(Parte 1 de 3)

Sistemas de TelecomunicaçõesPOT -1MJL

Sistemas de TelecomunicaçõesMário Jorge Leitão

TelefoneTelefone

•História do telefone •Telefone clássico

• Telefone electrónico

Neste capítulo, começaremos por introduzir as características da versão clássica do telefone, apresentando-se os seus componentes principais e a forma como se ligam entre si. Destacam-se alguns aspectos de versões primitivas introduzidas no fim do século XIX, cujo impacto se mantêm atéaos nossos dias.

Seguidamente, considera-se a evolução resultante da introdução da electrónica e da microelectrónica na construção e operação do telefone: no processamento do sinal de voz e na interface com a linha, na geração de sinais de marcação e de tocar, e na disponibilização de novas formas de interacção e de novos serviços para o utilizador.

Sistemas de TelecomunicaçõesPOT -2MJL

Sistemas de TelecomunicaçõesTelefone

História do telefone

Marcos principais

Invenção do telefone

–atribuída durante muitos anos a G. Bell (1876) –Bell foi acusado de fraude e perdeu a patente em 1893

–durante mais de um século a questão da invenção não foi resolvida

–em 2001 a Câmara dos Representantes dos EUA atribuiu a invenção ao italoamericano Antonio Meucci (1860),em cujo laboratório Bell trabalhou

Comutação automática electromecânica

–baseada em relés e selectores rotativos actuados electricamente –invenção inicial de AlmonB. Strowger (1891) permitia comutar 100 linhas

–tecnologia durou mais de 100 anos

O telefone dessa época veio a apresentar características que ainda hoje subsistem, e que condicionaram todo o desenvolvimento da telefonia

Um pouco da história do telefone contada de forma diferente da que estamos habituados...

De acordo com uma resolução de 25 de Setembro de 2001 da Câmara de Representantes dos EUA, foi reconhecido que a primeira ligação telefónica ocorreu na casa de Meucci, entre a cave e o 1º andar, e, mais tarde, de forma permanente entre a cave e o 2ºandar, onde a sua mulher se encontrava acamada.

Meucci demonstrou a sua invenção em 1860 e publicou uma descrição do seu 'teletrofono' no jornal de língua italiana de Nova Iorque. Iniciou o processo de patente em 1871, através de um pedido provisório, mas não dominando a língua inglesa e não tendo fundos para continuar o processo legal, vivendo mesmo da assistência social nessa altura, acabou por nãoconseguir renovar o pedido provisório, perdendo o seu direito em 1874 (bastariam 10 dólares para impedir que a patente de Bell fosse registada).

Entretanto, em Março de 1876 éatribuída a patente do telefone a AlexanderGraham Bell, que desenvolvia experiências no laboratório onde os materiais de Meucci tinham sido guardados, e de onde desapareceram.

Em 1887, o Governo dos EUA iniciou um processo de anulação da patente de Bell, com base em fraude e apropriação indevida da invenção, posição esta que veio a ser confirmada pelo Supremo Tribunal.

Entretanto, dá-se o falecimento de Meucci em 1889, e a patente de Bell acaba por expirar em 1893, extinguindo-se o processo, sem que viesse a ser reconhecida a verdadeira autoria da invenção.

Assim, a Câmara de Representantes repôs a verdade histórica, reconhecendo o trabalho e a invenção de AntonioMeucci.

Sistemas de TelecomunicaçõesPOT -3MJL

Sistemas de TelecomunicaçõesTelefone

Telefone clássico

Blocos funcionais –conversão electroacústica: microfone (transmissor) e auricular (receptor)

–sinalização: interruptor de descanso, marcador de impulsos e campainha

–adaptação ao lacete a dois fios: híbrido

Blocos funcionais do telefone clássico (interruptores na situação do telefone em conversação) lacete interruptor do descanso híbrido simplificado circuito de balanceamento microfone auricular a b marcador de impulsos campainha interruptor acoplado ao descanso interruptor acoplado ao marcador

O telefone éum dispositivo electroacústico e mecânico que possibilita a transmissão de sinais de voz em tempo real numa rede telefónica.

Para além dos componentes electroacústicos, responsáveis pela conversão entre sinais sonoros e eléctricos, um telefone clássico dispõe ainda de componentes destinados a funções de sinalização, através dos quais épossível iniciar ou terminar uma conversação, enviar sinais de marcação para encaminhamento da chamada e receber alertas de chamadas recebidas.

Outros componentes adaptam o telefone ao funcionamento com apenas dois pares de fios (lacete).

Sistemas de TelecomunicaçõesPOT -4MJL

Sistemas de TelecomunicaçõesTelefone

Telefone clássico

Componentes electroacústicos

• Microfone (receptor) –em repouso, uma corrente contínua entre os eléctrodos percorre os grânulos

–a pressão acústica faz aumentar e diminuir a compressão de grânulos de carvão

–a resistência eléctrica entre os eléctrodos varia

–a voz éassim convertida em variações de uma corrente eléctrica

–requer fonte de alimentação (bateria) eléctrodos diafragma cápsula com grânulos de carvão invólucro

Microfone de carvão primitivo e respectivo princípio de funcionamento

O microfone de carvão apresenta uma construção simples e robusta e um funcionamento elementar, compatível com a tecnologia da altura. As suas principais características são:

−sensível, excepto abaixo de um certo valor (limite de excitação)

−resposta em frequência pouco linear

−distorção elevada, sobretudo para elevadas amplitudes (relação não linear entre a resistência microfónica e a pressão acústica).

(Parte 1 de 3)

Comentários