(Parte 1 de 7)

Ivo Ferreira da Silva –e-mail: Ivo-ferreira@uol.com.brivoferreira006@gmail.com
ivoferreirada@gmail.comivoferreiradasilva@yahoo.com.br

SOLIDWORKS AGOSTO 2009

Ivo Ferreira da Silva –e-mail: Ivo-ferreira@uol.com.brivoferreira006@gmail.com
ivoferreirada@gmail.comivoferreiradasilva@yahoo.com.br

O autor

Ivo Ferreira da Silvaé professor do IFBA –Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia(antiga ETFBA –Escola Técnica Federal da Bahia), desde 1978, aonde vem ministrando as disciplinas Desenho Técnico Mecânico, Informática I (AutoCad)e CAD/CAM para os cursos técnicos em Mecânica e Metalurgia

Quero agradecer a todos que com suas opiniões me ajudaram a produzir este documento e a encontrar soluções para as lições, exercíciose problemas propostos apresentados.

Ivo Ferreira da Silva –e-mail: Ivo-ferreira@uol.com.brivoferreira006@gmail.com
ivoferreirada@gmail.comivoferreiradasilva@yahoo.com.br
Prefácio5
Lição 16
Introdução/Conceito6
O SolidWorks6
Montagem Baseada em Recursos (Features)6
Modelagem Paramétrica7
Modelagem de Sólidos7
Associatividade7
Relações (constrainsts)8
Intenção do Projeto (Design Intent)8
Intenção do Projeto (Design Intent)8
Relações Automáticas (esboço)8
Equações8
Relações Adicionais8
Dimensionamento8
Exemplos de Intenções de projetos9
Como os Recursos afetam a Intenção do Projeto9
A abordagem "Camada de Bolo"9
A abordagem "Por Revolução"10
A abordagem de Fabricação10
Paradigma Objeto/Ação10
Íncones não Selecionáveis10
A Interface do SolidWorks10
Menus12
Barras de Ferramentas (TOOLBARS)13
Exemplo de Uma Barra de Ferramentas (Tools)13
Tornando as Barras de Ferramentas Visíveis13
Nota14
Personalização do Fluxo de Trabalho14
Disposição das Barras de Ferramentas15
Dicas Rápidas16
Árvore de Modelamento (Organizador de Recursos)16
Menus do Organizador de Recurso17
O que ésobre o Organizador de Recursos?17
Ivo Ferreira da Silva –e-mail: Ivo-ferreira@uol.com.brivoferreira006@gmail.com
ivoferreirada@gmail.comivoferreiradasilva@yahoo.com.br
Abrir Laboratórios Design Library18
Lição 2 (Modelagem Sólida Básica)19
Introdução/Conceitos19
Recursos 2D19
Estágios do processo20
Procedimento21
Peça nova (New Part)21
Esboço21
Planos Padrões21
Introdução: Novo Esboço21
Onde encontrar21
Nota2
Esboço Ativo2
Introdução: Canto de Confirmação23
Entidades de Esboços23
Geometria do Esboço23
Mecânica do Esboço25
EXERCÍCIO 125
EXERCÍCIO 232
EXERCÍCIO 337
EXERCÍCIO 451
EXERCÍCIO 561
EXERCÍCIO 66
EXERCÍCIO 771
EXERCÍCIO 879
EXERCÍCIO 982
EXERCÍCIO 1084
EXERCÍCIO 190
Liçao 3 (Desenho 2D)98
Ivo Ferreira da Silva –e-mail: Ivo-ferreira@uol.com.brivoferreira006@gmail.com
ivoferreirada@gmail.comivoferreiradasilva@yahoo.com.br

SOLIDWORKS 5

PREFÁCIOOs desenhos aplicados a engenharia existem hátempos remotos como um meio de definir um produto graficamente antes que ele seja confeccionado e utilizado pelos consumidores. Anteriormente, o processo de construir desenho envolvia ferramentas como: lápis, canetas nanquim, esquadros, réguas T, paralela e flexível, etc., para por a idéia no papel antes de fazer correções e produzir cópias heliográficas para a distribuiçãoao setor executor de cada etapa. A habilidade de construir esses desenhos em um computador pode ser uma revolução inovadora, porém os princípios e fundamentos do desenho aplicado à engenharia continuam os mesmo.

O SolidWorks é hoje um dos principais softwares da computação gráfica, sendo utilizado por diversos profissionais ligados as áreas de projetos de: engenharia, designers, tubulação, projetistas, enfim, todos os profissionais que antes se valiam do desenho tradicional (papel, lápis e prancheta) para a apresentação do produto do seu trabalho

Esta apostila utilizauma linguagem simples e coloquialpara aprendizagem do programautilizandoos fundamentos básicos do desenho aplicado à engenharia para produzir desenhos usando o aplicativo gráficoemtrês dimensões(3D) SolidWorks, apresentando trêsliçõesque através de uma seqüência vai aumentadoo conhecimento do usuário sobre a flexibilidade de aplicação do software.

Este documentode trabalho tem como objetivo dar suporte ao curso básico de SolidWorks servindo como material de apoio e consulta, jamais objetivando por si só ensinar esta prática de Desenho Auxiliado por Computador (CAD).

Primeira lição Nesta lição são apresentados conceitos do aplicativo gráfico 3D SolidWorks e osrecursos básicos que o software oferece ao usuário explicandocom fundamentação detalhadamente suas funções e aplicações.

Segunda liçãoNesta lição contém uma série exercícios tutoriais paracriação de esboço e a forma final do objeto. Os fundamentos da criação do esboço e a forma final da peça serão discutidos como uso adequado do tipo de comandoa ser utilizadocomo raios, extrusões, chanfros, concordâncias, colocação de planos, varreduras, extrusão por revolução, trabalhar com superfície, etc., nas etapas usadas para criar um desenho.No início de cada exercíciocontém orientações das habilidades que terá maior ênfasena sua execução.

Terceira liçãoEsta lição discute os procedimentos da passagem de um desenho em 3D para duas dimensões(2D), mostrando comandos que podem ser aplicados como projeções de vistas, técnicas de dimensionamento, cortesevistas auxiliares.

Contém exercíciospropostos para fixação e discussão abrangendo comandos aprendidos nas lições e introdução de novos.

Ivo Ferreira da Silva –e-mail: Ivo-ferreira@uol.com.brivoferreira006@gmail.com
ivoferreirada@gmail.comivoferreiradasilva@yahoo.com.br

SOLIDWORKS 6

Lição 1 (Introdução/Conceitos)

O SolidWorksé um software de modelagem sólida, paramétrica, baseado em recursos ou etapas (features)e totalmente integrado ao Windows. Você pode criar modelos totalmente associativos com ou sem relações(constraints), enquanto utiliza relações automáticas ou definidas pelo usuário pra criar a intenção do projeto ou desenho (design intent).

Montagem Baseada em Recursos (Features)

Assim comouma montagem é feita de um número de peças individuais, um modelo em SolidWorks é também feito de elementos individuais. Esses elementos são chamados de recursos (features).

Quando você cria um modelo usando o SolidWorks.Você trabalha utilizando recursos, tais como: saliências (extrusões -bosses), cortes (cuts), furos (holes), nervuras (ribs), arredondamentos (fillets), chanfros (chamfers) e ângulos de saída (drafts). À medida queos recursos são criados eles vão sendo aplicados à peça modelada.

Os recursos podem ser classificados como: Esboço de Recursos ou Recursos Aplicados.

Esboços de Recursos:gerados a partir de um desenho em 2D

(Sketch-Esboço). Geralmente um esboço é transformado em um sólido através de saliências (extrusões), revoluções,varreduras ou lofts.

Recursos Aplicados:são criados diretamente no modelo sólido. Arredondamentos e chanfros são exemplos de recursos aplicados.

O SolidWorks mostra graficamente a estrutura dos recursos do modelo através de uma janela especial chamada de Gerenciador de Recursos(FeatureManager). O Gerenciador de Recursospermite a completa edição de todo o processo de criação das mesmas. Nos capítulos subseqüentes você verá mais detalhes sobre o Gerenciador de Recursos.

Para ilustrar o conceito de modelagem baseada em recursos, considere as peças ao lado:

Esta peça pode ser visualizada como uma coleção de diversos recursos-algunsque adicionam materiais, como saliências cilíndricas, e outros que removem materiais, como o furo cego. Se formos mapear os recursosindividuais para a sua correspondente listagem na árvore de modelamento do Gerenciador de Recursos(Feature- Manager), ela teria o seguinte aspecto:

Ivo Ferreira da Silva –e-mail: Ivo-ferreira@uol.com.brivoferreira006@gmail.com
ivoferreirada@gmail.comivoferreiradasilva@yahoo.com.br

SOLIDWORKS 7

Modelagem Paramétrica

As dimensões e ralações usadas para criar um recurso são capturadas e armazenadas no modelo. Isto não somente lhe habilita a capturar o seu projeto de intenção (design intent), mas também permite que você rápida e facilmente faça mudanças no modelo.

Dimensões Válidas (Driving Dimensions):estas são as dimensões usadas durante a criação do recurso. Elas incluem as dimensões associadas com a geometria do esboço,bem como aquelas associadas com o próprio recurso.

Relações:incluem informações como paralelismo, tângência e concentricidade, entre outras.

Modelagem de Sólidos

Um modelo sólido é o mais completo tipo de modelo geométrico usado em sistemas CAD. Ele comtém toda a geometria necessária (a grade das linhas e superfícies) para completamente descrever as arestas e faces do modelo. Além disto, o modelo contém informações chamadas topológicas, ou seja, aquelas que correlacionam todas as geometrias da peça. Um exemplo de topologia é ilustrada quando várias faces(superfícies) se encontram formando uma aresta (curva). Este senso de inteligência permite que operações como arredondamento sejam feitas simplesmente selecionando uma aresta e definindo o raio.

Associatividade

Um modelo sólido é completamente associativo aos desenhos 2D e montagens relacionados. Mudanças no modelo são automaticamente refletidas nos desenhos e montagens associadas. Por outro lado, mudanças nos desenhos e montagens também se refletirão no modelo sólido.

Ivo Ferreira da Silva –e-mail: Ivo-ferreira@uol.com.brivoferreira006@gmail.com
ivoferreirada@gmail.comivoferreiradasilva@yahoo.com.br

SOLIDWORKS 8

Relações (constrainsts)

Paralelismo, perpendicularidade, horizontalidade, concentricidade e coincidência são algumas das relações possíveis no SolidWorks. Além disso, equações podem ser usadas para estabelecer relações matemáticas entre diversos parâmetros. Usando relações e equações você garante que conceitos de desenho como furos passantes e igualdade entre raios sejam capturados e mantidos.

Intenção do Projeto (Design Intent)

Intençãodo projeto é o seu plano de como o modelo deverá se comportar quando for alterado. Por exemplo, se você modela uma saliência com um furocego nela, o furo deve se mover quando a saliência for movida. Quando você modela um padrão circular circular de seis furos igualmente espaçados, o ângulo entre eles deverá mudar se você mudar o número de furos para oito.

Para usar um modelador paramétrico com o SolidWorks eficientemente, você precisa considerar a intençãodo projeto antes da modelagem. O modo como o modelo é criado dita o modo como ele será modificado. Vários fatores contribuem para a captura da intençãodo projeto:

Relações Automáticas (esboço)

Baseadas em como a geometria é criada, estas relações podem fornecer ligações geométricas comuns entre os objetos, tais como paralelismo, perpendicularidade, verticalidade, entre outras.

Equações

Usadas para relacionar algebricamente as dimensões. Elas são um modo de forçar alterações na geometria.

Relações Adicionais

São aplicadas ao modelo quando ele é criado e representam um outro modo de conectar diversas geometrias. Algumas dessas relações são concentricidade, colinearidade, entre outras.

Dimensionamento

O modo em que o Esboço(Sketch) é dimensionado irá ter um impacto sobre a intençãodo projetoou desnho(design intent).

Ivo Ferreira da Silva –e-mail: Ivo-ferreira@uol.com.brivoferreira006@gmail.com
ivoferreirada@gmail.comivoferreiradasilva@yahoo.com.br

SOLIDWORKS 9

(Parte 1 de 7)

Comentários