Organização Celular dos Seres vivos

Organização Celular dos Seres vivos

(Parte 1 de 2)

AULA 1

Apesar da diversidade entre os seres vivos, todos guardam muitas semelhanças, pois apresentam material genético (DNA) em que são encontradas todas as informações que controlam a arquitetura e o funcionamento dos seres vivos. O DNA é encontrado no interior da unidade dos seres vivos, conhecida como célula; com exceção dos vírus, todos os seres vivos são formados por células. No interior das células, ocorrem todas as reações químicas dos seres vivos. As células organizadas formam os tecidos, que se reúnem para formar os órgãos. A reunião de vários órgãos que funcionam em conjunto constitui um sistema ou aparelho. Os vários sistemas ou aparelhos - como o circulatório, o respiratório, o esquelético, etc. - constituem o organismo. São organismos: um pé de alface, uma laranjeira, um lobo ou uma ameba. No caso da ameba, que é unicelular, não encontraremos todos os níveis de organização, visto que, não existem tecidos, órgãos ou sistemas. Os seres vivos celulares têm o corpo formado por um ou mais tipos de células, conforme as figuras abaixo:

Planta - pluricelular

Protozoário – unicelular

Mamífero - pluricelular

Vocês já pararam para pensar: “quais as diferenças entre uma célula bacteriana e uma célula animal?” O estudo das células permitiu conhecermos dois padrões celulares fundamentais: a célula procariótica e a célula eucariótica.

Os seres vivos que possuem células procarióticas são chamados procariontes. Estas células mais simples são encontradas em bactérias e cianobactérias.

A maioria dos seres vivos, desde uma ameba (protozoário) até os vegetais e animais, possuem células eucarióticas e são chamados eucariontes. Observe a tabela abaixo:

Figura da célula bacteriana

As células procarióticas apresentam: Parede celular – envoltório protetor Membrana Plasmática – envoltório protetor Nucleóide – formado por DNA, onde encontramos as informações genéticas da célula. Citoplasma – composto por material gelatinoso, no qual encontramos os ribossomos , os únicos organóides da célula. Ribossomos – realizam a síntese das proteínas das células. A principal característica da célula procariótica é a ausência de um núcleo organizado.

Parede celular

Membrana Plasmática

Nucleóide Citoplasma

Ribossomos

As células eucarióticas apresentam: membrana plasmática, citoplasma e núcleo.

Figura da célula animal

A membrana plasmática é um envoltório protetor da célula, apresenta uma propriedade importante que é a permeabilidade seletiva: controla a entrada e saída das substâncias. No citoplasma, encontramos vários organóides: as mitocôndrias responsáveis pela produção de energia, os ribossomos que sintetizam as proteínas das células, os lisossomos que realizam a digestão intracelular, o complexo de Golgi que armazena e secreta substâncias, o retículo endoplasmático que transporta e sintetiza substâncias, e outras estruturas que estudaremos posteriormente. O núcleo é organizado devido à presença de um envoltório nuclear que envolve o material genético da célula, o DNA. Encontramos também no núcleo, o nucléolo, corpúsculo onde ocorre a montagem dos ribossomos e o suco nuclear ou carioplasma.

Seres acelulares

quando estão no interior de outras células vivasOs vírus são

Os vírus não apresentam estrutura celular verdadeira, são considerados parasitas obrigatórios, isto é, somente se reproduzem e são ativos

Citoplasma

Mitocôndria s

Retículo endoplasmático rugoso

Retículo endoplasmático lisoLisossomos

Complexo de Golgi

Núcleo

Nucléolo

Membrana plasmática constituídos por uma cápsula de proteína, chamada capsídeo, que envolve um filamento de ácido nucléico, denominado DNA ou RNA. Observe a estrutura viral abaixo:

Figura dos vírus

As diferenças entre uma célula bacteriana e uma célula animal são:

Capsídeo

DNA ou RNA

01) (UNIRIO – RJ) – Assinale a opção que contém apenas seres procariontes :

a) vegetais e bactérias b) cianofíceas e bactérias c) algas e fungos d) protozoários e fungos e) algas e cianofíceas

02) (FUVEST – SP) – O organismo A é um parasita intracelular constituído por uma cápsula protéica que envolve a molécula de ácido nucléico. O organismo B tem um membrana lipoprotéica revestida por uma parede rica em polissacarídeos que envolvem um citoplasma , onde se encontra seu material genético , constituído por uma molécula circular de DNA. Esses organismos são, respectivamente :

a) uma bactéria e um vírus. b) um vírus e um fungo. c) uma bactéria e um fungo. d) um vírus e uma bactéria. e) um vírus e um protozoário.

03) (UFMG) – Observe o esquema de uma bactéria . Ribossomos a) Cite duas características do esquema que permitem classificá-la como uma célula procariótica. b) Cite a função da estrutura indicada pela seta do esquema.

04) (FUVEST - SP) – Que argumentos podem ser usados para justificar a classificação dos vírus como seres vivos ?

05) (Unicamp – SP / modificada) – Considere as características das células A, B e C indicadas na tabela abaixo, relacionadas à presença (+) ou ausência (-) de alguns componentes, e responda :

a) Quais das células A, B e C são eucarióticas e quais são procarióticas ? b) Qual célula (A, B ou C) é característica de cada um dos seguintes grupos : bactérias, animais e vegetais ? Que componentes celulares presentes ou ausentes os diferenciam ?

Componentes celulares

Célula Paredecelular EnvoltórioNuclear Ribossomos Mitocôndrias Cloroplastos

Resolução dos exercícios:

Resposta do exercício 1 : b

Procariontes são os seres vivos que apresentam núcleo desorganizado: ausência do envoltório nuclear, porém o material genético é encontrado no citoplasma. Os representantes são : as bactérias e as cianobactérias, que também podem ser chamadas de cianofíceas.

Resposta do exercício 2 :

Organismo A – vírus – acelular Os acelulares apresentam uma estrutura simples: um capsídeo envolvendo o material genético que pode ser : DNA ou RNA.

Organismo B – bactéria – procarionte Os procariontes apresentam : parede celular, membrana plasmática envolvendo o citoplasma. No citoplasma, encontramos os ribossomos e o material genético das bactérias.

Resposta do exercício 3 :

a) Ausência do envoltório nuclear e dos organóides citoplasmáticos. b) O organóide representado pela seta são os ribossomos responsáveis pela síntese das proteínas.

Resposta do exercício 4 :

(Parte 1 de 2)

Comentários