Biologia - ufrgs-Prova com Gabarito Comentado-2004

Biologia - ufrgs-Prova com Gabarito Comentado-2004

(Parte 3 de 5)

(A)1 aguti : 1 chinchila. (B)1 aguti : 1 himalaia. (C)9 aguti : 3 himalaia : 3 chinchila : 1 albino. (D)2 aguti : 1 chinchila : 1 himalaia. (E)3 aguti : 1 chinchila.

23. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) normatizou, recentemente, a utilização de câmaras de bronzeamento artificial, visando diminuir os riscos dessa prática, tais como lesões na retina, queimaduras, envelhecimento precoce e câncer de pele. Uma mulher que se submeteu a dez sessões intercaladas de bronzeamento, com duração de 15 a 30 minutos cada uma, apresentou, quatro meses depois, indícios de câncer de pele, uma vez que as radiações UV danificaram seu DNA. Pode-se afirmar que esse tipo de câncer

(A)é herdável, porque provoca alteração do DNA. (B)não é herdável, porque a mutação resultante é recessiva.

(C)é herdável, porque a mutação resultante é dominante.

24. João e Maria estão pensando em ter um filho. João tem um irmão albino e uma irmã com pigmentação normal. Seus pais não são albinos, porém João tem uma tia paterna albina e um primo, por parte de mãe, com a mesma característica. Já Maria tem um avô materno e uma irmã albinos e um irmão com pigmentação normal. Os pais de Maria também têm pigmentação normal.

Que informações permitem avaliar com maior precisão as chances de João e Maria terem um filho albino?

(A)O fenótipo da irmã de João e o genótipo do avô de Maria.

(B)O genótipo da tia de João e o genótipo do irmão de Maria.

(C)O fenótipo do irmão de João e o fenótipo da irmã de Maria.

(D)O genótipo do primo de João e o fenótipo da mãe de Maria.

(E)O fenótipo do pai de João e o genótipo do pai de Maria.

25. Leia o texto abaixo.

A entrada na era da genômica possibilitou ao norte-americano Eugene V. Koonin investigar qual seria o número mínimo de genes capazes de sustentar o funcionamento de uma célula. Para isso, ele comparou 21 genomas completos de representantes das três linhagens primárias da vida: as eubactérias, as arqueobactérias e os eucariontes. O resultado da pesquisa mostrou que o número de genes deve situar-se em torno de 150. Esse enfoque é interessante, pois permite imaginar os primeiros sistemas genéticos surgidos por ocasião da origem da vida.

Adaptado de: SALZANO, F.M. Ciência Hoje, v. 29, n. 173, jul. 2001.

Considere as seguintes afirmações.

I.No código genético, a cada códon deve correspender mais de um aminoácido.

I.Os genes compartilhados pelos genomas dos diferentes grupos devem ser essenciais.

I.Os genes envolvidos na replicação, transcrição e tradução do material genético devem fazer parte do conjunto mínimo de genes.

Quais delas poderiam ter embasado o raciocínio de Koonin?

(A)Apenas I. (B)Apenas I. (C)Apenas I. (D)Apenas I e II. (E)I, I e II.

26. Em um caso de disputa da paternidade de um menino hemofílico, estão envolvidos um homem que tem a doença e outro que não a tem. (Hemofilia: herança recessiva ligada ao X)

Analise as afirmações abaixo a esse respeito.

I.As bases genéticas da hemofilia apóiam a paternidade do homem hemofílico.

I.O homem não hemofílico pode ser o pai do menino.

I.O homem hemofílico não pode ser o pai do menino.

Quais estão corretas?

27. Em relação à domesticação de plantas e animais pelo homem, considere as seguintes afirmações.

I.Vários atributos selecionados pelo homem são condicionados por genes que interagem com fatores ambientais.

I.Freqüentemente, linhagens com genes na condição heterozigota são superiores às linhagens predominantemente homozigotas.

I.A endogamia, isto é, o cruzamento entre uns poucos indivíduos com caracteres selecionados, produz descendência com grande variabilidade genética.

IV.Linhagens com pouca variabilidade genética apresentam reduzida capacidade de adaptação a alterações ambientais.

Quais estão corretas?

(A)Apenas I e I. (B)Apenas I e IV. (C)Apenas I, I e II. (D)Apenas I, I e IV. (E)I, lI, I e IV.

28. Leia o texto abaixo.

Várias pesquisas de caráter genético estão sendo realizadas com o objetivo de estabelecer as rotas de migração das primeiras populações humanas que deixaram a África. Em uma delas, foram comparadas seqüências de DNA de 1.056 voluntários de 52 regiões do planeta. Os resultados revelaram diferenças muito pequenas entre elas. A conclusão é que a humanidade descende de uma população reduzida, composta por não mais de 2.0 indivíduos que viveram na África há 70.0 anos. Os cientistas acreditam que deve ter ocorrido algum tipo de catástrofe ecológica que, por pouco, não causou a extinção da espécie.

Adaptado de: Veja, 18 jun. 2003.

O processo evolutivo ilustrado no texto, que atua quando uma população é quase extinta, resultando numa redução da variação genética nos descendentes, é designado

(A)deriva genética. (B) mutação. (C)seleção natural. (D) migração. (E) recombinação.

29. As três situações abaixo referem-se a mecanismos pré-zigóticos de isolamento reprodutivo.

1.Duas espécies de cobras habitam uma mesma área geográfica, mas, enquanto uma vive predominantemente na água, a outra vive em terra firme; conseqüentemente, não convivem, e não há cruzamento entre elas. 2.Duas espécies de aranhas não copulam porque os machos de cada espécie possuem órgãos copulatórios que só se acoplam em aberturas reprodutoras de fêmeas da sua mesma espécie. 3.Duas espécies de pinheiros ocorrem em uma mesma área geográfica e são capazes de formar híbridos; entretanto, não há cruzamento entre elas, pois uma espécie libéra o pólen em fevereiro, e a outra, em abril.

Assinale a alternativa que apresenta o tipo de isolamento reprodutivo relacionado, respectivamente, a cada uma das três situações acima.

(A)de hábitat - etológico - sazonal (B)gamético - sazonal - ecológico (C)ecológico - mecânico - sazonal (D)etológico - gamético - de hábitat (E)sazonal - ecológico - etológico

30. Observe o cladograma abaixo.

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações que seguem, referentes a esse cladograma.

( )O nó a delimita o grupo que reúne o mais recente ancestral comum dos vertebrados e todos os seus descendentes.

( )O cladograma mostra que os anfíbios são mais aparentados com os mamíferos do que com os répteis.

( )O nó b indica que a linhagem que deu origem aos mamíferos é mais recente temporalmente do que a que originou os répteis.

( )O clado Marsupialia + Placentalia é o que compartilha o maior número de caracteres derivados.

( )A posição dos táxons no cladograma não reflete seu grau de evolução, mas sim as relações de parentesco entre os táxons.

A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(Parte 3 de 5)

Comentários