Folder diabetes

Folder diabetes

Quais são os Sinais e Sintomas? Como prevenir a Diabetes?

Se você tem pessoas com diabetes na família, tente incorporar os seguintes cuidados preventivos à sua rotina: mantenha-se dentro do peso ideal para sua altura; adote uma alimentação leve e saudável; pratique uma atividade física 3 a 4 vezes por semana; faça o controle de sua glicose periodicamente, sob supervisão médica; controle a pressão arterial; evite o fumo e o estresse.

GRUPO PET-Saúde UMS JURUNAS (TARDE) – Preceptora: Enfª. Priscila Nunes; Bolsistas: Állain Magno e Mayra Félix ; e Voluntários: Juliana Pantoja e Paulo Pena.

O que é Diabetes Mellitus?

Trata-se de uma disfunção crônica, que consiste no pâncreas parar total ou parcialmente de produzir a insulina, que é o hormônio responsável pelo transporte da glicose (açúcar) para as células do organismo, proporcionando energia necessária para as atividades diárias. Sem

a insulina, aumenta o nível de açúcar no sangue e, se não houver controle, começam a ocorrer várias alterações, principalmente nos olhos, coração e rins. Pode ser desencadeada por fatores genéticos (herança familiar) e ambientais (obesidade, trauma emocional, gravidez, infecções bacterianas e viróticas, estresse etc.

Quais são os tipos de Diabetes?

*Tipo 1: Representa de 10% a 20% dos casos de diabetes e é, geralmente, diagnosticado na infância e adolescência, mas pode também ter início na idade adulta. Nele não há mais produção de

insulina e o tratamento é feito com aplicações diárias de injeções do hormônio.

*Tipo 2: É o mais freqüente e aparece, principalmente, em adultos acima de 40 anos. Os especialistas acreditam que a mudança no estilo de vida evitaria até 80% dos casos, já que este tipo, além da idade e influência hereditária, está associado ao excesso de peso e à vida sedentária. Ele é caracterizado pela produção insuficiente de insulina e o tratamento costuma ser feito com medicação oral e dieta.

*Diabetes Gestacional: Geralmente surge em mulheres grávidas que não eram diabéticas, onde ocorreu alteração da tolerância a glicose em graus diversos, diagnosticado durante a gestação. Geralmente, desaparece quando esta termina. Futuramente elas podem vir a desenvolver o Diabetes tipo 2.

*Outros tipos: Específicos de diabetes que podem vir a ocorrer, mas constituem situações raras de ocorrer e são causadas por:

Defeitos genéticos funcionais das células Beta e na ação da insulina;

Doenças do Pâncreas; Endocrinopatias; Induzidos por fármacos e agentes químicos;

Infecções; Formas incomuns de diabetes imunomediado;

Outras síndromes genéticas associadas ao diabetes.

Comentários