(Parte 1 de 2)

Aula 3 Organelas

Organelas ou organóides são estruturas encontradas no citoplasma celular com função específica, que auxiliam no seu funcionamento, como iremos descrever.

Níveis de organização dos seres vivos:

Observe, abaixo, a célula animal com as principais organelas.

Figura da célula animal

As principais organelas (ou organóides):

Mitocôntrias: são organelas, que aparecem de centenas ou até milhares no hialoplasma, dependendo da atividade de cada célula.

·
organismosfl sistema fl órgão

Citoplasma

Mitocôndrias

Retículo endoplasmático rugoso

Retículo endoplasmático liso

Lisossomos

Complexo de Golgi

Núcleo

Nucléolo

Membrana plasmática

Observando a figura abaixo, a mitocôndria é formada por duas membranas: uma interna e outra externa. A membrana interna apresenta crista mitocondrial, invaginações e delimita a matriz mitocondrial. Na matriz, encontramos moléculas de DNA, RNA, ribossomos. Apresentam capacidade de autoduplicação.

Função: está relacionada com a produção de energia, devido à ocorrência das etapas da respiração aeróbia: ciclo de Krebs (matriz) e cadeia respiratória (cristas).

Ribossomos: são grânulos formados por duas subunidades, que são constituídas por RNA e proteínas. São encontrados livres no citoplasma, formando uma cadeia, ou associados às membranas do retículo endoplasmático. Os ribossomos originam-se do núcleo.

Função: nos ribossomos, os aminoácidos são ligados e formam as diversas proteínas dos seres vivos. Vale lembrar que as proteínas podem ser enzimas, anticorpos, hormônios...

Retículo endoplasmático: é uma organela cuja forma e distribuição são variáveis, dependendo do tipo da célula. É formado por dupla membrana lipoprotéica que se ramifica pelo hialoplasma celular, formando sacos achatados, túbulos, vacúolos.

O retículo endoplasmático é dividido em: liso (ou agranular), ou rugoso (granular). O que os diferencia é a presença de ribossomos aderidos à membrana (RER).

Função: transporte, armazenamento e síntese de substâncias. O retículo endoplasmático, devido à sua comunicação com a membrana plasmática e carioteca, facilita a entrada e a circulação de substâncias do meio extracelular para o intracelular, ou vice-versa.. Essas substâncias e as sintetizadas poderão ficar acumuladas nas vesículas, ou transportadas para outras regiões da célula. – Síntese: O retículo endoplasmático rugoso, devido à presença dos ribossomos, sintetiza proteínas, enquanto o retículo endoplasmático liso produz lipídios e esteróides (hormônios sexuais).

Complexo de Golgi: é formado por uma pilha de sacos achatados e de vesículas, constituído por duplas membranas lipoprotéicas.

Função: forma o acrossomo vesicular presente no espermatozóide de mamíferos; além disso, participa da armazenagem e secreção de substâncias produzidas pelo retículo; formação dos lisossomos e sintetiza substâncias: possui enzimas que adicionam ou removem monossacarídeos às glicoproteínas sintetizadas no retículo. Essas substâncias alteradas é que entram na composição da parede celular.

Lisossomos: são bolsas formadas por membranas glicoprotéicas que envolvem enzimas digestivas. Função: são responsáveis pela digestão intracelular.

Peroxissomos: são vesículas que contêm enzimas catalases.

Função: Nos peroxissomos, a catalase decompõe a H2O2 (água oxigenada) em H2 O (água), e o oxigênio (O2

). O oxigênio liberado é utilizado para oxidar moléculas tóxicas, como o álcool.

Microtúbulos: são cilindros formados pela proteína tubulina. Função: são responsáveis pela sustentação da célula – citoesqueleto - , pela formação dos cílios, flagelos, áster e fuso mitótico.

Células glandulares fabricam proteínas a serem lançadas para fora, (proteínas de exportação). Para síntese de proteínas, é necessária a matéria - prima: aminoácidos que serão obtidos, provavelmente, da digestão de uma proteína (carne). Esses aminoácidos, ao entrarem na célula, são recebidos pelo retículo endoplasmático, onde encontram o ribossomo, formando a cadeia de aminoácidos: a proteína. As proteínas são transportadas para o Complexo de Golgi, onde serão secretadas posteriormente nos grânulos de secreção para fora da célula.

Tipos de digestão

Autofagia: digestão de estruturas da própria célula. Heterofagia: digestão de partículas que penetram na célula por fagocitose ou pinocitose.

Autólise: autodigestão celular. A bactéria é ingerida por fagocitose, ocorrendo formação do fagossoma. Este se funde com o lisossomo, formando o vacúolo digestivo. Após a digestão, algumas partículas serão aproveitadas pela célula e as que não foram digeridas formarão o corpo residual, e, posteriormente, serão eliminadas por clasmocitose.

Centríolo: é um organóide formado por dois cilindros perpendiculares.

Cada cilindro é constituído por 27 microtúbulos dispostos em nove feixes, cada um deles com três microtúbulos paralelos.

Função: durante a mitose, os centríolos duplicam-se e orientam os microtúbulos para formação do fuso, que puxam os cromossomos para os pólos. Os centríolos também estão relacionados à formação dos cílios e flagelos.

Observe a presença do flagelo e dos cílios nas células abaixo:

Exercícios

1) (UNI-RIO) Durante a metamorfose dos anfíbios, a cauda desaparece ao mesmo tempo em que os seus constituintes celulares são digeridos e seus produtos são utilizados no desenvolvimento do animal, como representado no gráfico abaixo:

Cílios: filamentos curtos enumerosos

Flagelos: filamentos longos e número reduzido cílios

A organela celular que participa ativamente desse processo é:

a) o lisossomo b) o peroxissoma c) a mitocôndria d) o plasto e) o centríolo

2) (PUC-PR) Numere os elementos da coluna da direita com os seus correspondentes da coluna da esquerda.

Estrutura celular Função 1. Retículo endoplasmático( ) Realiza síntese, transporte e 2. Lisossomo armazenamento de substâncias 3. Mitocôndria( ) Promove digestão intracelular 4. Cloroplasto( ) Responsável pela síntese de 5. Ribossomo carboidratos 6. Aparelho de Golgi( ) Responsável pela síntese de 7. Membrana plasmáticaproteínas

( ) Mantém a seletividade das células ( ) Responsável pela respiração aeróbia

A seqüência correta na coluna da direita é: a) 5, 2, 4, 1, 7, 3 b) 3, 5, 6, 4, 1, 2 c) 1, 2, 4, 5, 7, 3 d) 6, 5, 4, 2, 7, 3 e) 1, 3, 4, 5, 2, 7

3) Imagine-se, observando ao microscópio óptico comum, um corte histológico de um testículo de rato. Qual o retículo endoplasmático mais desenvolvido: o liso ou o rugoso?

4) (PUC-SP-Modificado) No pâncreas, as células produzem as proteínas de exportação. Explique quais são as organelas envolvidas no processo de síntese, armazenamento e secreção das proteínas.

(Parte 1 de 2)

Comentários