O que é piscicultura

O que é piscicultura

que é piscicultura? A criação de peixes ( = pisicultura) é uma das áreas da aquicultura (= aquacultura), cujo objetivo é a criação de peixes, plantas e moluscos aquáticos. Existe também uma ciência específica para o mar, chamada de Maricultura.

Além de ser uma excelente fonte de renda para os criadores, é uma alternativa para a pesca comercial pois não causa grandes impactos ambientais. Em ambientes controlados como em lagos de psicultura, não há impacto algum sobre o meio ambiente.

Infelizmente ainda temos a matança indiscriminadas de espécies. Para contornar este problema, a criação de peixes em cativeiro para consumo e venda está crescendo bastante no país.

Espécies como tilápia, salmão, truta, ostras e pacús já estão sendo criadas em cativeiro e vendidas comercialmente. Veja como criar peixes!

Tipos de Pisciculturas

1) Extensiva: Esta modalidade é praticada em lagos, represas e açudes que não foram criados para tal função. Consequentemente, a produtividade é reduzida.2) Semi-intensiva: Criação de peixes em locais como viveiros e barragens nos quais o criador fez algumas alterações para aumentar a produtividade e renda da criação de peixes. Uma das melhorias na criação seria o aumento de alimentos naturais na água com adição de adubo e milho. 3) Intensiva: Este é um tipo de criação que visa a optimização do lucro. Para isso, os viveiros são projetados para atingir o máximo de produtividade e as rações são balanceadas para obter uma engorda saudável e rápida.4) Superintensiva: Esta criação é semelhante a intensiva, mas como uma grande diferença em relação ao viveiro. Nesta modalidade, os peixes são confinados em tanques-rede, que garantem uma produtividade elevada e permite uma densidade de peixes muito maior. Com isso, há economia de água, facilidade de manejo dos peixes, e diminuição de custos.

Projeto de Piscicultura

Um projeto de piscicultura envolve desde a escolha da espécie e tipo de tanque, até o local e valor da venda. Para auxiliá-lo na escolha de um projeto de piscicultura, veja alguns livros e e-books sobre criação de peixes e aqüicultura.

Criação de Peixes Ornamentais

A criação de peixes ornamentais pode ser considerado tanto um hobby, como uma fonte de renda. A criação de peixes ornamentais não exige muito espaço físico e não necessita de um investimento alto. As espécies mais famosas para criação são: Lebiste (Guppy), Tetras, Corydoras, Ciclídeos, Platis.

Comentários