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Guias e Dicas
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Apostila, Notas de estudo de Administração Empresarial

Teoria Geral da Administração - TGA

Tipologia: Notas de estudo

2010

Compartilhado em 02/03/2010

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Baixe Apostila e outras Notas de estudo em PDF para Administração Empresarial, somente na Docsity! COORDENAÇÃO GERAL Marcos Barros e Silva COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Samuel Bräuer SECRETARIA ACADÊMICA DO UNICEUMA Szana Couto Grijó DESIGN INSTRUCIONAL Sandra Regina Pinto Pestana DESIGN GRÁFICO Marcos André Corrêa PROGRAMADOR Thales Lima de Souza Rocha SUPORTE TÉCNICO Cristino Humberto Viegas Campos COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO À DISTÂNCIA Antônio das Graças Alves Ferreira E E q q u u i i p p e e E E A A D D Equipe EAD A A p p r r e e s s e e n n t t a a ç ç ã ã o o Apresentação Olá estudante! Seja bem-vindo (a) Você está iniciando mais uma disciplina do curso de Administração na modalidade a distância. Trata-se da disciplina de Teoria Geral da Administração. Considera-se que um dos traços mais marcantes da evolução da humanidade ao longo do tempo é a mudança da sociedade quanto a sua forma de ver e de vivenciar o trabalho. Inicialmente os artesãos dominavam a produção, através de um conhecimento acumulado ao longo de gerações e realizado em pequenas oficinas, comumente para atender encomendas específicas de seus poucos clientes. Após a Revolução Industrial vemos a substituição deste artesão por operários; das oficinas pelas fábricas e da produção por encomenda para a produção em massa. O mundo nunca mais seria o mesmo! O ofício de produzir já não comportaria mais o empirismo e o improviso de outrora. A ordem agora era produzir o máximo com o mínimo de custo, eliminar as perdas e o desperdício. Os estudiosos então perceberam que só teriam sucesso se buscassem implantar técnicas que viabilizassem maior produtividade. Assim, a Administração que desde sempre acompanhava a humanidade, passou a ser indispensável para a realidade destes novos tempos. Como você já deve ter visto anteriormente, administrar é planejar metas, organizar recursos, dirigir pessoas e controlar resultados. Mas estas quatro ações englobam um mundo de informação, conhecimento e experiência acumulado ao longo da história em especial após a Revolução Industrial. Nesse sentido, conhecer a Teoria Geral da Administração é tão essencial para o administrador como é para um médico aprender sobre anatomia e fisiologia. É fundamental para quem irá decidir hoje, conhecer o que pensavam os estudiosos da administração, quais os caminhos que trilharam, as experiências que tiveram, os erros e acertos que cometeram. Dessa forma tem-se conteúdo para embasar nossas próprias decisões. Convido você para uma viagem empolgante ao longo da história da humanidade. Você verá que a evolução da administração se confunde com a evolução da sociedade e o melhor, você perceberá o quanto ainda há para ser construído e que você como estudante de Administração tem um papel chave a desenvolver nessa sociedade. A proposta deste material é apresentar um trabalho didático, prático e com conteúdos significativos à sua formação. Ao final de cada módulo você encontrará as atividades de aprendizagem, que consistem em exercícios teóricos e práticos que permite que você pratique tudo aquilo que foi estudado. Seja bem-vindo (a) ao processo pela busca do saber, onde você é um sujeito ativo e o professor um mediador, e que juntos, possamos estabelecer uma cumplicidade valorizada por curiosidade, motivação e exigência, propiciando a finalidade principal do ensino universitário: o exercício da crítica na pesquisa, no ensino e na extensão. Lembro que todas as orientações para a formatação e uniformização dos trabalhos acadêmicos estão apresentadas e seguem os critérios da ABNT - S S u u m m á á r r i i o o 48 Fordismo Criticas a teoria a Administração Científica 47 Principios do Fordismo 49 50 Teoria Clássica da Administração Criticas a teoria Clássica 56 57 Atividades de Aprendizagem 60 Comentário das Atividades Referências 63 Módulo A Administração: Conceitos, variáveis, evolução e importância. I Objetivo O O b b j j e e t t i i v v o o Nesse módulo você terá a oportunidade de conhecer, discutir e refletir sobre a Administração, através dos seguintes conteúdos: O que é Teoria Geral da Administração – TGA; Conceitos de Administração; Principais Variáveis da Administração; Evolução da Administração; Importância da Administração. 10 Te o r i a G e r a l d a Ad m i n i s t r a ç ã o objetivos e recursos. O processo de administrar (ou processo administrativo) é inerente a qualquer situação em que haja pessoas utilizando recursos para atingir algum tipo de objetivo. A finalidade última do processo de administrar é garantir a realização de objetivos por meio da aplicação de recursos” (MAXIMIANO, 2000, p.25) “Administrar é um processo integrativo da atividade organizacional que permeia nossa vida diária. A necessidade de administrar surge do confronto entre as variáveis que compõem uma atividade formalmente estruturada, como recursos materiais e humanos, tecnologia, restrições ambientais, entre outros”. (Kwasnicka, 2004, p.19) “Administrar significa assumir tarefas. Significa disciplina. Mas significa também gente. Cada realização da administração é a realização de um administrador. Cada fracasso, é o fracasso de um administrador. São pessoas que administram, e não “forças” nem “fatos”.” (DRUCKER, 2002, p.5) Os conceitos acima permitem formar uma idéia interessante do que seja administrar. Exercite agora seu aprendizado e use este espaço para registrar o seu próprio conceito: _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ Principais Variáveis da Administração Administrar envolve uma série de fatores que precisam ser combinados de forma harmônica visando alcançar os resultados propostos utilizando os recursos disponíveis. Para que fique mais claro os fatores ou variáveis envolvidos no processo de administrar apresenta-se o modelo de CHIAVENATO (2003, p.14) no qual ele afirma que todas as teorias da administração se encaixam, ora com enfoque voltado especificamente para uma das variáveis, ora tentando ser mais abrangente. C u r s o d e G r a d u a ç ã o e m Ad m i n i s t r a ç ã o à D i s t â n c i a 11 Fonte: Chiavenato, 2003, p.14 Com este quadro percebe-se não só as variáveis como a interdependência que existe entre elas, ou seja, é impossível alterar qualquer uma dessas variáveis sem que as outras sejam também alteradas. Este quadro resume os fatores críticos para a administração e o desafio de harmonizar cada um deles para alcançar seus objetivos. Com o intuito de esclarecer ainda mais sobre essas variáveis, detalha-se cada uma delas a seguir: - Tarefas: Trata da maneira como o trabalho deverá ser executado dentro das organizações. Não basta simplesmente lançar-se ao trabalho, é preciso fazê-lo com sabedoria, estudar a melhor forma e o menor tempo para executá-lo e controlar os custos da ação para que não inviabilizem o processo. - Estrutura: Trata da forma como a instituição irá se organizar internamente para alcançar os seus objetivos. Qual o tamanho da organização? Que tipo de autoridade é usada para controle dos funcionários? Como se dá a comunicação interna? As relações são formais ou informais entre os níveis hierárquicos? Como se dá a relação entre os diversos setores? Sem estrutura, nenhuma organização consegue manter-se no mercado. - Tecnologia: É o conjunto de recursos de uma organização para enfrentar a competição do mercado. Vivemos em um tempo onde a tecnologia evolui com muita rapidez, quem não consegue acompanhar as mudanças, perde espaço e se não investir em tecnologia, acaba ficando obsoleto e perdendo clientes. - Competitividade: É um conjunto complexo de relações entre a organização, seus colaboradores, 12 Te o r i a G e r a l d a Ad m i n i s t r a ç ã o fornecedores, clientes, acionistas, governo e todos os stakeholders (pessoas ou grupos de pessoas que tem interesse na organização) envolvidos direta ou indiretamente com ela. Quanto melhor se consegue administrar as tensões entre estes agentes, mais a empresa será competitiva. - Pessoas: Sem dúvida essa é a variável mais importante da administração. Nada acontecerá se as pessoas envolvidas no processo não estiverem dispostas a colaborar e se envolver com os objetivos da organização. No entanto, a missão de mantê-las motivadas não é tarefa fácil e demanda muito trabalho do administrador. - Ambiente: Esta variável pode ser vista sob dois aspectos. O ambiente interno que trata do nível de satisfação ou insatisfação nos quais os colaboradores de uma empresa trabalham. Há organizações onde o moral, o ânimo dos funcionários é alto e a produtividade também é elevada, mas há lugares onde os funcionários trabalham em um clima de competição e rivalidade que deixam o ambiente “pesado” e que afeta negativamente o desempenho. O ambiente externo também não pode ser ignorado pelo administrador. Este ambiente é todo o resto do mundo que está fora da organização e que nela interfere de diversas maneiras, quer seja através de leis, cultura ou mesmo acidentes naturais. Com isso, percebe-se que administrar não é fácil! Exigirá de cada administrador o máximo de preparo, estudo e acima de tudo o que se costuma chamar de “macrovisão”, ou seja a capacidade de ver, de perceber mais do que as outras pessoas, de saber lidar com diversas situações simultaneamente e acima de tudo ter competência para tomar as decisões corretas. Evolução da Administração A despeito da administração como ciência ter pouco mais de cem anos, como citado anteriormente, a ação de administrar acompanha o homem desde os primórdios da história. Nossos antepassados criavam estratégias para caçar um animal com que pudessem se alimentar ou chegavam a conclusão de que era hora de migrarem para outro lugar uma vez que o lugar onde estavam já não oferecia condições de sobrevivência. Nessas decisões realizadas muito antes do surgimento das organizações como conhecemos hoje, a humanidade já estava exercitando sua capacidade de administrar. Observa-se no decorrer da história da humanidade construções que até hoje se constituem em um mistério, como por exemplo, alguns templos antigos como a muralha da China e as pirâmides do Egito. Consistem em mistério porque levam ao questionamento de como as pessoas daquele tempo dominariam tal tecnologia. Entretanto, considera-se que por trás de todo o esforço dos milhares de escravos envolvidos na construção desses templos, havia um trabalho minucioso de planejamento, organização, direção e controle, por parte de um grupo de pessoas para que tudo saísse de acordo com o programado. Todas as sociedades em todos os tempos fizeram uso da administração para realizarem seus projetos. Outro exemplo clássico da administração nos tempos antigos é o fato relatado na Bíblia, no C u r s o d e G r a d u a ç ã o e m Ad m i n i s t r a ç ã o à D i s t â n c i a 15 Veja as múltiplas influências que abrangem o ato de administrar, mas ainda não para por aí, pois ciências como a Sociologia e a Psicologia, também trazem uma contribuição significativa para o exercício da Administração. Isto demonstra a necessidade do administrador ser bem formado e informado a respeito de vários assuntos, para que diminua a margem de erro na sua tomada de decisão. Mas ao pensar em Administração, deve-se considerar que há muitos desafios, que exigem profissionais competentes e ousados para enfrentá-los. O mundo continua a mudar e quem melhor responder às novas demandas sairá à frente na busca por colocação no mercado. Segundo Chiavenato (2003, p.15-16 apud BASIL & COOK) os principais fatores que desafiarão o administrador serão: • CRESCIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES : À medida que as organizações crescem, ocorre uma maior subdivisão interna (divisão do trabalho) e especialização dos órgãos e, em decorrência, maior necessidade de coordenação e integração das partes envolvidas para garantir a eficiência e a eficácia. • CONCORRÊNCIA MAIS AGUDA : O desenvolvimento de produtos e serviços exigirá maiores investimentos em pesquisa e desenvolvimento, aperfeiçoamento de tecnologias, dissolução dos velhos e criação de novos departamentos, busca incessantes de novos mercados e competição com outras organizações para sobreviver e crescer. • SOFISTICAÇÃO DA TECNOLOGIA : A tecnologia proporciona eficiência maior, precisão maior e a liberação da atividade humana para tarefas mais complicadas que exijam planejamento e criatividade. • TAXAS ELEVADAS DE INFLAÇÃO : A inflação exigirá cada vez mais, uma maior eficiência da Administração das organizações para que possam obter melhores resultados com menos recursos e programas de redução de custos operacionais. • GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA E INTERNACIONALIZAÇÃO DOS NEGÓCIOS : O esforço de exportação e criação de subsidiárias para deitar raízes em outros territórios estrangeiros é um fenômeno que influenciará as organizações do futuro. A globalização e o intercâmbio planetário fazem com que a competição se torne mundial. • VISIBILIDADE MAIOR DAS ORGANIZAÇÕES : A visibilidade da organização – a sua capacidade de chamar a atenção dos outros – pode ocorrer de maneira positiva (imagem positiva da organização perante o público) ou negativa (imagem negativa). Com isto exposto, vê-se que a administração é dinâmica. Mudanças e incertezas fazem parte do cotidiano do administrador, mas em nenhum momento deve intimidá-lo. Segundo Longenecker (1981, p.23) “O administrador é quem imprime a direção e a dinâmica que combina os recursos estáticos de uma organização produtiva e ativa. Ele é a pessoa de quem se esperam resultados e que deve ver as coisas acontecerem da maneira planejada. Ou seja, o administrador é agente ativo e não passivo desta realidade. No próximo módulo estudaremos mais sobre as habilidades necessárias a quem deseja exercer essa função. 16 Te o r i a G e r a l d a Ad m i n i s t r a ç ã o Principais Variáveis da AdministraçãoImportância da Administração Já está claro a essa altura que administrar é algo inerente ao ser humano. Segundo Kwasnicka (2004, p.19): “A administração não está confinada apenas a setores produtivos de bens e serviços. Até mesmo um núcleo familiar requer certo grau de administração. Quanto maior o nível de complexidade de atividade definida pelo grupo formal, maior a necessidade de aplicar os conhecimentos da ciência administrativa”. Em todos os níveis da sociedade, com um maior ou menor grau de complexidade, a Administração está sendo utilizada. O indivíduo está cercado por organizações. Ao longo da vida o sujeito interage com um número sem fim de instituições, desde a maternidade onde nasce, passando pelas creches e escolas onde estudam, os hospitais que procuram quando doentes, as igrejas onde buscam conforto, até o cemitério onde se encerra a jornada na terra. Sobre isso, Maximiano (2000, p.28) afirma: “Embora o processo administrativo seja importante em qualquer contexto de utilização de recursos, a razão principal para estudá-lo é seu impacto sobre o desempenho das organizações. As organizações assumiram importância sem precedentes na sociedade e na vida das pessoas. Há poucos aspectos da vida contemporânea que não sejam influenciados por alguma espécie de organização. A sociedade moderna é uma sociedade organizacional, em contraste com as sociedades comunitárias do passado”. Nesse sentido, considera-se que a história do homem, está definitivamente atrelada, de uma maneira ou de outra, a história das organizações que oferecem seus produtos e serviços para consumo. Pense na empresa que fornece água, energia, telefonia para sua região, no órgão que administra os transportes, educação e saúde públicos. Esses são alguns exemplos do quanto dependemos das organizações e de seus bons desempenhos para termos uma vida de qualidade. A respeito disto, Drucker (2002 p.155) afirma: “Dirigir as entidades prestadoras de serviços com os olhos voltados para o seu desempenho constituirá cada vez mais o grande desafio à área da Administração nos países desenvolvidos, bem como sua maior necessidade”. É essencial que se utilize bem os princípios da Administração para que a sociedade encontre um ambiente organizado e estável para se desenvolver. Chiavenato (2003, p.20) também ressalta a importância da Administração na sociedade multi-organizacional que vivemos hoje: “A administração na sociedade moderna tornou-se vital e indispensável. Em uma sociedade de organizações, na qual a complexidade e a interdependência das organizações constituem o aspecto crucial, a administração avulta como o fator-chave para a melhoria da qualidade de vida e para a solução dos problemas mais complexos que afligem a humanidade hoje. Para se desincumbir bem desse processo, Maximiano (2000, p.25) afirma que o administrador deve focar sua ação no processo de tomar decisão e implementá-las para que os objetivos de cada uma dessas organizações possam ser alcançados de acordo com os recursos que cada uma delas dispõe. Este processo é cíclico e contínuo e se expressa da seguinte forma: C u r s o d e G r a d u a ç ã o e m Ad m i n i s t r a ç ã o à D i s t â n c i a 17 Fonte: Maximiano, 2000, p.25 É neste pano de fundo das organizações que irá se desenvolver a ação administrativa. Mantê- las funcionando de forma eficiente e eficaz é a razão de ser do administrador. Para melhor compreensão destes termos destaca-se as definições de Chiavenato (2003, p.23). Eficiência: significa fazer bem e corretamente. O trabalho eficiente é um trabalho bem executado. Eficácia: significa atingir objetivos e resultados. Um trabalho eficaz é proveitoso e bem sucedido. 20 Te o r i a G e r a l d a Ad m i n i s t r a ç ã o Principais Variáveis da AdministraçãoComentário da Ativi d ade Na Atividade de nº 1 a) Errado! Reveja a questão que está incompleta. b) Errado! Estas 3 palavras são importantes, mas não é esta a resposta. c) Errado! Continue lendo o módulo e tire suas dúvidas. d) Parabéns! Você acertou e) Errado! Reveja seus conceitos e marque a opção correta. Na Atividade de nº 2 a) Parabéns! Você acertou. b) Errado! Esta é a variável Tarefa. c) Errado! Esta é a variável Tecnologia. d) Errado! Esta é a variável Estrutura. e) Errado. Analise novamente as questões e marque a opção correta. Na Atividade de nº 3 a) Errado! Trata de inovação tecnológica e produção. b) Errado! Trataram de assuntos como trabalho, salário, produção. c) Parabéns! Você acertou, continue sempre assim. d) Errado! Tanto a questão A quanto a B estão erradas. e) Errado! Reveja o módulo e analise a questão que mais atende à necessidade da questão. Na Atividade de nº 4 a) Parabéns! Você está indo muito bem! b) Errado! Reveja o módulo para que tire suas dúvidas completamente sobre o tema. c) Errado! Os mercados locais continuarão a sofrer com a globalização. d) Errado! Com as crises a tendência é de inflação em alta. e) Errado! Analise novamente as questões e marque a alternativa correta. Na Atividade de nº 5 a) Errado! O indivíduo hoje tem pouca representatividade quanto o assunto é produção. b) Errado! Antigamente as comunidades detinham o controle sobre a produção, mas atualmente essa realidade mudou. c) Parabéns! Você acertou. d) Errado! Tanto a questão A quanto a questão B estão erradas. e) Errado! Existe uma alternativa correta, revise os conceitos e aplicações. C u r s o d e G r a d u a ç ã o e m Ad m i n i s t r a ç ã o à D i s t â n c i a 21 Na Atividade de nº 6 a) Parabéns! Você soube diferenciar muito bem as habilidades. b) Errado! Eficácia não tem relação com os meios e sim com os fins. c) Errado! Você confundiu objetivo com eficiência. d) Errado! Você confundiu objetivo com eficácia. e) Errado! Existe uma alternativa correta, revise os conceitos e aplicações. Na Atividade de nº 7 a) Errado! Verifique se não existem mais alternativas que respondam a questão. b) Errado! Verifique se as outras alternativas não completam a resposta da questão. c) Errado! Como ciência a administração visa eliminar o improviso. d) Parabéns! Você acertou. Continue assim. e) Errado! Analise todas as questões e assinale a alternativa correta. Na Atividade de nº 8 a) Errado! É muito importante mas não é a principal. b) Errado! É muito importante mas não é a principal. c) Errado! É muito importante mas não é a principal. d) Parabéns! Continue acertando. e) Errado! É muito importante mas não é a principal. Na Atividade de nº 9 a) Errado! Estruturas são importantes, mas não são a atividade principal. b) Errado! Tarefas são importantes, mas não são a atividade principal. c) Errado! Este empreendimento é quase impossível, uma vez que o homem sempre quer mais. d) Parabéns! Você está certo, mostra que você esta aprendendo cada vez mais. e) Errado! Volte a consultar seu material. Na Atividade de nº 10 a) Parabéns! Você acertou. b) Errado! Esta alternativa está relacionada com as funções do administrador c) Errado! Esta alternativa está relacionada com importantes valores da administração, mas não com o processo proposto por ele. d) Errado! Esta alternativa está relacionada com as variáveis de Chiavenato. e) Errado! Verifique o quadro onde temos os conceitos chaves e limitações e reveja a alternativa. Módulo Administração: Níveis, habilidades e competências, funções administrativas e seus desdobramentos II C u r s o d e G r a d u a ç ã o e m Ad m i n i s t r a ç ã o à D i s t â n c i a 25 trabalho operacional. Estratégico (Alta Administração) Intermediário (Gerentes) Operacional (Supervisores) Principais Variáveis da AdministraçãoHabil i d des e Competências do Administrador Chiavenato (2003, p.3 apud Katz) afirma que para um administrador ser bem sucedido no seu trabalho é necessário que desenvolva algumas habilidades, definidas como: Técnicas, Humanas, Conceituais. - HABILIDADES TÉCNICAS: Que trata do saber fazer. É a posse do conhecimento específico para o desempenho de suas atividades. São habilidades muito utilizadas nos níveis mais inferiores da Administração. - HABILIDADES HUMANAS: Que trata do saber relacionar. É a capacidade de comunicar, motivar e liderar, tão necessárias para dirigir equipes e alcançar resultados. Unir pessoas em torno de objetivos comuns e extrair de cada uma dessas pessoas, o máximo de desempenho e envolvimento faz parte desta habilidade tão essencial para o nível intermediário da organização. 26 Te o r i a G e r a l d a Ad m i n i s t r a ç ã o - HABILIDADES CONCEITUAIS: Que trata do saber pensar. Envolve a capacidade de ver a organização como um todo integrado e não como partes desconexas, além de saber compreender as relações da organização com o meio externo e avaliar as implicações disto. Tem ainda uma visão a longo prazo que permite nortear os esforços da organização. Quanto mais se sobe nos níveis da organização tanto mais necessário se faz essa habilidade. A figura abaixo representa a relação das habilidades com os níveis organizacionais: Fonte: Chiavenato, 2003, p.4 A despeito da importância do desenvolvimento de tais habilidades, Chiavenato (2003, p.4) sugere que devido às constantes mudanças que atingem as organizações, sejam buscadas ainda as “competências duráveis” que ele define como “aquelas que em tempos de rápida mudança, não se tornam descartáveis nem obsoletas”. São elas: - CONHECIMENTO: Aprender a aprender. Saber que o conhecimento está sempre evoluindo e que o que é verdade hoje pode ser questionado ou mesmo substituído amanhã. O administrador deve então estar conectado, exposto ao conhecimento, sabendo selecionar o que é útil e estar sempre disponível a mudar. - PERSPECTIVA: Colocar o conhecimento em ação. É a capacidade de transcender a teoria e aplicar o que sabe de forma a ajudar de forma prática a organização da qual faz parte. Isto separa os eficientes dos eficazes. - ATITUDE: É o comportamento do administrador frente aos desafios do cotidiano. É a coragem, o foco, a motivação, enfim a maneira de liderar, de ser exemplo, de conduzir os colaboradores e de inspirá-los. Esta competência transforma o administrador em agente de mudança. C u r s o d e G r a d u a ç ã o e m Ad m i n i s t r a ç ã o à D i s t â n c i a 27 Nesse sentido, essas habilidades e competências são fundamentais ao êxito profissional de um administrador, como demonstra a figura abaixo: Fonte: Chiavenato, 2003, p.6 Principais Variáveis da AdministraçãoFu ções Adm i nistrativas e seus Desdobramentos Segundo (MEGGINSON, MOSLEY, & JR, PIETRE, 1998, p.17) “Qualquer que seja o tipo de indústria, o nível organizacional ou a atividade envolvida, pelo menos quatro funções devem ser desempenhadas por um administrador: planejamento, organização, liderança e controle das atividades organizacionais”. Ainda de acordo com (MEGGINSON, MOSLEY, & JR, PIETRE, 1998, p.17), o exercício dessas funções é a representação do ato de administrar e são assim detalhadas: • Planejamento Planejar é a função do administrador de escolher ou estabelecer a missão da organização, seu propósito e objetivos, e depois determinar diretrizes, projetos, programas, procedimentos, métodos, sistemas, orçamentos, padrões e estratégias necessárias para atingi-los. Não se pode falar de Administração sem incluir planejamento. Em essência, planejamento é o trabalho de determinar e especificar fatores, forças, efeitos e relações necessários para se atingir os objetivos designados. Todas as outras funções dependem desta, pois não serão bem sucedidas sem um planejamento e uma tomada de decisões adequados, completos e contínuos. Por sua vez, um bom planejamento se 30 Te o r i a G e r a l d a Ad m i n i s t r a ç ã o 3 – PAPEL DECISÓRIO: Faz parte da natureza do administrador decidir. Escolher entre várias opções com a certeza de quem analisou bastante cada variável da situação. Essa tarefa não deve ser delegada, uma vez que é inerente ao administrador e ele não pode se omitir. O quadro abaixo apresenta a descrição de cada categoria e seus respectivos papéis e atividades: Categoria Papel Atividade Interpessoal Representação Assume deveres cerimoniais e simbólicos, representa a organização, acompanha os visitantes, assina documentos legais. Informacional Liderança Dirige e motiva pessoas, treina, aconselha, orienta e se comunica com os subordinados. Decisorial Ligação Mantém redes de comunicação dentro e fora da organização, usa malotes, telefonemas e reuniões. Monitoração Manda e recebe informações, lê revistas e relatórios, mantém contatos pessoais. Disseminação Envia informações para os membros de outras organizações, e memorandos e relatórios, telefonemas e contatos. Porta Voz Transmite informações para pessoas de fora, através de conversas, relatórios e memorandos. Empreendimento Inicia projetos, identifica novas idéias, assume riscos, delega responsabilidades. Resolução de conflitos Toma ação corretiva em disputas ou crises, resolve conflitos entre subordinados, adapta o grupo à crises e mudanças. Alocação de recursos Decide a quem atribuir recursos. Programa, orça e estabelece prioridades. Negociação Representa os interesses da organização em negociações com sindicatos, em vendas, compras ou financiamentos. Fonte: Chiavenato, 2003, p.7 Saiba Mais! Prezado estudante, para um maior aprofundamento em relação à função do administrador, recomenda-se as seguintes leituras: http://www.craweb.org.br/artigos/adm_geral/artigos/regina_bueno/40_anos_da_profiss ao_de_administrador_no_brasil.asp http://www.praxian.com.br/publicacoes/Fun%C3%A7%C3%B5es%20do%20Administra dor.pdf http://prof.santana-e- silva.pt/gestao_de_empresas/trabalhos_05_06/word/Os%20Gestores%20e%20a%20 Gest%C3% A3o.pdf C u r s o d e G r a d u a ç ã o e m Ad m i n i s t r a ç ã o à D i s t â n c i a 31 Principais Variáveis da Administração At vidades de Apren izagem 1.Os três níveis da organização em ordem do mais abrangente para o mais específico são: a) Estratégico, tático, operacional. b) Operacional, tático, estratégico. c) Tático, operacional, estratégico. d) Estratégico, operacional, tático. e) NDR. 2.A habilidade técnica exige que o administrador: a) Saiba fazer sua tarefa. b) Saiba se relacionar com os colaboradores. c) Saiba pensar de forma abrangente. d) Saiba projetar visão, missão e valores da organização. e) NDR 3.O nível gerencial exige que o administrador seja portador de qual habilidade especifica? a) Conceitual. b) Técnica. c) Humana. d) Política. e) NDR. 4. As competências do administrador segundo Chiavenato são: a) Técnica, conceitual, humana. b) Conhecimento, perspectiva, atitude. c) Estratégico, tático, operacional. d) Técnica, atitude, estratégico. e) NDR. 5.Coloque V ou F nas alternativas a seguir e depois marque a opção correspondente. 1. ( ) Planejamento, organização, liderança e controle são as funções da Administração. 2. ( ) A alta administração é responsável pela coordenação dos grupos de trabalho chamados departamentos, divisões ou gerências. 3. ( ) A função planejamento deve preceder as demais para que o esforço seja melhor 32 Te o r i a G e r a l d a Ad m i n i s t r a ç ã o dirigido na organização. 4. ( ) A habilidade que permite ao administrador ver a organização como um todo, perceber a influência externa e buscar caminhos para a organização é denominada de habilidade operacional. A) V, F, V, V. B) F, F, F, F. C) V, F, V, F. D) F, F, F, V. E) NDR. 6. O papel informacional do administrador diz respeito a: a) Motivar pessoas. b) Transmitir informações para pessoas dentro e fora da organização. c) Iniciar projetos e identificar novas idéias. d) Tomar ação corretiva em disputas ou crises. e) NDR. 7. O papel decisorial que o administrador desempenha pode ser definido pelo exercício de quais ações: a) Empreendimento, resolução de conflitos, alocação de recursos e negociação. b) Monitoramento, disseminação e porta-voz. c) Representação, liderança e ligação. d) Empreendimento, monitoramento e ligação. e) NDR. 8. Estabelecer padrões de desempenho, determinar métodos de medir desempenho, medir o desempenho real, comparar com os padrões estabelecidos e empreender ação corretiva, quando necessário, para que o desempenho real se ajuste ao padrão. Estes procedimentos dizem respeito a qual função administrativa? a) Planejamento. b) Organização. c) Liderança. d) Controle. e) NDR. 9. O nível estratégico é ocupado nas organizações por: a) Gerentes intermediários; b) Supervisores de linha; c) Diretores; C u r s o d e G r a d u a ç ã o e m Ad m i n i s t r a ç ã o à D i s t â n c i a 35 b) Errado! As questões 2 e 4 estão erradas, mas a 1 e a 3 estão perfeitamente de acordo. c) Parabéns! Você realmente está atento ao conteúdo. d) Errado! As questões 2 e 4 estão erradas, mas a 1 e a 3 estão perfeitamente de acordo. e) Errado! Existem duas questões corretas que remetem a uma letra a ser marcada, observe com mais atenção. Na Atividade de nº 6 a) Errado! Isso diz respeito ao papel interpessoal. b) Correta! Parabéns! Continue seus estudos. c) Errado! Isso diz respeito ao papel decisorial. d) Errado! Isso diz respeito ao papel decisorial. e) Errado! Analise mais cuidadosamente as questões e marque a opção correta. Na Atividade de nº 7 a) Correto! Parabéns. Continue assim. b) Errado! Esta afirmação está se referindo ao papel informacional. c) Errado! Esta afirmação está se referindo ao papel interpessoal d) Errado! Esta afirmação está trazendo vários papéis misturados. e) Errado! Observe com mais atenção à questão que aborda este assunto. Na Atividade de nº 8 a) Errado! Consulte o seu material para tirar sua dúvida. b) Errado! Consulte o seu material para tirar sua dúvida. c) Errado! Consulte o seu material para tirar sua dúvida. d) Parabéns! Você está por dentro mesmo!!! e) Errado! Observe com mais atenção à questão que aborda este assunto Na Atividade de nº 9 a) Errado! Esse é o nível intermediário. b) Errado! Esse é o nível tático. c) Parabéns! Você realmente está atento às pertinências do assunto d) Errado! Analise a alternativa cuidadosamente. e) Errado! Existe uma alternativa que se refere adequadamente ao enunciado, volte e analise novamente. Na Atividade de nº 10 a) Errado! Essa opção diz respeito a função organizar b) Errado! Essa opção diz respeito a função organizar c) Errado! Essa opção diz respeito a função organizar. 36 Te o r i a G e r a l d a Ad m i n i s t r a ç ã o d) Errado! Essa opção diz respeito a função organizar. e) Parabéns! Você realmente conhece a função organizar. Módulo Administração: Abordagem Clássica, Administração Científica, Teoria Clássica e Fordismo III C u r s o d e G r a d u a ç ã o e m Ad m i n i s t r a ç ã o à D i s t â n c i a 40 mercados regionais, o trabalho era artesanal e praticamente não havia distribuição de trabalho. Com a Revolução Industrial, as empresas crescem, utilizam-se máquinas, emprega-se grande número de pessoas, a produção é em larga escala, atendem-se a mercados maiores e mais distantes, e acirram-se as disputas por mercados – a concorrência”. Logicamente, o antigo modelo das oficinas artesanais pouco ou nada tinham a oferecer para a emergente indústria da época, mas a transição não foi tão fácil. MAXIMIANO (2000, p.150) faz uma descrição de como era a prática da Administração naqueles tempos: “As práticas administrativas no início da Revolução Industrial eram rudimentares. A qualidade dos produtos era precária e variável, vigorando o princípio de que cabia ao comprador inspecionar o que comprava. Pagavam-se baixos salários e usavam-se capatazes para fazer o controle cerrado da mão de obra”. Além disso, CHIAVENATO (2003, p.35) descreve outros aspectos presentes nas fábricas: “operários na fábrica trabalhando juntos durante jornadas de trabalho de 12 ou 13 horas em condições perigosas e insalubres, provocando acidentes em larga escala”. Com isso imagina-se o nível de desperdício e perda que acontecia naquelas organizações, além do stress no qual viviam os trabalhadores. Sobre isso MEGGINSON, MOSLEY, & JR, PIETRE (1998, p.41) escrevem: “surgiram muitos problemas psicológicos pelo número excessivo de horas de trabalho, monotonia, fadiga, barulho, esforço exagerado e o sempre presente perigo de acidentes”. E ainda MEGGINSON, MOSLEY, & JR, PIETRE (1998, p.42) explicitam como se dava o trabalho do administrador neste período: “O desempenho das atividades administrativas era baseado numa abordagem de tentativa e erro, na qual os administradores e trabalhadores ficavam tentando diferentes métodos até descobrir um que servisse. Infelizmente, os métodos bem sucedidos não eram transmitidos aos outros. Portanto, os administradores tinham que confiar em seu próprio julgamento e intuição, e nos relatórios das empresas, para remediar os problemas críticos e imediatos e não tinham idéia de como planejar a longo prazo. Eles se preocupavam principalmente com os problemas de máquinas, materiais e equipamento, e não com as atividades da administração propriamente dita. Dentro desse quadro, a administração tornava-se cada vez mais ineficiente”. Este era o ambiente no qual Taylor e seus contemporâneos estavam inseridos e era para estas e outras questões decorrentes das mesmas que eles precisavam tornar a Administração uma ciência, abandonando o empirismo e o improviso e estabelecendo técnicas que pudessem nortear o trabalho e a tomada de decisão, sempre na busca de diminuir perdas e aumentar a produtividade. Como tem-se ressaltado ao longo desta disciplina, a Administração tem evoluído ao longo do tempo através da contribuição de vários estudiosos que com suas experiências foram ajudando a montar o que conhecemos hoje como a ciência da Administração. Segundo KWANSNICKA ( 2004, p.31): “Há indícios de que o enfoque científico de controlar as indústrias teria origem na Grã Bretanha ... desde o ano de 1795, na Soho Factory de James Watt Jr e Matthew Boulton. Eles introduziram técnicas que incluíram a padronização dos componentes dos produtos, o planejamento da produção, os padrões de operação e o pagamento de incentivos”. Sobre esse processo de evolução MEGGINSON, MOSLEY, & JR, PIETRE (1998, p.43) relatam: “Charles Babbage, professor em Cambridge e matemático de renome, escreveu o primeiro 41 Te o r i a G e r a l d a Ad m i n i s t r a ç ã o tratado de Administração na era da máquina. Foi publicado em 1832 com o título de “A economia da Maquinaria e dos Fabricantes” ... Babbage também inventou a máquina de cálculo diferencial, que foi precursora do computador”. Mas somente no início do século XX com os trabalhos de Frederick W. Taylor e Henri Fayol, que acabaram, cada um a sua maneira, com a visão que tinham das organizações, sistematizando o conhecimento até então produzido e acrescentando a estes suas próprias observações que este movimento ganhou força e acabou se tornando conhecido como a Abordagem Clássica da Administração. A respeito disso CHIAVENATO (2003, p.48) escreve: “Muito embora ambos não tenham se comunicado entre si e tenham partido de pontos de vista diferentes e mesmo opostos, o certo é que suas idéias constituem as bases da chamada Abordagem Clássica da Administração, cujos postulados dominaram as quatro primeiras décadas do século XX no panorama administrativo das organizações” E ainda segundo CHIAVENATO (2003, p.49) os fatos que deram origem a esta abordagem estão, como dito anteriormente, intimamente ligados as conseqüências geradas pela Revolução Industrial e podem ser resumidos em dois fatores genéricos: 1 – O CRESCIMENTO ACELERADO E DESORGANIZADO DAS EMPRESAS: Com a produção em larga escala e o conseqüente barateamento dos produtos, o mercado da época estava bastante aquecido, o que levou ao rápido crescimento das organizações que já não admitiam uma direção baseada no improviso e empirismo. Os novos tempos demandavam planejamento, eficiência e produtividade, para que as empresas pudessem se manter competitivas neste mercado que estava interessado em consumir e ter acesso à produtos que antes eram fora do alcance deles. 2 – A NECESSIDADE DE AUMENTAR A EFICIÊNCIA E A COMPETÊNCIA DAS ORGANIZAÇÕES: O tamanho das indústrias, os custos sempre crescentes com matéria prima, estoque e mão de obra, não comportavam mais a antiga maneira de proceder, onde imperava o descontrole e o desperdício. Ter preços competitivos e produtos com qualidade começaram a ser diferenciais e era preciso organizar as empresas para aproveitarem o momento de expansão do mercado. A respeito deste olhar voltado para as organizações em seus aspectos internos, MOTTA & VASCONCELOS (2005, p.31) afirmam: “o foco da Escola de Administração Clássica é Interno e Estrutural, ou seja, os principais teóricos dessa escola focam a sua análise no aperfeiçoamento das regras e estruturas internas da organização”. Destaca-se a partir de agora, separadamente, a contribuição de Taylor (Escola da Administração Científica) e a de Fayol (Teoria Clássica) que juntas formam a Abordagem Clássica da Administração. C u r s o d e G r a d u a ç ã o e m Ad m i n i s t r a ç ã o à D i s t â n c i a 42 Fonte: Chiavenato, 2003, p.49 Principais Variáveis da AdministraçãoAdministração Científica Sobre esta teoria da Administração, CHIAVENATO (2003, p.54) explica: “A abordagem básica da Escola da Administração Científica se baseia na ênfase colocada nas tarefas. O nome Administração Científica é devido à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração a fim de aumentar a eficiência industrial. Os principais métodos científicos aplicáveis aos problemas da Administração são a observação e a mensuração”. O que na verdade Taylor estava querendo realizar era um estudo detalhado e planejado sobre o ato de trabalhar. A preocupação vigente até então, era que a tarefa fosse feita, sem uma preocupação maior sobre como esta tarefa era desempenhada, o que acabava gerando alguns dos problemas já relatados anteriormente como desperdício, perdas e alto preço dos produtos, devido aos custos de se manter um processo ineficiente de produção. Taylor (1856-1915), nasceu nos Estados Unidos, filho de uma família rica, da qual recebeu uma educação rígida e disciplinada, que acabará por se manifestar no seu estilo de administrar. Segundo KWANSNICKA (2004, p.32), travou seus primeiros contatos com os problemas administrativos ao se tornar engenheiro chefe da Midvale Steel Company em 1884. Nesta época era comum a divergência entre os patrões e trabalhadores sobre o valor do trabalho. Estes querendo aumentar o valor que recebiam e aqueles buscando reduzir ao máximo seus custos com mão de obra. O efeito disso era que os trabalhadores diminuiam o ritmo de produção para pressionarem os patrões a melhorarem seus ganhos, o que Taylor chamava de “vadiagem sistemática”, ou seja, a diminuição voluntária da capacidade de produção por parte dos funcionários. Taylor então, antes de tudo, propôs uma revolução mental onde patrões e trabalhadores deixassem de ser oponentes e se tornassem cooperadores na busca da essência da Administração que é “assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e, ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade ao empregado” (CHIAVENATO, 2003, p.56). Gerando assim uma identidade de interesses entre ambos que levasse à um desenvolvimento da organização através de uma produtividade maior que geraria mais lucro para o patrão e melhores salários para os empregados. CHIAVENATO (2003, p.54) divide didaticamente o trabalho de Taylor em dois períodos: 45 Te o r i a G e r a l d a Ad m i n i s t r a ç ã o simplicidade dos cargos (soma de tarefas simples), o ocupante poderia aprender rapidamente os métodos prescritos (máxima especialização), exigindo um mínimo de treinamento, permitindo um controle e acompanhamento visual por parte do supervisor. As vantagens seriam: a) Admissão de empregados com qualificações mínimas e salários menores; b) Minimização dos custos de treinamento; c) Redução da possibilidade de erros na execução; d) Facilidade de supervisão; e) Aumento da eficiência do trabalhador. • INCENTIVOS SALARIAIS E PRÊMIOS DE PRODUÇÃO A remuneração baseada no tempo (empregados mensalistas, diaristas ou horistas) não estimulava ninguém a trabalhar mais e deveria ser substituída por remuneração baseada na produção de cada operário (salário por peça). O objetivo deste princípio era despertar o trabalhador para a busca de maior produtividade, uma vez que alcançando o ápice de desempenho, resultado de muito treino, proporcionaria duplo ganho: para si mesmo com a sua valorização frente aos demais e para a empresa com o aumento da produtividade. Assim, o trabalhador deveria desempenhar a tarefa mais compatível com suas aptidões. A implantação da Administração Científica levou o operário americano a ser um dos operários mais bem pagos do mundo industrializado e detentor de elevado padrão de vida graças aos seus salários. Contudo, esse operário de bom salário e de bom padrão de vida teve de suportar durante longas décadas o seu trabalho simples, repetitivo, padronizado, robotizado. Cotidiano este duramente criticado por Charles Chaplin no seu filme “Tempos Modernos”. • CONCEITO DE HOMO ECONOMICUS Segundo MOTTA & VASCONCELOS (2005, p.34) “A figura do homo economicus foi usada muito pelos economistas”. A visão defendida por estes economistas era que o ser humano era basicamente egoísta e buscava apenas a satisfação de seus próprios desejos. Com isso, usava sua racionalidade para maximizar seu ganho individual em um mundo cada vez mais competitivo. Despojado de qualquer dimensão moral, ética, religiosa, política, etc, este homem vive para aumentar o prazer e evitar a dor. Assim, todo tipo de trabalho e esforço é encarado por ele como doloroso. Nesse sentido, este homem só trabalha para não morrer de fome, sem nenhum envolvimento emocional no processo e seu único interesse repousa naquilo que ele identifica como as duas funções elementares exercidas por todo e qualquer indivíduo: o consumo e a produção. Assim, através de uma política de aumento de salário ou de ameaça da diminuição de ganhos em caso de redução da produtividade seria possível controlar o comportamento dos trabalhadores na organização. Já que o único valor que respeita e o influencia é o dinheiro. • CONDIÇÕES DE TRABALHO Taylor e seus companheiros verificaram que a eficiência depende não somente do método de trabalho e do incentivo salarial, mas também de um conjunto de condições que garantam o bem-estar físico do trabalhador e diminuam a fadiga. Para isso orientou: adequação de instrumentos e ferramentas de trabalho; arranjo físico ideal de máquinas e equipamentos; melhoria do ambiente físico de trabalho C u r s o d e G r a d u a ç ã o e m Ad m i n i s t r a ç ã o à D i s t â n c i a 46 (ruído, ventilação, iluminação, conforto); desenvolvimento de instrumentos especiais para cargos específicos. O conforto do operário e a melhoria do ambiente físico passaram a ser muito valorizados, não porque as pessoas o merecessem, mas porque eram essenciais para a obtenção da eficiência do trabalhador. • PADRONIZAÇÃO DOS MÉTODOS DE TRABALHO Seleção, através de métodos científicos, da melhor maneira de executar uma tarefa. Isso incluía padronização das máquinas e equipamentos, ferramentas e instrumentos de trabalho, matérias primas e componentes, no sentido de reduzir a variabilidade e a diversidade no processo produtivo. O objetivo era eliminar o desperdício e aumentar a eficiência. • SUPERVISÃO FUNCIONAL A existência de diversos supervisores, cada qual especializado em determinada área, e que tem autoridade funcional, relativa somente à sua especialidade sobre os mesmos subordinados. Essa autoridade funcional é relativa e parcial, e corresponde exatamente à aplicação da divisão do trabalho e da especialização no nível dos supervisores e chefes. Tal concepção trouxe muitos ataques ao seu idealizador, pois se argumenta que um homem não pode subordinar-se a dois ou mais superiores. Princípios da Teoria da Administração Científica Os resultados rápidos e excelentes obtidos por Taylor e seus seguidores através da aplicação de suas técnicas, fez que com que pensassem que se tais métodos fossem aplicados em qualquer organização alcançariam resultados iguais. Assim estabeleceram principios básicos que deveriam ser seguidos por todas as organizações caso quisessem incrementar a eficiência e a produtividade. São eles: - Princípio do Planejamento Consiste em substituir o critério individual do operário, a improvisação e o empirismo por métodos planejados e testados. As tarefas a serem realizadas deveriam ser comunicadas com um dia de antecedência para que os operários estivessem prontos para executá-las. Taylor criou uma clara separação entre quem pensava e quem executava a tarefa. Segundo ele, toda ação de planejamento deveria ser realizada pelo gerente, enquanto ao trabalhador caberia apenas executar o que lhe fora determinado. Dessa maneira o trabalhador se igualava à uma máquina que recebia um comando e simplesmente o executava sem pensar, diminuindo assim as chances de erro. - Princípio da preparação dos trabalhadores O funcionário deveria desempenhar a tarefa mais compatível com suas aptidões. Seria preparado e treinado para produzir mais e melhor, de acordo com o método planejado. Máquinas e 47 Te o r i a G e r a l d a Ad m i n i s t r a ç ã o equipamentos devem ter um arranjo físico e disposição racional. Pressupõe o estudo das tarefas ou dos tempos e movimentos e a lei da fadiga. Com base na idéia de que a eficiência aumenta com a especialização, Taylor divide o trabalho e limita cada operário à execução de uma única tarefa, de maneira contínua e repetitiva, o que provocou a superespecialização e conseqüente a alienação dos trabalhadores. - Princípio do controle Consiste em controlar o trabalho para se certificar de que o mesmo está sendo executado de acordo com o método estabelecido e segundo o plano de produção. Taylor se opunha a unidade de comando e propunha uma chefia numerosa e funcional para dar suporte às atividades do operário. Esta supervisão deveria ser amistosa para dar ao trabalhador tranqüilidade para desenvolver suas tarefas. - Princípio da execução Trata-se de dividir igualmente a responsabilidade e a tarefa entre a direção e o operário. A gerência se encarregando de tudo o que ultrapassar a competência do operário. É a cooperação permanente entre operário e a direção, tirando do operário toda a responsabilidade que esteja acima de suas forças, fazendo-o com que se concentre na sua tarefa sem distrações. - Princípio da exceção O administrador deve estar focado apenas nas ocorrências que se afastam dos padrões estabelecidos. O que é freqüente e rotineiro deve ser delegado aos subordinados. Apenas os problemas sérios e importantes devem ser relatados aos superiores. Como podemos observar, a mudança do papel da Administração na organização foi absoluta. MOTTA (1998, p.7) afirma: “A importância do administrador aumentava sobremaneira. Antes, ele participava da produção apenas em pequena escala, agora sua participação era infinitamente maior, já que precisava planejar precisa e exaustivamente a execução de cada operação e de cada movimento. Os administradores agora teriam um papel muito mais importante e existiriam em número muito maior, seriam os cabeças do processo. Aos operários caberia apenas executar estritamente as operações planejadas”. Críticas à Teoria da Administração Científica Como afirma MAXIMIANO (2000, P.57) “Taylor e seus seguidores tiveram o mérito de asimilar, sistematizar e diseminar um conjunto de princípios que vinham ao encontro de uma necessidade e foram recebidos com grande entusiasmo”. De fato a Administração nunca mais seria a mesma depois de seus estudos, mas mesmo assim há algumas críticas que precisam ser registradas C u r s o d e G r a d u a ç ã o e m Ad m i n i s t r a ç ã o à D i s t â n c i a 50 massa, Ford adotou três princípios básicos: 1- Princípio da intensificação: Consiste em diminuir o tempo de produção com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria-prima e a rápida colocação do produto no mercado. 2- Principio da economicidade: Consiste em reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria- prima em transformação. Assim Ford conseguiu fabricar um trator ou um automóvel, vendê-lo e recebê-lo antes do vencimento da matéria prima empregada na fabricação e do pagamento dos salários. Segundo Ford a velocidade de fabricação deve ser rápida. “O minério sai da mina sábado e entregue sob forma de carro na terça feira à tarde”. 3- Princípio de produtividade: Consiste em aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período através da especialização da linha de montagem. Entretanto, a rigidez deste modelo de gestão industrial foi a causa do seu declínio. A sociedade começa a mudar. O mercado já não aceita produtos feitos em série. O consumidor começa a exigir produtos diferenciados e maior exclusividade. Principais Variáveis da AdministraçãoTeoria Clássica da A ministração Desenvolvida na França, com os trabalhos pioneiros de Fayol. É considerada a corrente dos Anatomistas e Fisiologistas da organização, devido a sua preocupação com a estruturação e funcionamento das organizações. ANATOMIA: estrutura e FISIOLOGIA: funcionamento Enquanto Taylor, Ford e outros estudiosos estavam desenvolvendo suas pesquisas e teorias nos Estados Unidos, Henri Fayol (1841-1925) estava realizando o mesmo trabalho na Europa. Fayol, na posição de gerente, assumiu a direção de um conjunto de minas de carvão e siderurgia que estava numa condição precária e as levou a um patamar de sucesso bastante expressivo. Segundo MEGGINSON, MOSLEY, & JR, PIETRE (1998, p.45) a tese mais importante de Fayol se relaciona à universalidade dos princípios que podem ser aplicados às funções da Administração em todas as formas de esforço humano organizado”. Fayol partiu de um ponto de análise diferente do de Taylor. Enquanto este focava nas tarefas desenvolvidas no chão da fábrica, Fayol se preocupou em trabalhar e desenvolver uma estrutura funcional para dar suporte ao desempenho da organização. Assim, ambos estavam focados na eficiência, mas cada um com seu próprio entendimento sobre como alcançá-la. Enquanto Taylor dividia tarefas, Fayol dividia a organização em departamentos, enquanto Taylor se preocupava com o trabalhador, Fayol se preocupava com os gerentes, enquanto Taylor queria aperfeiçoar a organização “de baixo para cima”, Fayol queria torná-la eficiente de “cima para 51 Te o r i a G e r a l d a Ad m i n i s t r a ç ã o baixo”. Assim como Taylor, Fayol acreditava que haviam princípios gerais que norteariam o exercício da Administração por qualquer pessoa em qualquer situação e também, à semelhança de Taylor, não foi o autor de todos estes princípios, pois utilizou uma coletânea de diversos autores de sua época. Assim, ao escrever sua obra “Administration Industrielle et Générale”, publicado em 1916, Fayol projeta 14 princípios básicos da Administração, estabelece quais seriam as 6 funções das organizações, além de definir as 6 funções básicas da Administração. É sobre isto que iremos estudar a seguir. • Os 14 Princípios Básicos da Administração I. Divisão do Trabalho: especialização das tarefas e das pessoas - maior eficiência; II. Autoridade e Responsabilidade: a primeira se refere ao direito de dar ordens e ser obedecido. A segunda refere-se à obrigação de obedecer e prestar contas. Havendo reciprocidade entre essas duas ações haverá acordo e crescimento; III. Disciplina: Respeito aos acordos estabelecidos entre as partes da empresa e que exige obediência, aplicação, energia, comportamento, respeito; IV. Unidade de Comando: autoridade única. Cada funcionário deve receber ordens de apenas um superior. Aqui há uma diferença clara entre o pensamento de Fayol e o de Taylor que propunha uma supervisão funcional com vários supervisores para um funcionário; V. Unidade de Direção: uma cabeça e um plano para cada grupo com o mesmo objetivo. Convergência de esforços para alcance do objetivo estabelecido; VI. Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais: o que é bom para todos deve sobrepujar em importância, dentro das organizações, o que é bom para apenas um indivíduo ou grupo; VII. Remuneração de Pessoal: justa paga e garantida satisfação para os empregados, o que trará benefícios para a organização, como o aumento da produtividade; VIII. Centralização: concentração de autoridade no topo da organização; IX. Cadeia escalar: Hierarquia. Linha de autoridade do nível mais alto ao mais baixo. É uma forma de garantir o respeito dos níveis inferiores aos superiores e facilitar a manutenção da disciplina, da ordem e do controle. X. Ordem: material e humana. Um lugar para cada coisa. Pessoas e materiais devem estar em lugares adequados e no tempo certo para o máximo de eficiência. XI. Eqüidade: Ser tratado com amabilidade e justiça, desenvolverá no empregado a lealdade à organização. Os empregados devem ser tratados sem favoritismos. XII. Estabilidade e duração do pessoal: Quanto mais tempo um empregado passar desempenhando a mesma função, melhor. Atos índices de rotatividade e absenteísmo são prejudiciais por: dificultarem estabelecer relacionamentos entre colegas e chefes, custo com treinamento e baixa produtividade. XIII. Iniciativa: Os empregados devem ser encorajados a desenvolver e a implementar planos de melhorias. Visualizar um plano e assegurar seu sucesso. XIV. Espírito de equipe: harmonia e união. A importância do relacionamento interpessoal dos empregados entre si e destes com os chefes. C u r s o d e G r a d u a ç ã o e m Ad m i n i s t r a ç ã o à D i s t â n c i a 52 Fonte: Maximiano, 2000, p.62 • Funções Básicas da Empresa - FUNÇÕES TÉCNICAS: Relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa; - FUNÇÕES COMERCIAIS: Relacionadas com a compra, venda e permutação; - FUNÇÕES FINANCEIRAS: Relacionadas com a procura e gerência de capitais; - FUNÇÕES DE SEGURANÇA: Relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas; - FUNÇÕES CONTÁBEIS: Relacionadas com inventários, registros, balanços, custos e estatística; - FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS: Relacionadas com a integração de cúpula das outras cinco funções. Esta função coordena e sincroniza as demais funções da empresa, pairando sempre acima delas. 55 Te o r i a G e r a l d a Ad m i n i s t r a ç ã o Fonte: Chiavenato, 2003, p.84 3 – DIVISÃO DO TRABALHO E ESPECIALIZAÇÃO Fayol, assim como Taylor, também acreditava que a especialização levava a eficiência, então a divisão do trabalho era valorizada e estimulada, só que havia uma diferença de aplicação deste conceito entre eles. Enquanto a Administração Científica aplicava a divisão de trabalho para os operários, fragmentando suas tarefas, a Teoria Clássica se preocupava com a divisão de trabalho no nível dos órgãos que compõem a organização, isto é com os departamentos, divisões, seções, unidades, etc, e se estendia tanto verticalmente (através da cadeia de comando e níveis de autoridade) quanto horizontalmente (no mesmo nível hierárquico cada departamento ou seção passa a ser responsável por uma atividade específica e própria). Este processo é denominado de “Departamentalização”. 4 – COORDENAÇÃO Para Fayol a coordenação é a reunião, a unificação e a harmonização de toda atividade e esforço. A coordenação é que propicia unidade de objetivos aos funcionários e que assegura que o esforço de cada um está cooperando para o alcance de um objetivo único e maior. 5 – CONCEITO DE LINHA E STAFF Fayol se preocupou muito com a chamada “Organização Linear”, que constitui um dos tipos mais simples de organização. A organização linear se baseia nos princípios de: a) Unidade de Comando ou supervisão única: Um indivíduo possui apenas um chefe; C u r s o d e G r a d u a ç ã o e m Ad m i n i s t r a ç ã o à D i s t â n c i a 56 b) Unidade de Direção: Todos os planos se integram a planos maiores que conduzam os objetivos da organização; c) Centralização da Autoridade: toda a autoridade máxima de uma organização deve estar centralizada no topo; d) Cadeia escalar: a autoridade deve estar disposta em uma hierarquia. Essa organização linear apresenta uma forma piramidal. Nela ocorre a supervisão linear, baseada na unidade de comando e que é o oposto à supervisão funcional de Taylor. Na organização linear os órgãos de linha, ou seja, os órgãos que compõem a organização, seguem rigidamente o princípio escalar (autoridade de comando). Porém, para que os órgãos de linha possam executar suas atividades especializadas, tornam-se necessários órgãos prestadores de serviço especializados, como assessoria, recomendações, conselhos, e outros. Esses não obedecem ao conceito de princípio escalar nem possuem autoridade de comando. Tais serviços e assessorias não podem ser impostos obrigatoriamente aos órgãos de linha, mas simplesmente oferecidos. Sua autoridade - chamada de autoridade de staff - é simplesmente autoridade de especialista e não autoridade de comando. Críticas à Teoria Clássica A despeito da enorme contribuição trazida pela teoria clássica à administração, há muitas restrições que se podem fazer a este modelo, dentre elas destaca-se: OBSESSÃO PELO COMANDO - Tendo como ótica a visão da empresa a partir da gerência administrativa, Fayol focou seus estudos na unidade do comando, autoridade e na responsabilidade. Em função disso, é visto como obcecado pelo comando. A EMPRESA COMO SISTEMA FECHADO - A partir do momento em que o planejamento é definido como sendo a pedra angular da gestão empresarial, é difícil imaginar que a organização seja vista como uma parte isolada do ambiente. MANIPULAÇÃO DOS TRABALHADORES - Bem como a Administração Científica, fora tachada de tendenciosa, desenvolvendo princípios que buscavam explorar os trabalhadores, já que tal como Taylor tinha a visão do “Homo economicus”. Prezado estudante, apresenta-se abaixo um quadro comparativo das teorias de Taylor e de Fayol: Administração Científica Escola Clássica Frederick W. Taylor (1856 -1915) Jules Henri Fayol (1841 – 1925) Americano Europeu Engenheiro Mecânico Engenheiro de Minas Ênfase nas tarefas Ênfase na estrutura Chão de fábrica Nível Gerencial “Shop Management” e “Princípios da Administração Científica” “Administração Industrial e Geral” Aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos competentes da organização e das suas inter-relações estruturais. Aumentar a eficiência da empresa através do aumento de eficiência do nível operacional. 57 Te o r i a G e r a l d a Ad m i n i s t r a ç ã o Principais Variáveis da Administração At vidades de Apren izagem 1.Assinale a alternativa que corresponde às conseqüências da Revolução Industrial: a) Rápida e intensa urbanização b) Aperfeiçoamento dos meios de transporte c) Incremento do comércio interno e internacional d) A, B e C estão corretas. e) NDR 2.O título de “Pai da Administração científica” é atribuído a: a) Fayol b) Taylor c) Ford d) Weber e) NDR 3.Quais as duas Teorias que compõem a Abordagem Clássica? a) Fordismo e Teoria Clássica. b) Administração Científica e Teoria Clássica. c) Administração Científica e Burocracia d) A e B estão corretas. e) NDR. 4.A afirmação a seguir é conhecida como: “... decompor cada tarefa em uma série ordenada de movimentos simples, que facilitariam a assimilação da mesma por parte do funcionário”. a) Supervisão Funcional b) Estudo da fadiga c) “The Best Way” d) Homo ecnomicus e) NDR 5.A teoria conhecida como a corrente dos Anatomistas e Fisiologistas, devido a sua preocupação com a estrutura e funcionamento da empresa é: a) Teoria Clássica da Administração C u r s o d e G r a d u a ç ã o e m Ad m i n i s t r a ç ã o à D i s t â n c i a 60 Principais Variáveis da AdministraçãoComentátio das Atividades Na Atividade de nº 1 a)Errado! Analise todas as alternativas, verifique se existe uma outra correta. b)Errado! Analise todas as alternativas, verifique se existe uma outra correta. c)Errado! Analise todas as alternativas, verifique se existe uma outra correta. d)Perfeito! Você reconhece as conseqüências da Revolução Industrial. e)Errado! Existem respostas corretas a respeito da Revolução Industrial. Na Atividade de nº 2 a)Errado! Fayol está associado somente à Teoria Clássica. b)Correto! Parabéns, continue seus estudos. c)Errado! Ford está associado à linha de montagem. d)Errado! Weber está associado à Burocracia. e)Errado! Existem respostas corretas. Reveja as opções. Na Atividade de nº 3 a)Errado! O fordismo não configura uma teoria, mas um incremento no modo de produção. b)Certo! Parabéns! Continue seus estudos. c)Errado! Burocracia faz parte da Abordagem Estruturalista d)Errado! O fordismo não configura uma teoria, mas um incremento no modo de produção. e)Errado! Existem respostas corretas. Reveja as opções. Na Atividade de nº 4 a)Errado! Isto diz respeito a visão de Taylor que afirmava que um trabalhador deveria ter uma supervisão múltipla. b)Errado! Isto diz respeito ao estudo que visava dimensionar o momento onde o cansaço interferia na produção do trabalhador para então lhe oferecer um tempo de descanso. c)Correto! Você realmente conhece a Teoria da Administração Científica. d)Errado! Isto diz respeito a visão corrente da época de que o homem era tão somente motivado pelo dinheiro, sem interesse algum no trabalho em si. e)Errado! Existe uma alternativa verdadeira para a questão. Na Atividade de nº 5 a)Parabéns! Você acertou! 61 Te o r i a G e r a l d a Ad m i n i s t r a ç ã o b)Errado! No módulo não existe nada que se refira à esta afirmação, tome cuidado. c)Errado! Lembre-se que o fordismo não é uma teoria e sim um incremento no modo de produção. d)Errado! Esta teoria se preocupava essencialmente com a realização da tarefa. e)Errado! Existe uma afirmação correta para questão. Na Atividade de nº 6 a)Errado! Os princípios de Taylor são: Planejamento, Preparação dos trabalhadores, Controle, Execução, Exceção. b)Errado! Os princípios de Fayol são: divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando, unidade de direção, subordinação dos interesses individuais aos interesses coletivos, remuneração do pessoal, centralização, cadeia escalar, ordem, equidade, estabilidade do pessoal, iniciativa, espírito de equipe. c)Correto! Os princípios citados eram os valores básicos utilizados por ele para produzir em massa. d)Errado! No módulo não existe nada que se refira à este estudioso, tome cuidado. e)Errado! Existe uma afirmação correta para questão. Na Atividade de nº 7 a)Parabéns! Você acertou. b)Errado! Não existe o último tópico “de qualidade”. c)Errado! Estas são ações dentro da função administrativa. d)Errado! Nenhuma dessas opções correspondem à pergunta. e)Errado!Existe uma alternativa correta para a questão. Na Atividade de nº 8 a)Errado! Quem está na cadeia escalar está ligado a cadeia de comando. b)Errado! A direção geral faz parte da cadeia escalar, por isso não se enquadra como resposta verdadeira. c)Errado! Eles também se relacionam na empresa através da linha de autoridade. d)Parabéns! Você acertou! e)Errado! Existe uma alternativa correta para a questão. Na Atividade de nº 9 a)Errado! O enfoque desta teoria é mais voltado para as tarefas e não para a organização da empresa. b)Parabéns! Você acertou. Continue estudando! c)Errado! Fordismo não se configura como uma teoria e sim como incremento do modo de produção. d)No módulo não existe nada que se refira a esta Teoria, tome cuidado. e)Errado!Existe uma alternativa correta para a questão. Na Atividade de nº 10 C u r s o d e G r a d u a ç ã o e m Ad m i n i s t r a ç ã o à D i s t â n c i a 62 a)Errado! Você se enganou quanto aos dois últimos conceitos. b)Errado! Você não acertou nenhum dos conceitos. Volte ao módulo e estude novamente o conteúdo. c)Parabéns! Você assimilou bastante o conteúdo deste módulo. d)Errado! Você não acertou nenhum dos conceitos. Volte ao módulo e estude novamente o conteúdo. e) Errado! Existe uma alternativa correta para a questão.
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