Roteiro - 05

Roteiro - 05

CURSO: Licenciatura em Ciências Exatas - IFSC - USP DISCIPLINA: Biologia 1

AULA PRÁTICA 5: TECIDO CONJUNTIVO PROPRIAMENTE DITO

Observe as seguintes lâminas, primeiramente sob o aumento de 100 X para caracterizar a disposição das estruturas e, em seguida, proceda como relatado especificamente para cada uma delas.

Lâmina 10U - pele humana - HE. a) Identifique e desenhe sob aumento de 400X o tecido conjuntivo denso não modelado (ou irregular) que constitui a derme, camada que contém glândulas sebáceas e sudoríparas localizada logo abaixo de epiderme, que por sua vez é composta pelo epitélio estratificado pavimentoso. Observe os feixes de fibras colágenas (em rosa)

Lâmina 25U - tendão - corte longitudinal - HE b) Identifique e desenhe o tecido conjuntivo denso modelado (ou regular) corado em rosa. Os feixes de fibras colágenas estão orientados no sentido do comprimento do tendão. Os fibroblastos (somente o núcleo é visível) dispõem-se entre os feixes de fibras colágenas e coram-se em roxo. Utilize o aumento de 400x para esquematizar, a partir de uma seção onde as fibras estão orientadas longitudinalmente.

Lâmina 07U - traquéia, esôfago e tireóide de rato - corte transversal - HE c) Identifique e desenhe sob aumento de 400X o tecido conjuntivo frouxo situado entre o epitélio pseudoestratificado e a cartilagem da traquéia. Observe as células dispersas entre a substância intersticial e as fibras colágenas (coradas em rosa). Observe também o tecido conjuntivo frouxo abaixo do epitélio do esôfago.

Comentários