enem-2004 comentada

enem-2004 comentada

(Parte 6 de 13)

Resposta: A

Uma empresa produz tampas circulares de alumínio para tanques cilíndricos a partir de chapas quadradas de 2 metros de lado,conforme a figura.Para 1 tampa grande,a empresa produz 4 tampas médias e 16 tampas pequenas.

As sobras de material da produção diária das tampas grandes,médias e pequenas dessa empresa são doadas, respectivamente,a três entidades:I,I e II,para efetuarem reciclagem do material.A partir dessas informações,pode- -se concluir que

A)a entidade I recebe mais material do que a entidade I. B)a entidade I recebe metade de material do que a entidade I. C)a entidade I recebe o dobro de material do que a entidade II. D)as entidade I e I recebem,juntas,menos material do que a entidade II. E)as três entidades recebem iguais quantidades de material.

Resolução: Considere as figuras:

Os raios das tampas grandes,médias e pequenas são iguais a 1m,,respectivamente.

•Cálculos das sobras de material,por chapa,em m2: Tampa grande ⇒4 – π⋅(1)2= 4 – π

Tampa média ⇒4 – 4 ⋅π⋅= 4 – π

Tampa pequena ⇒4 – 16 ⋅π⋅= 4 – π

Portanto as três entidades recebem iguais quantidades de material. Resposta: E me m

16ENEM/2004 ANGLO VESTIBULARES

Um fabricante de cosméticos decide produzir três diferentes catálogos de seus produtos,visando a públicos distintos.Como alguns produtos estarão presentes em mais de um catálogo e ocupam uma página inteira,ele resolve fazer uma contagem

total de originais de impressão igual a:

A) 135. D) 114. B) 126. E) 110. C) 118.

Resolução: Do enunciado,temos o diagrama ao lado:

Assim,o total de originais necessários será igual a 38 + 6 + 4 + 2 + 34 + 1 + 3,ou seja,118.

Resposta: C

Antes de uma eleição para prefeito,certo instituto realizou uma pesquisa em que foi consultado um número significativo de eleitores,dos quais 36% responderam que iriam votar no candidato X;3%,no candidato Y e 31%,no candidato Z.A margem de erro estimada para cada um desses valores é de 3% para mais ou para menos.Os técnicos do instituto concluíram que,se confirmado o resultado da pesquisa,

A)apenas o candidato X poderia vencer e,nesse caso,teria 39% do total de votos. B)apenas os candidatos X e Y teriam chances de vencer. C)o candidato Y poderia vencer com uma diferença de até 5% sobre X. D)o candidato Z poderia vencer com uma diferença de,no máximo,1% sobre X. E)o candidato Z poderia vencer com uma diferença de até 5% sobre o candidato Y.

Resolução:

Confirmado o resultado da pesquisa,o candidato X teria,no mínimo,3% dos votos e o candidato Z teria,no máximo,34% dos votos. Portanto,o candidato Z poderia vencer com uma diferença de,no máximo,1% sobre X.

Resposta: D

O poema ao lado pertence à poesia concreta brasileira.O termo latino de seu título significa “epitalâmio”,poema ou canto em homenagem aos que se casam. Considerando que símbolos e sinais são utilizados geralmente para demonstrações objetivas,ao serem incorporados no poema “Epithalamium — I”,

A)adquirem novo potencial de significação. B)eliminam a subjetividade do poema. C)opõem-se ao tema principal do poema. D)invertem seu sentido original. E)tornam-se confusos e equivocados.

17ENEM/2004 ANGLO VESTIBULARES

Resolução:

Pedro Xisto,nesse poema,vale-se da forma gráfica da palavra Shepara apresentar o processo de sedução (serpente:S) da mulher (Eva:e) sobre o homem (homo:h).Como o termo She(feminino) engloba o he(masculino),sugere-se uma superioridade implícita da feminilidade sobre a masculinidade.O título do poema remete à palavra epitalâmio,que significa “canto ou poema nupcial”.A simbologia utilizada pelo poeta,assim,adquire um novo potencial de significação:a forma sinuosa do Sremete tanto à serpente (figura que representa o tema da sedução) quanto à mulher,que envolve o homem,seduzindo-o no leito nupcial.

Resposta: A

A conversa entre Mafalda e seus amigos

A)revela a real dificuldade de entendimento entre posições que pareciam convergir. B)desvaloriza a diversidade social e cultural e a capacidade de entendimento e respeito entre as pessoas. C)expressa o predomínio de uma forma de pensar e a possibilidade de entendimento entre posições divergentes. D)ilustra a possibilidade de entendimento e de respeito entre as pessoas a partir do debate político de idéias. E)mostra a preponderância do ponto de vista masculino nas discussões políticas para superar divergências.

Resolução:

Os dois amigos de Mafalda parecem ter a mesma opinião sobre o rumo que a humanidade está tomando,uma vez que dão a mesma resposta à pergunta feita por ela:“Para a frente”.Os gestos que fazem,contudo,não coincidem:os amigos apontam para direções contrárias.Diante do fato de que cada um entende de modo distinto qual é a “frente”,Mafalda constata que por isso é difícil a humanidade ir para a frente.Os quadrinhos ilustram,assim,a dificuldade de entendimento entre posições que pareciam convergir.

Resposta: A

Instruções:As questões de números 20 e 21 referem-se ao poema abaixo.

Este texto apresenta uma versão humorística da formação do Brasil,mostrando-a como uma junção de elementos diferentes. Considerando-se esse aspecto,é correto afirmar que a visão apresentada pelo texto é

A)ambígua,pois tanto aponta o caráter desconjuntado da formação nacional,quanto parece sugerir que esse processo,apesar de tudo,acaba bem.

B)inovadora,pois mostra que as três raças formadoras — portugueses,negros e índios — pouco contribuíram para a formação da identidade brasileira.

Brasil

O Zé Pereira chegou de caravela E preguntou pro guarani da mata virgem — Sois cristão?

— Não.Sou bravo,sou forte,sou filho da Morte Teterê tetê Quizá Quizá Quecê! Lá longe a onça resmungava Uu! ua! u! O negro zonzo saído da fornalha Tomou a palavra e respondeu — Sim pela graça de Deus Canhem Babá Canhem Babá Cum Cum!

E fizeram o Carnaval (Oswald de Andrade)

18ENEM/2004 ANGLO VESTIBULARES

C)moralizante,na medida em que aponta a precariedade da formação cristã do Brasil como causa da predominância de elementos primitivos e pagãos.

D)preconceituosa,pois critica tanto índios quanto negros,representando de modo positivo apenas o elemento europeu,vindo com as caravelas. E)negativa,pois retrata a formação do Brasil como incoerente e defeituosa,resultando em anarquia e falta de seriedade.

Resolução:

Na concepção do poema,a formação do Brasil seria resultante da contribuição desorganizada do colonizador,do índio e do negro.Essas três etnias teriam travado um confuso diálogo,em que a língua portuguesa aparece em suas variantes erudita e popular,entremeada a frases que mimetizam as línguas indígenas e africanas.As contradições resultantes disso,entretanto, acomodaram-se em uma só manifestação cultural,festiva e profana,o Carnaval.Daí ser cabível falar-se em uma visão ambígua,que admite a ausência de um plano ou de uma liderança na colonização,mas,simultaneamente,reconhece o potencial criativo dessa conjunção de influências tão díspares,o que vem expresso pela figura do Carnaval.

Resposta: A

A polifonia,variedade de vozes,presente no poema resulta da manifestação do

A)poeta e do colonizador apenas.D)colonizador,do poeta e do negro apenas. B)colonizador e do negro apenas.E)poeta,do colonizador,do índio e do negro. C)negro e do índio apenas.

Resolução:

(Parte 6 de 13)

Comentários