectivamente:

  1. Acetona, água e clorofórmio;

  2. Acetona; clorofórmio e água;

  3. Água, clorofórmio e acetona;

  4. Clorofórmio, água e acetona;

  5. Clorofórmio, acetona e água.

03 - (F. HERMÍNIO OMETTO – SP): Considere os elementos químicos e algumas de suas propriedades físicas:

PF(ºC)

PE(ºC)

d

(g.mL-3)

Cobalto (Co)

1.495

2.900

8,9

Mercúrio (Hg)

-38

357

13,6

Xenônio (Xe)

-112

-108

3

Pode-se dizer corretamente que:

  1. À temperatura ambiente dois são líquidos;

  2. Na temperatura de fusão do gelo dois são gases;

  3. Na temperatura de ebulição da água dois são sólidos;

  4. Volumes iguais dos três têm massas decrescentes na ordem Hg,Co,Xe;

  5. Massas iguais dos três têm volumes decrescentes na ordem Hg,Co,Xe.

04 - Qual é o número de fases e componentes dos sistemas a seguir:

  1. areia e água destilada;

  2. álcool, limalha de ferro e enxofre em pó;

  3. água líquida com 3 cubos de gelo;

  4. estanho durante a fusão.

05 - (UFPB): Classificando-se como elemento (E), composto (C) e mistura (M) os seguintes itens: vinho, ozônio, gasolina, gelo e diamante, obtêm-se, respectivamente:

  1. M,C,M,C,E;

  2. M,E,M,C,E;

  3. M,C,M,C,C;

  4. C,E,M,C,E;

  5. C,M,M,E,E.

06 - (ITA-SP): Um corpo contém uma mistura de água, acetona, cloreto de sódio e cloreto de prata. A água, a acetona e o cloreto de sódio estão numa mesma fase líquida, enquanto o cloreto de prata se encontra numa fase sólida. Descreva como podemos realizar, em um laboratório de química, a separação dos componentes da mistura. Em sua descrição devem constar as etapas que você empregaria para realizar essa separação, justificando o(s) procedimento(s) utilizado(s).

07 - (FATEC-SP): Considere as misturas:

  1. água e óleo;

  2. água e cloreto de sódio;

  3. água e areia;

Para separarmos completamente a água devemos usar, respectivamente:

  1. funil de separação, destilação simples e filtração;

  2. filtração, destilação simples e funil de separação;

  3. destilação simples, funil de separação e filtração;

  4. filtração, destilação fracionada e decantação;

  5. destilação fracionada, destilação simples e funil de separação.

08 - O modelo de Thomson propôs que o átomo seria formado por uma esfera de carga , contendo, em sua superfície,  incrustados, possuidores de carga elétrica .

A alternativa que completa corretamente a frase é:

  1. neutra/prótons e elétrons/positiva e negativa;

  2. positiva/prótons/positiva;

  3. negativa/elétrons/negativa;

  4. positiva/elétrons/negativa.

09 - (UFRS): O modelo atômico que suscitou a idéia de átomo com estrutura elétrica foi o:

  1. de Dalton;

  2. do átomo planetário de Rutherford;

  3. de Bohr;

  4. da mecânica ondulatória;

  5. de thomson.

10 - A experiência de Rutherford permitiu:

  1. evidenciar que o modelo de Thomson estava correto;

  2. a descoberta do elétron;

  3. a descoberta do próton;

  4. evidenciar que a maior parte do átomo é vazia.

11 - Classifique os processos em físicos ou químicos:

a) Sublimação do gelo seco________________

b) Solidificação da água___________________

c) Queima da gasolina_____________________

d) Roupa secando no varal_________________

e) Amassar papel _________________

f) Combustão do hidrogênio _____________

g) Furar um pneu ______________________

h) Enferrujamento de um prego_____________

12 - A tabela a seguir fornece os pontos de fusão e de ebulição (sob pressão de 1atm) de algumas substâncias.

Substância

Fusão /ºC

Ebulição/ºC

Fenol

41

182

Pentano

-130

36

Clorofórmio

-63

61

Etanol

-117

78

Considere essas substâncias na Antártida (temperatura de –35Cº), em Porto Alegre (temperatura de 25Cº) e no deserto do Saara (temperatura de 55Cº). Quais os estados físicos das substâncias em questão nos três locais indicados?

1

Composição química provável

Sulfato de cálcio 0,0038mg/L

Bicarbonato de cálcio 0,0167mg/L

3 - A seguir, observe a reprodução do rótulo de uma garrafa de água mineral:

Com base nas informações contidas neste rótulo, podemos classificar a água mineral como uma substância pura ou uma mistura? Por quê?

14 - Ao ser submetido à ebulição, observou-se que um sistema apresentou temperatura constante durante todo o processo (nada foi dito em relação a fusão). O que podemos concluir sobre a classificação deste sistema ? Faça um gráfico T x t para representar este sistema.

15 - Classifique os sistemas em homogêneos ou heterogêneos .

a)água + gasolina

b)água + sal dissolvido

c)água + sal dissolvido + sal não dissolvido

d)água + gelo

e)ar

f)água + álcool

g) água + óleo

i)leite

j)suco de laranja

16 - Analise a tabela abaixo:

SUBSTÂNCIA

PF ( °C)

PE( °C)

I

Clorofórmio

-63

61

II

Éter etílico

-116

34

III

Etanol

-117

78

IV

Fenol

41

182

V

Pentano

-130

36

Com relação ao estado físico (sólido, líquido, gasoso) das substâncias da tabela quando se encontram em um ambiente a 40 °C e na pressão a 1atm, a alternativa verdadeira é:

A) IV, II e III são sólidos

B)I II e V são líquidos

C)II e V são vapores

D)I, II, III e V são gases

17 - O gráfico abaixo representa a curva de resfriamento, temperatura em função do tempo, de uma substância pura.

Com base no gráfico, responda:

a)Qual os estados físicos nos trechos A,B,C,D e E

b)Qual a temperatura de condensação?

c) Qual a temperatura de solidificação?

d)Qual o estado físico e a temperatura após decorridos 20 minutos?

18 - A densidade do mercúrio é de 13,6 g/ ml . Pode-se afirmar que um quilograma de mercúrio ocupará o volume de :

  1. 18 ml

  2. 80 ml

  3. 73,5 ml

  4. 7 ml

19 - Um dos estados brasileiros produtores de cloreto de sódio é o Rio Grande do Norte. Nas salinas, o processo físico que separa a água do sal:

  1. filtração

  2. sublimação

  3. destilação

  4. evaporação

20 - O papel filtro pode ser utilizado para separar os componentes do sistema:

a) homogêneo, sólido/sólido

b) homogêneo, gás/gás

c homogêneo, sólido/líquido

d) heterogêneo, líquido/líquido

Bom trabalho!!!

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