enem 2002

enem 2002

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É trabalho pioneiro. Prestação de serviços com tradição de confiabilidade. Construtivo, procura colaborar com as Bancas Examinadoras em sua tarefa árdua de não cometer injustiças. Didático, mais do que um simples gabarito, auxilia o estudante em seu processo de aprendizagem.

O ENEM-2002é constituído de uma redação e de 63 questões objetivas, envolvendo assuntos de Português, Matemática, Biologia, História, Geografia, Físicae Química, abordados ao longo do Ensino Médio. Essa prova tem por finalidade avaliar modalidades estruturais de inteligência, demonstradas em 21 habilidades decorrentes de 5 competências fundamentais. Os resultados obtidos pelos alunos poderão ser aproveitados para o ingresso em várias faculdades do país.

O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO 2002

AS 5 COMPETÊNCIAS

I—Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática,artística e científica.

I—Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensãode fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológicae das manifestações artísticas.

I—Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados dediferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.

IV—Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.

V—Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostasde intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

AS 21 HABILIDADES

1.Dada a descrição discursiva ou por ilustração de um experimento ou fenômeno, de natureza científica, tecnológica ou social, identificar variáveis relevantes e selecionar os instrumentos necessários para realização ou interpretação do mesmo.

2.Em um gráfico cartesiano de variável socioeconômica ou técnico-científica, identificare analisar valores das variáveis, intervalos de crescimento ou decréscimo e taxas devariação.

3.Dada uma distribuição estatística de variável social, econômica, física, química ou biológica, traduzir e interpretar as informações disponíveis, ou reorganizá-las, objetivando interpolações ou extrapolações.

4.Dada uma situação-problema, apresentada em uma linguagem de determinada área de conhecimento, relacioná-la com sua formulação em outras linguagens ou vice- -versa.

5.A partir da leitura de textos literários consagrados e de informações sobre concepções artísticas, estabelecer relações entre eles e seu contexto histórico, social, político ou cultural, inferindo as escolhas dos temas, gêneros discursivos e recursos expressivos dos autores.

6.Com base em um texto, analisar as funções da linguagem, identificar marcas de variantes lingüísticas de natureza sociocultural, regional, de registro ou de estilo, e explorar as relações entre as linguagens coloquial e formal.

7.Identificar e caracterizar a conservação e as transformações de energia em diferentes processos de sua geração e uso social, e comparar diferentes recursos e opções energéticas.

8.Analisar criticamente, de forma qualitativa ou quantitativa, as implicações ambientais, sociais e econômicas dos processos de utilização dos recursos naturais, materiais ou energéticos.

9.Compreender o significado e a importância da água e de seu ciclo para a manutenção da vida, em sua relação com condições socioambientais, sabendo quantificar variações de temperatura e mudanças de fase em processos naturais e de intervenção humana.

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10.Utilizar e interpretar diferentes escalas de tempo para situar e descrever transformações na atmosfera, biosfera, hidrosfera e litosfera, origem e evolução da vida, variações populacionais e modificações no espaço geográfico.

1.Diante da diversidade da vida, analisar, do ponto de vista biológico, físico ou químico, padrões comuns nas estruturas e nos processos que garantem a continuidade e a evolução dos seres vivos.

12.Analisar fatores socioeconômicos e ambientais associados ao desenvolvimento, às condições de vida e saúde de populações humanas, por meio da interpretação de diferentes indicadores.

13.Compreender o caráter sistêmico do planeta e reconhecer a importância da biodiversidade para preservação da vida, relacionando condições do meio e intervenção humana.

14.Diante da diversidade de formas geométricas planas e espaciais, presentes na natureza ou imaginadas, caracterizá-las por meio de propriedades, relacionar seus elementos, calcular comprimentos, áreas ou volumes, e utilizar o conhecimento geométrico para leitura, compreensão e ação sobre a realidade.

15.Reconhecer o caráter aleatório de fenômenos naturais ou não e utilizar em situações- -problema processos de contagem, representação de freqüências relativas, construção de espaços amostrais, distribuição e cálculo de probabilidades.

16.Analisar, de forma qualitativa ou quantitativa, situações-problema referentes a perturbações ambientais, identificando fonte, transporte e destino dos poluentes, reconhecendo suas transformações; prever efeitos nos ecossistemas e no sistema produtivo e propor formas de intervenção para reduzir e controlar os efeitos da poluição ambiental.

17.Na obtenção e produção de materiais e de insumos energéticos, identificar etapas, calcular rendimentos, taxas e índices, e analisar implicações sociais, econômicas e ambientais.

18.Valorizar a diversidade dos patrimônios etnoculturais e artísticos, identificando-a em suas manifestações e representações em diferentes sociedades, épocas e lugares.

19.Confrontar interpretações diversas de situações ou fatos de natureza histórico-geográfica, técnico-científica, artístico-cultural ou do cotidiano, comparando diferentes pontos de vista, identificando os pressupostos de cada interpretação e analisando a validade dos argumentos utilizados.

20.Comparar processos de formação socioeconômica, relacionando-os com seu contexto histórico e geográfico.

21.Dado um conjunto de informações sobre uma realidade histórico-geográfica, contextualizar e ordenar os eventos registrados, compreendendo a importância dos fatores sociais, econômicos, políticos ou culturais.

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ENEM 2002

Exame Nacional do Ensino Médio

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisPROVA 1 – AMARELA

Ministério da Educação

01.Você deve receber do fiscal o material abaixo: a)este caderno,com a proposta de redação e 63 questões objetivas,sem repetição ou falha. b)1 CARTÃO-RESPOSTA destinado às respostas da parte objetiva da prova. c)1 FOLHA DE REDAÇÃO para desenvolvimento da redação.

02.Verifique se este material está em ordem,se o seu nome e número de inscrição conferem com os que aparecem a)no CARTÃO-RESPOSTA destinado às respostas das questões objetivas; b)na FOLHA DE REDAÇÃO;e se a cor de seu CADERNO DE QUESTÕES coincide com a mencionada no alto da capa e nos rodapés de cada página.Caso contrário,notifique IMEDIATAMENTE o fiscal.

03.Após a conferência,o participante deverá assinar,nos espaços próprios a)do CARTÃO-RESPOSTA destinado às respostas das questões objetivas;e b)da FOLHA DE REDAÇÃO;utilizando,preferivelmente,caneta esferográfica de tinta preta.

04.No CARTÃO-RESPOSTA,a marcação das letras,correspondentes às respostas de sua opção,deve ser feita preenchendo todo o espaço compreendido no círculo,a lápis preto nº2 ou caneta esferográfica de tinta preta,com um traço contínuo e denso.A LEITORA ÓTICA é sensível a marcas escuras,portanto,preencha os campos de marcação completamente,sem deixar claros.

05.No CARTÃO-RESPOSTA,o participante deverá assinalar também,no espaço próprio,o gabarito correspondente à cor de sua prova (Amarela – 1,Branca – 2,Rosa – 3 ou Verde – 4).Se assinalar um gabarito que não corresponda à cor de sua prova ou deixar de assinalá-lo,sua prova objetiva será anulada.

AMASSAR,ou MANCHAR.O CARTÃO-RESPOSTA e a FOLHA DE REDAÇÃO SOMENTE poderão ser substituídos caso estejam danificados na BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA ÓTICA.

07.Para cada uma das questões são apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A),(B),

(C),(D) e (E);só uma responde adequadamente ao quesito proposto.Você só deve assinalar UMA ALTERNATIVA PARA CADA QUESTÃO:a marcação em mais de uma alternativa anula a questão, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA.

09.SERÁ EXCLUÍDO DO EXAME o participante que: a)se utilizar,durante a realização da prova,de máquinas e/ou de relógios de calcular,bem como de rádios gravadores,de “headphones”,de telefones celulares ou de fontes de consulta de qualquer espécie; b)se ausentar da sala em que se realiza a prova levando consigo o CADERNO DE QUESTÕES e/ou o CARTÃO-RESPOSTA; c)deixar de assinalar corretamente o gabarito correspondente à cor de sua prova.

10.Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTÃO-RESPOSTA.Os rascunhos e as marcações assinaladas no CADERNO DE QUESTÕES NÃO SERÃO LEVADOS EM CONTA.

1.Quando terminar,entregue ao fiscal o CADERNO DE QUESTÕES,o CARTÃO-RESPOSTA, a FOLHA DE REDAÇÃO e ASSINE A LISTA DE PRESENÇA.

13.Por motivos de segurança,você somente poderá ausentar-se do recinto de prova após decorridas 2 horas do início da mesma.Caso você permaneça na sala,no mínimo,4 horas após o início da prova,poderá levar este CADERNO DE QUESTÕES.

FUNDAÇÃO CESGRANRIOPROVA 1 - AMARELA

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