Biologia - Resoluções Genética

Biologia - Resoluções Genética

Exercícios resolvidos 2

Genética Básica do curso de Licenciatura em Biologia Coordenador: Victor Martin Quintana Flores

1) Ectrodactilia também conhecida como “garra de lagosta” é uma desordem recessiva em humanos. Se um casal, fenotipicamente normal produziram um descendente afetado, calcule as seguintes probabilidades:

A) Os pais são heterozigotos B) Um descendente é hetorozigoto C) Os próximos três descendentes serem fenotipicamente normais D) Um dos três outros descendentes ser fenotipicamente normal

Respostas: A) 100% de serem heterozigotos; B) 50% de terem um filho heterozigoto; C) 42,2% D) 14%

2) Em cachorros cocker spaniels de uma única cor são dominantes sobre os animais com várias cores (malhados). Se dois heterozigotos fossem cruzados qual seria a probabilidade das seguintes combinações de descendentes:

A) Uma ninhada de 5 filhotes 4 de uma única cor e um manchado B) A primeira ninhada de 5 filhotes 4 de uma única cor e 1 manchados então uma segunda ninhada de 5 filhotes todos de uma única cor.

C) A primeira de 5 filhotes o primeiro filhote de uma única cor e então entre os próximos 4, 3 de uma única cor e um manchado e na segunda ninhada de 7 filhotes no qual o primeiro filhote é manchado, o seguinte também e os 5 seguintes são compostos de 4 filhotes de uma única cor e 1 manchado.

D) Uma ninhada de 6 filhotes o primeiro de única cor o segundo manchado e os 4 seguintes 2 manchados e 2 de uma única cor.

Respostas A) 0,396 ou 39,6%; B) 0,094 ou 9,4% C) 0,008 ou 0,8% D) 0,040 ou 4%

3). Em humanos, o alelo para cor de olhos castanhos (B), é dominante sobre a cor de olhos azuis (b). Se um casal, heterozigoto tiver filhos calcule as seguintes probabilidades:

A) As primeiras duas crianças terem olhos azuis B) Total de 4 crianças 2 com olhos azuis e as outras duas com olhos castanhos C) O primeiro filho ter olhos azuis e os próximos 2 com olhos castanhos

Respostas A) 1/16; B) 0,42 ou 42%; C) 0,14 ou 14%

4). Se uma planta alta verdadeira fosse cruzada com uma planta anã igualmente de linhagem pura. Se o fenótipo alto for dominante sobre o fenótipo anão. Os indivíduos F1 foram auto-fertilizados. Calcule as seguintes probabilidades para a geração F2:

A) A primeira planta é anã B) A primeira é alta ou anã C) As primeiras 3 plantas são altas D) Para sete plantas 3 são altas e 4 são anãs E) A primeira planta é alta e as 4 seguintes, duas são altas e duas são anãs

Respostas A) ¼; B) 1 ou 100%; C) 0,42 ou 42%; D) 0,058 ou 5,8%; E) 0,16 ou 16%

2. Um indivíduo tem um genótipo Aa Bb Cc e produz um gameta anormal com genótipo Aa B c. Esse gameta violou a lei da segregação e/ou da segregação independente. Justifique sua resposta.

Resposta Violou a lei da segregação, pois existem duas cópias de um mesmo gene em um gameta. Os dois alelos para o gene A (ou a) não segregaram um do outro

5). A síndrome de Marfan é uma rara doença genética humana caracterizada por defeitos nas extremidades, nas digitais, no coração (especialmente na aorta) e nos olhos. O seguinte heredograma mostra essa doença em uma família. Indivíduos afetados são mostrados em preto. Segundo sua opinião que tipo de herança explicaria o heredograma em questão. Ou seja seria um traço recessivo ou dominante?

Resposta. Baseados no heredograma parece ser um traço dominante, já que um filho não afetado sempre tem um pai não afetado. E de fato esta doença é um traço dominante. Note que a análise é muito simples não precisando para isso maiores cálculos.

Comentários