O uso da balança analitica

O uso da balança analitica

Instituto Federal Goiano, Campos Rio Verde.

USO DA BALANÇA SEMI-ANALÍTICA E CUIDADOS COM BALANÇAS EM GERAL.

Acadêmicas: Janaina Lacerda de Oliveira

Juliana Dantas de Oliveira.

Raianne Ribeiro de J. Silva

Rio Verde

2010.

Introdução.

Existem vários tipos de balanças que podem se classificar conforme seu principio de funcionamento, sendo gravimétricas (quando compara-se a carga com padrões de massas aferidos) e dinamométricas (quando o peso da carga é equilibrado pela força elástica de molas metálicas ou sistema equivalente), e este experimento propôs com que possamos comprovar a sensibilidade e precisão por meio do método experimental proposto.

Um dos maiores problemas na química está relacionado com a pesagem de materiais, visto que, o seu sucesso depende de muitos fatores, tal como, a temperatura, a umidade, o ambiente, a bancada, a habilidade do técnico, etc. Neste trabalho serão discutido quais as melhores maneiras de utilizar a balança eletrônica e a balança de plataforma com escala em tríplice. Para se ter um resultado mais exato será realizado pesagens com béqueres e erlenmeyer, vazios e com água, nas duas balanças, com isso poderemos conhecer a balança que mais se aproxima da exatidão.

Nada pode ser exatamente exato, por isso nos experimentos de pesagem as passagens são executadas varias vezes e então esses resultados são comparados entre si, a fim de nos aproximarmos o Maximo possível do valor verdadeiro para que o erro seja mínimo, e passível de ser desconsiderado.

Objetivo

O objetivo deste trabalho é mostrar que a pesagem de um material depende de uma série de fatores, desde a balança até o ambiente, bem como a capacitação destes na utilização de uma balança.

Materiais e Reagentes.

- Balança de Plataforma;

- Balança Eletrônica;

- Béqueres;

- Erlenmeyer;

- Proveta;

- Água destilada;

- Cloreto de Sódio.

-Espátula.

Procedimento Experimental.

Inicialmente apresentaram-se as balanças (balança eletrônica e a balança de plataforma com a escala em tríplice), e como utilizá-las.

Posteriormente efetuaram-se as operações de pesagem solida: (fizeram-se anotações de todos os pesos das etapas abaixo)

1) Na primeira pesou-se em uma balança eletrônica 1 béquer de 50 mL .

2) Após tarou-se o béquer de 50 ml usado na primeira pesagem e pesou-se na balança eletrônica 2,0 g de cloreto de sódio.

3) O ultimo passo pesou-se o béquer contendo o cloreto de sódio, usado no item 2, na balança de plataforma.

Após as pesagens de sólidos, realizou-se a pesagem de compostos líquidos: (fizeram-se anotações de todos os pesos das etapas abaixo)

  1. Pesou-se em uma balanca eletrônica, 1 erlenmeyer de 125 mL.

  2. Tarou-se o erlenmeyer de 125 ml usado no item 1, na balanca eletrônica e pese nessa balanca, 20 ml de água destilada contida numa proveta;

  3. Pesou-se o erlenmeyer contendo água, usado no item acima, na balanca de plataforma.

Resultados e discussões

Tabela de resultados dos pesos dos procedimentos realizados.

Recipiente

VAZIO

CHEIO

Balança 1

(Plataforma)

Balança 2

(Eletrônica)

Balança 1

(Plataforma)

Balança 2

(Eletrônica)

Béquer

-

32,7

32,5137

2,1

2,0099

Erlenmeyer

-

72,5

72,6377

19,2

18,864

Resultado da medida feita do Béquer cheio na Balança de Plataforma = ( 34,8  0,2764 ) g

Resultado da medida feita do Béquer cheio na Balança Eletrônica = (34,5236  0 ) g

Resultado da medida feita do erlenmeyer cheio na Balança de Plataforma = ( 91,7  0,2764 ) g

Resultado da medida feita do erlenmeyer cheio na Balança Eletrônica =( 91,50  0 ) g

Utilizou-se como ferramentas principais as balanças, eletrônica e plataforma com a escala em tríplice, para a comparação entre elas, obtendo-se então a precisão de cada uma.

Após a pesagem do béquer vazio na balança 1 (plataforma) obteve-se o valor de 32,7 g, e na balança 2 (eletrônica) o valor de 32,5137 g.

Logo em seguida pesou-se o béquer com 2,1 g de cloreto de sódio na balança 1 (plataforma) totalizando o béquer cheio o valor de 34,8 g, utilizou-se o mesmo béquer com cloreto de sódio na balança 2 (eletrônica) obteve-se então o valor de 2,0099 g de cloreto de sódio dando um total de 34,5236 do béquer cheio.

Calculou-se a margem de erro subtraindo o valor do béquer cheio na balança 1(plataforma), pelo valor da balança 2 (eletrônica).

34,8 - 34, 5236 = 0, 2764

O mesmo procedimento foi feito com erlenmeyer, obteve-se a mesma margem de erro de 0, 2764.

Pode-se notar que a balança eletrônica em relação a balança plataforma com a escala em tríplice praticamente não tem margem de erro, devido a quantidade de casas decimais.

Conclusão

Observou-se a importância do cuidado de se saber o verdadeiro valor dos materiais, visto que este valor tem uma forte influencia nas reações, uma vez que ele foi descoberto torna-se mais fácil o sucesso de seus experimentos, do contrario, suas experiências não terão os objetivos alcançados.

Referencias bibliográficas.

http://www.ebah.com.br/relatorio-de-quimica-analitica-doc-a3609.html.

http://www.emdiv.com.br/pt/mundo/tecnologia/449-a-balanca-e-sua-historia.html

Comentários