Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação

Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação

(Parte 1 de 8)

Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação

UFSC Universidade Federal de Santa Catarina http://www.ufsc.br

Reitor Rodolfo Joaquim Pinto da Luz Vice-Reitor Lúcio Botelho

CTC Centro Tecnológico http://www.ctc.ufsc.br

Diretor Ariovaldo Bolzan, Dr.

PPGEP Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção http://www.eps.ufsc.br

Coordenação Ricardo Miranda Barcia, Ph.D. Sub-coordenação Antônio Galvão Novaes, Dr.

LED Laboratório de Ensino a Distância http://www.led.ufsc.br

Direção Geral Ricardo Miranda Barcia, Ph.D. Direção Executiva Amir Mattar Valente, Dr. Gerência Administrativa Eduardo Lobo, M. Gerência de Processos Andrea Valéria Steil, M. Gerência Acadêmica Eunice Passaglia, Dr. Gerência de Desen. Tecnológico Alejandro Martins, Dr. Gerência Financeira Rildo A. F. de Andrade Gerência de Produção Arthur E. Silveira

FEESC Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina http://www.feesc.org.br

Presidente Ariovaldo Bolzan, Dr. Superintendente Gilberto Klaumann

Equipe Técnica

Elaboração do Conteúdo Edna Lúcia da Silva, Dr. Estera Muszkat Menezes, M.

Revisão de Conteúdo Silvana Pezzi, M.

Coordenação de Orientação Edis Mafra Lapolli, Dr.

Supervisão de Cursos via Internet Roberto Camargo

Orientação Pedagógica Rita de Cássia Guarezzi, M.

Revisão de Texto Daniela Alves da Silva Renato Tapado

Diagramação Daniel Blass

Capa Gustavo Bocianoski Rebelo

UFSC/PPGEP/LED Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Laboratório de Ensino a Distância

Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação

3a edição revisada e atualizada

Edna Lúcia da Silva Estera Muszkat Menezes

Florianópolis 2001

Ficha Catalográfica (Catalogação na fonte pelo Departamento de Ciência da Informação da UFSC)

S586m Silva, Edna Lúcia da

Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação/Edna

Lúcia da Silva, Estera Muszkat Menezes. – 3. ed. rev. atual. – Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001. 121p.

1. Pesquisa – Metodologia. I. Menezes, Estera Muszkat. I. Título

CDU: 001.8

Apresentação7
Apresentação das Autoras9
Aula 1. O Pesquisador e a Comunicação Científica13
Aula 2. A Pesquisa e suas Classificações19
Aula 3. Métodos Científicos25
Aula 4. As Etapas da Pesquisa29
Aula 5. Revisão de Literatura37

Sumário

Pesquisas em Engenharia de Produção?45
Aula 7. Leitura, Fichamento, Resumo, Citações e Referências61
Aula 8. Problema e Hipóteses de Pesquisa79
Aula 9. O Projeto de Pesquisa (dissertação ou tese)87

Aula 6. Como Levantar Informações para Realizar

Relatório de Pesquisa (dissertação/tese)91

Aula 10. Elaboração e Apresentação do

Relatório de Pesquisa (dissertação ou tese)97
Aula 12. Como Elaborar Artigos para Publicação?115

Aula 1. Como Apresentar Graficamente seu Referências................................................................119

Apresentação

O Laboratório de Ensino a Distância do Programa de Pós- Graduação em Engenharia de Produção PPGEP/UFSC elabo- rou, especialmente para você, a disciplina Metodologia da

Pesquisa e Elaboração de Dissertação.

Nesta disciplina, você terá uma nova oportunidade de aprendizagem, não apenas pela aquisição e troca de conhecimentos, mas também pela agilidade que o uso da tecnologia na educação a distância irá proporcionar à elaboração de sua dissertação.

Com esta iniciativa temos como objetivo principal orientá-lo na elaboração de seu projeto de pesquisa e desenvolvimento de sua dissertação.

Para dar início a este novo programa de aprendizagem, leia com atenção o Guia de Orientações: Estudar a Distância por Internet. Nele você vai encontrar as informações necessárias para desenvolver cada etapa deste inovador percurso. Um percurso em que você é o agente de construção do seu conhecimento, necessitando conduzir suas atividades de maneira autônoma, mas podendo contar permanentemente com o apoio do Laboratório de Ensino a Distância.

Bom trabalho! LED/PPGEP/UFSC

Apresentação das Autoras

“Curiosidade, criatividade, disciplina e especialmente paixão são algumas exigências para o desenvolvimento de um trabalho criterioso, baseado no confronto permanente entre o desejo e a realidade”. Mirian Goldenberg

A Metodologia tem como função mostrar a você como andar no “caminho das pedras” da pesquisa, ajudá-lo a refletir e instigar um novo olhar sobre o mundo: um olhar curioso, indagador e criativo.

A elaboração de um projeto de pesquisa e o desenvolvimento da própria pesquisa, seja ela uma dissertação ou tese, necessitam, para que seus resultados sejam satisfatórios, estar baseados em planejamento cuidadoso, reflexões conceituais sólidas e alicerçados em conhecimentos já existentes.

Pesquisar é um trabalho que envolve um planejamento análogo ao de um cozinheiro. Ao preparar um prato, o cozinheiro precisa saber o que ele quer fazer, obter os ingredientes, assegurar-se de que possui os utensílios necessários e cumprir as etapas requeridas no processo. Um prato será saboroso na medida do envolvimento do cozinheiro com o ato de cozinhar e de suas habilidades técnicas na cozinha. O sucesso de uma pesquisa também dependerá do procedimento seguido, do seu envolvimento com a pesquisa e de sua habilidade em escolher o caminho para atingir os objetivos da pesquisa.

A pesquisa é um trabalho em processo não totalmente controlável ou previsível. Adotar uma metodologia significa escolher

10 UFSC/PPGEP/LED um caminho, um percurso global do espírito. O percurso, muitas vezes, requer ser reinventado a cada etapa. Precisamos, então, não somente de regras e sim de muita criatividade e imaginação.

A disciplina Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dis- sertação visa fornecer a você informações básicas de metodo- logia da pesquisa servindo de guia à elaboração do projeto e da dissertação de mestrado e da tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina. Descreve princípios teóricos e fornece orientações práticas que ajudarão você a aprender a pensar criticamente, ter disciplina, escrever e apresentar trabalhos conforme padrões metodológicos e acadêmicos.

(Parte 1 de 8)

Comentários