(Parte 5 de 5)

A.6 Análise pela administração

É recomendado que a análise pela administração cubra o escopo do sistema da gestão ambiental, embora nem todos os elementos do sistema da gestão ambiental necessitem ser analisados de uma só vez, podendo o processo de análise se estender por um período de tempo.

ABNT NBR ISO 14001:2004

© ABNT 2004 ? Todos os direitos reservados21

Anexo B (informativo)

Correspondência entre a ABNT NBR ISO 14001:2004 e a ABNT NBR ISO 9001:2000

As tabelas B.1 e B.2 identificam correspondências técnicas amplas entre a ABNT NBR ISO 14001:2004 e a ABNT NBR ISO 9001:2000 e vice-versa.

O objetivo da comparação é demonstrar que ambos os sistemas podem ser utilizados conjuntamente por aquelas organizações que já estejam operando uma dessas Normas e desejem operar ambas.

Uma correspondência direta entre as subseções das duas Normas somente é estabelecida se as duas subseções forem amplamente coincidentes em seus requisitos. Além disso, muitas conexões cruzadas detalhadas de menor relevância existem e não puderam ser demonstradas aqui.

Tabela B.1 ? Correspondência entre a ABNT NBR ISO 14001:2004 e a ABNT NBR ISO 9001:2000

ABNT NBR ISO 14001:2004ABNT NBR ISO 9001:2000

Requisitos do sistema da gestão ambiental (título somente) 44Sistema de gestão da qualidade

(título somente)

Requisitos gerais 4.1 4.1 Requisitos gerais

Comprometimento da direção Política da qualidade Melhoria contínua

Planejamento (título somente)4.35.4Planejamento (título somente)

Aspectos ambientais4.3.1 5.2 7.2.1

Foco no cliente

Determinação de requisitos relacionados ao produto

Análise crítica dos requisitos relacionados ao produto

Requisitos legais e outros4.3.2 5.2

Foco no cliente

Determinação de requisitos relacionados ao produto

Objetivos da qualidade

Planejamento do sistema de gestão da qualidade

Melhoria contínua

Implementação e operação (título somente) 4.47Realização do produto (título somente)

ABNT NBR ISO 14001:2004

22© ABNT 2004 ? Todos os direitos reservados

Tabela B.1 (continuação)

ABNT NBR ISO 14001:2004ABNT NBR ISO 9001:2000

Recursos, funções, responsabilidades e autoridades 4.4.1 5.1

Comprometimento da direção Responsabilidade e autoridades Representante da direção Provisão de recursos Infra-estrutura

Competência, treinamento e conscientização 4.4.2 6.2.1

Generalidades Competência, conscientização e treinamento

Comunicação interna Comunicação com o cliente

Documentação4.4.4 4.2.1 Generalidades Controle de documentos4.4.5 4.2.3 Controle de documentos

Planejamento da realização do produto Determinação de requisitos relacionados ao produto Análise crítica dos requisitos relacionados ao produto Planejamento do projeto e desenvolvimento Entradas de projeto e desenvolvimento Saídas de projeto e desenvolvimento Análise crítica de projeto e desenvolvimento Verificação de projeto e desenvolvimento Validação de projeto e desenvolvimento Controle de alterações de projeto e desenvolvimento Processo de aquisição Informações de aquisição Verificação do produto adquirido Controle de produção e fornecimento de serviço

Validação dos processos de produção e fornecimento de serviço

Preservação do produto

Preparação e resposta a emergência 4.4.7 8.3Controle de produto não-conforme

Verificação (título somente)4.58Medição, análise e melhoria (título somente)

ABNT NBR ISO 14001:2004

© ABNT 2004 ? Todos os direitos reservados23

Tabela 1 (continuação)

ABNT NBR ISO 14001:2004ABNT NBR ISO 9001:2000

Controle de dispositivos de medição e monitoramento Generalidades Medição e monitoramento de processos Medição e monitoramento de produto Análise de dados

Avaliação do atendimento a requisitos legais e outros 4.5.2 8.2.3

Monitoramento e medição de processos Monitoramento e medição de produto

Não-conformidade, ação corretiva e ação preventiva 4.5.3 8.3

Controle de produto não-conforme Análise de dados Ação corretiva Ação preventiva

Controle de registros4.5.4 4.2.4 Controle de registros Auditoria interna4.5.5 8.2.2 Auditoria interna

Comprometimento da direção Análise crítica pela direção (título somente) Generalidades Entradas para a análise crítica Saídas da análise crítica Melhoria contínua

Sistema de gestão da qualidade (título somente) 44Requisitos do sistema da gestão ambiental

Requisitos gerais 4.1 4.1 Requisitos gerais

Requisitos de documentação (título somente) 4.2

Generalidades4.2.1 4.4.4 Documentação Manual da qualidade4.2.2 Controle de documentos4.2.3 4.4.5 Controle de documentos Controle de registros4.2.4 4.5.4 Controle de registros

Responsabilidade da direção (título somente) 5

Política ambiental Recursos, funções, responsabilidades e autoridades

Aspectos ambientais Requisitos legais e outros Análise pela Administração

Política da qualidade5.34.2Política ambiental Planejamento (título somente) 5.4 4.3 Planejamento

ABNT NBR ISO 14001:2004

24© ABNT 2004 ? Todos os direitos reservados

Tabela B.1 (continuação)

ABNT NBR ISO 14001:2004ABNT NBR ISO 9001:2000

Objetivos da qualidade5.4.1 4.3.3 Objetivos, metas e programa(s)

Planejamento do sistema de gestão da qualidade 5.4.2 4.3.3 Objetivos, metas e programa(s)

Responsabilidade, autoridade e comunicação (título somente) 5.5

Responsabilidade e autoridade5.5.1 4.4.1 Recursos, funções, responsabilidades e autoridades Representante da direção5.5.2 4.4.1 Recursos, funções, responsabilidades e autoridades Comunicação interna5.5.3 4.4.3 Comunicação

Análise crítica pela direção (título somente) 5.6

Generalidades5.6.1 4.6Análise pela administração Entrada para análise crítica5.6.2 4.6Análise pela administração Saídas da análise crítica5.6.3 4.6Análise pela administração

Gestão de recursos (título somente) 6

Provisão de recursos6.14.4.1 Recursos, funções, responsabilidades e autoridades

Recursos humanos (título somente) 6.2

Generalidades6.2.1 4.4.2 Competência, treinamento e conscientização

Competência, conscientização e treinamento 6.2.2 4.4.2 Competência, treinamento e conscientização

Infra-estrutura6.34.4.1 Recursos, funções, responsabilidades e autoridades Ambiente de trabalho6.4

Realização do produto (título somente) 74.4Implementação e operação

Planejamento da realização de produto 7.14.4.6 Controle operacional

Processos relacionados a clientes (título somente) 7.2

Determinação de requisitos relacionados ao produto 7.2.1 4.3.1

Aspectos ambientais Requisitos legais e outros Controle operacional

Análise crítica de requisitos relacionados ao produto 7.2.2 4.3.1

Aspectos ambientais Controle operacional

ABNT NBR ISO 14001:2004

© ABNT 2004 ? Todos os direitos reservados25

Tabela B.1 (continuação)

ABNT NBR ISO 9001:2000ABNT NBR ISO 14001:2004

Comunicação com o cliente7.2.34.4.3 Comunicação Projeto e desenvolvimento (título somente)7.3 Planejamento do projeto e desenvolvimento 7.3.14.4.6 Controle operacional Entradas de projeto e desenvolvimento7.3.24.4.6 Controle operacional Saídas de projeto e desenvolvimento7.3.34.4.6 Controle operacional Análise crítica de projeto e desenvolvimento 7.3.4.4.6 Controle operacional Verificação de projeto e desenvolvimento7.3.54.4.6 Controle operacional Validação de projeto e desenvolvimento7.3.64.4.6 Controle operacional

Controle de alterações de projeto e desenvolvimento 7.3.74.4.6 Controle operacional

Aquisição (título somente)7.4 Processo de aquisição7.4.14.4.6 Controle operacional Informações de aquisição7.4.24.4.6 Controle operacional Verificação do produto adquirido7.4.34.4.6 Controle operacional

Produção e fornecimento de serviço (título somente) 7.5

Controle de produção e fornecimento de serviço 7.5.14.4.6 Controle operacional

Validação dos processos de produção e fornecimento de serviço 7.5.24.4.6 Controle operacional

Identificação e rastreabilidade7.5.3 Propriedade do cliente7.5.4 Preservação do produto7.5.54.4.6 Controle operacional

Controle de dispositivos de medição e monitoramento 7.64.5.1 Monitoramento e medição

Medição, análise e melhoria (título somente) 84.5Verificação (título somente) Generalidades8.14.5.1 Monitoramento e medição Medição e monitoramento (título somente)8.2 Satisfação dos clientes8.2.1 Auditoria interna8.2.24.5.5 Auditoria interna

Monitoramento e medição

Avaliação do atendimento a requisitos legais e outros

Monitoramento e medição

Avaliação do atendimento a requisitos legais e outros

ABNT NBR ISO 14001:2004

26© ABNT 2004 ? Todos os direitos reservados

Tabela B.1 (conclusão)

ABNT NBR ISO 9001:2000ABNT NBR ISO 14001:2004

Preparação e resposta a emergência

Não-conformidade, ação corretiva e ação preventiva

Análise de dados8.4.5.1 Monitoramento e medição Melhoria (título somente)8.5

Política ambiental Objetivos, metas e programa(s) Análise pela administração

Ação corretiva8.5.24.5.3 Não-conformidade, ação corretiva e ação preventiva

Ação preventiva8.5.34.5.3 Não-conformidade, ação corretiva e ação preventiva

ABNT NBR ISO 14001:2004

© ABNT 2004 ? Todos os direitos reservados27

Bibliografia

[1] ABNT NBR ISO 9000:2000,Sistemas de gestão da qualidade - Fundamentos e vocabulário. [2] ABNT NBR ISO 9001:2000,Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos.

[3] ABNT NBR ISO 19011:2002,Diretrizes para auditorias de sistemas de gestão da qualidade e/ou ambiental.

[4] ISO 14004:2004,Environmental management systems -Requirements with guidance for use1)

1)A ABNT NBR ISO 14004:2004 está concluindo seu processo de elaboração.

(Parte 5 de 5)

Comentários