Carta comercial

Carta comercial

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA, CONTABILIDADE E SECRETARIADO EXECUTIVO

DISCIPLINA: HB686 – PORTUGUÊS INSTRUMENTAL

TURMA: D (CIÊNCIAS CONTÁBEIS – DIURNO)

HORÁRIO: SEGUNDA E SEXTA – 10H / 12H

DOCENTE: JOSÉ ROBERTO DE SOUZA BRITO

DISCENTES: ELIAS DE FREITAS

ALAN DIÓGENES

RYANNE PAZ

JONATAS MARTINS

GILSON ROBERTO

WHELBER LEMOS

CARTA COMERCIAL

1. Importância da correspondência comercial

a) Pode servir como fechamento de negócios.

b) Criar uma imagem positiva da empresa.

c) Pode servir como um meio de propagação de propaganda, lançamento de produtos e serviços.

2. Espécies –

2.1 – Particular – Trocadas entre particulares. Os assuntos são íntimos, pessoais.

2.2 – Bancária – Estoca assunto relacionado à vida bancária.

2.3 – Comercial – Ocupa-se de transação comercial ou industrial.

2.4 – Oficial – Tem origem no serviço público, civil ou militar.

3. Carta Comercial

3.1 Conceito - É o meio de comunicação muito usado na indústria e no comércio. A linguagem deve ser clara, simples, objetiva e correta.

3.2 Funções – A carta comercial tem função de informar, persuadir e solicitar informações.

3.3 Formatação-

a)20 a 25 linha por página.

b)Margens: direita (2cm); esquerda (3cm); superior (2cm) e inferior (2cm)

c)Espaços duplos entre parágrafos.

d)Depois do vocativo coloca-se dois pontos.

3.4 Estrutura geral da carta:

a) Timbre;

b)Local e data;

c)Índice e número;

d)Referência;

e)Vocativo.

4. Linguagem da Carta Comercial.

4.1. A redação comercial deve:

a) ser informal;

b) ser imparcial e impessoal ( evitar o uso de opiniões e o excesso de pronomes pessoais);

c) basear-se em pesquisa direta de informações (arquivos, cartas, relatórios, memorando);

d) selecionar informações úteis e adequadas;

e) ser objetiva, breve, clara, coerente, concisa, correta, lógica e específica;

f) ter suas afirmações baseadas em fontes seguras.

4.2. Deve-se evitar:

a) expressões vazias;

b) gírias;

c) estrangeirismo;

d) diversidade de estilo.

4.3. Aspas: As aspas servem para mostrar algo que foi dito por outro autor que foi utilizado na carta, no caso, para completar o raciocínio.

4.4. Pronomes de tratamento: São palavras ou expressões que valem por pronomes pessoais

4.5 Introduções numa carta comercial: Deve ser cordial, criativa e estimular a leitura da carta.Exemplos:

a) Participamos-lhe que...

b)Desejamos cientificá-los de que...

c)Comunicamos a V. Sa. que...

d)Com relação aos termos de sua carta de

4.6 Fechos: É o último parágrafo da carta deve ser polido, mas sem excessos. Exemplos:

a)Atenciosamente.

b)Cordiais saudações.

c)Saudações.

d)Com distinta consideração.

5.Envelope

5.1 Destinatário-

Não esqueça o nome completo sem erros, cargo ou função, rua, número, bairro ou caixa postal, cidade, estado e CEP.

5.2 Caixa Postal-

Espécie de assinatura que serve para que a correspondência fique nos Correios. Bom para pessoas que se mudam com freqüência e empresas.

5.3 Código de Endereço Postal (CEP)-

Essencial, o CEP não deve ser sublinhado, separado, nem com letra alguma antes ou depois dos números, para evitar a rejeição da carta pela leitura óptica da ECT.

6. Etilos de cartas comercias

a)Estilo endentado ou semibloco;

b)Estilo bloco;

c)Estilo bloco compacto ou cheio.

7. Email comercial

Ao redigir um e-mail comercial deve-se levar em consideração todos os aspectos utilizados em uma carta comercial, inclusive os elementos estruturais. Deve haver clareza, simplicidade, coerência e coesão entre as idéias.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BELTRÃO, Odacir; BELTRÂO, Mariúsa. Correspondência: linguagem & comunicação: oficial, empresarial, particular. 19. Ed. Ver. E atual. São Paulo: Atlas, 1993.

MEDEIROS, João Bosco; HERNANDES, Sonia. Manual da Secretária. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 1999.

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