Noções de Logística

Noções de Logística

(Parte 1 de 2)

Me. Alírio NogueiraMe. AlMe. Alíírio Nogueirario Nogueira w.jotamarketing.blogspot.com.brw.jotamarketing.blogspot.com.brw.jotamarketing.blogspot.com.br

Globalização Aldeia Global →Realidade Demanda de novos mercados Formação de Blocos Econômicos Quebra de Barreiras Alfandegárias Grande Concorrência

SignificaSignificaSignifica

Aumento da Competitividade

Fim da Ciranda Financeira

Redução de Margens Empresas Ligeiras Concorrência Brutal

OrigemTermo bélico que designava: •Agilidade nos deslocamentos

•Posicionamento de Tropas

•Provisões e Munições

•PadronizaçãoSurgiu na Grécia AntigaLivro “DA GUERRA”de Carl Von Clausewits(séc. XVII)

•Comandante Chefe do Exército de Frederico da PrússiaGrande importância na

2a.Guerra MundialEmprego no setor comercial, industrial e de serviços a partir da década de 50

4A disciplina surge em Harvard -década de 50O 1°Livro: “BUSINESS LOGISTICS”Baseado no Trabalho da Marinha na 2°Guerra

• Unitização/Sincronização entre Transportes Rodo/Ferroviário e Naval

•Criação de Navios Especializados e

PadronizadosO termo utilizado atéa década de 80 era: Distribuição Física

Logística éa ciência de se fazer chegar o material certo, na quantidade certa, no lugar certo, no tempo certo, nas condições estabelecidas e ao mínimo custo.

Otimização do fluxo de materiais e informações desde os fornecedores atéos clientes.

““Toda vez que houver uma movimentaToda vez que houver uma movimentaçção ão de produto, ou de informade produto, ou de informaçção, de um ão, de um lugar a outro, estaremos no campo da lugar a outro, estaremos no campo da

LogLogíística e, certamente, estaremos stica e, certamente, estaremos envolvidos com atividades de Transporte, envolvidos com atividades de Transporte,

MovimentaMovimentaçção e Armazenagem, ão e Armazenagem,

Planejamento e Controle de Estoques, Planejamento e Controle de Estoques,

Processamento de Pedidos e Documentos Processamento de Pedidos e Documentos e, Planejamento e Controle Loge, Planejamento e Controle Logíístico.stico.””

Em outras palavras...

““O estudo da LogO estudo da Logíística visa, atravstica visa, atravéés s de uma visão sistêmica, otimizar de uma visão sistêmica, otimizar esta distribuiesta distribuiçção e servião e serviçço ao cliente o ao cliente com o menor custo posscom o menor custo possíívelvel””..

Em outras palavras...Serviço ao ClienteProcessamento de PedidosSistemas de ComunicaçãoPlanejamento e Controle

de EstoquesPrevisão de DemandaTráfego e TransportesRecebimento,

Armazenagem, ExpediçãoLocalização de Fábricas, Depósitos e TerminaisMovimentação de MateriaisSuprimentosSuporte de peças de reposição e serviçosEmbalagem e AcondicionamentoReaproveitamento e

Remoção de RefugosAdm. de DevoluçõesPlanej. e Contr. de Produção

DistribuidoresFornecedores Varejistas Consumidores ProdutosProdutosProdutos

InformaçõesInformaInformaççõesões

Ciclo Vicioso

Ciclo Vicioso

DistribuidorDistribuidor FornecedorFornecedorFornecedor

Varejista Consumidor

FornecedorFornecedorFornecedor FornecedorFornecedorFornecedor FornecedorFornecedorFornecedor DistribuidorDistribuidor DistribuidorDistribuidor

Varejista

Consumidor Consumidor

Combinação dos inúmeros

Ciclos de Pedidos dos quais participa a organização

7Faz com que os PRODUTOS CERTOS, cheguem aos

DESTINOS CERTOS, no TEMPO CERTOe nas

CONDIÇÕES CERTAS;Éo processo de atendimento aos pedidos dos clientes;Trata-se de uma conveniência oferecida aos clientes o que facilita a realização de negócios;Agrega valor de tempo e localização;Representa um potencial de diferenciação e pode dar vantagem competitiva pois, édifícil de ser duplicado.

Nível de Serviço Logístico:

3a. Fase3a. Fase 4a. Fase4a. Fase 5a. Fase5a. FaseFASEFASEFASE 1a.. Fase1a.. Fase 2a. Fase2a. Fase

EmpresaEmpresa

Marketing &Marketing & VendasVendas

ComprasCompras FornecedoresFornecedoresFornecedores

ClientesClientesClientes

Pedidos

(Parte 1 de 2)

Comentários