Planilha 5w2h - ferramentas administrativas

Planilha 5w2h - ferramentas administrativas

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Planilha 5W2H

Ao término deste capítulo o leitor deve estar capacitado a: A) entender o que é uma Ferramenta Administrativa; B) elaborar uma planilha 5W2H

1.2.Pré-requisitos Nenhum.

1.3.Ferramentas administrativas

Sumário:

A partir de agora vamos começar o estudo das mais importantes ferramentas administrativas que o Administrador pode dispor. As ferramentas administrativas são essencialmente técnicas para a gestão da empresa e para solucionar problemas administrativos — geralmente ligados ao fraco desempenho de processos.

Devemos estar atentos para algumas coisas muito importantes: 1. Não basta conhecer a ferramenta. É preciso saber discernir onde e quando usá-la.

Podemos saber usar um martelo e uma serra — mas também devemos saber onde e quando usar um martelo e onde e quando usar uma serra; 2. Segundo Deming, 94% de todos os problemas administrativos devem-se a causas comuns que podem ser atribuídas a processos, aos métodos; e apenas 6% podem ser atribuídas aos operários. Ishikawa afirma algo do mesmo nível: 65% a 80% dos problemas que afetam uma empresa são de responsabilidade da gerência, isto é, não são de responsabilidade dos operários. 3. O uso de ferramentas administrativas dissociado de uma cultura adequada não costuma trazer resultados duradouros. Isso já foi estudado no volume anterior quando abordamos Sashkin e

Kiser. Estes autores são enfáticos ao afirmar:

A maior importância das ferramentas, entretanto, é que elas ensinam duas lições importantes, porém sutis. Primeiro, elas ensinam o significado de variabilidade, que se encontra no âmago da Administração da Qualidade Total. Usar a Qualidade total para buscar a melhoria contínua exige que as pessoas compreendam as causas dos problemas: a variação não controlada. Segundo: aprendendo a usar as ferramentas da Qualidade Total, as pessoas aprendem a controlar a variabilidade, e o controle da variação é o caminho técnico para a Qualidade Total. A administração da Qualidade Total funciona quando as pessoas usam as ferramentas estatísticas e as técnicas comportamentais básicas para manipular ou coletar dados a fim de analisar e resolver problemas. As pessoas não fazem isso por um interesse abstrato em estatística ou resolução de problemas. fazem porque esta é a única forma de atender — e exceder — os desejos e as necessidades dos clientes. Mas nada disto pode acontecer sem o apoio da cultura organizacional

1.3.1.1—Ferramentas Administrativas

Tradicionais

Os Círculos de Qualidade e o TQC —Total Quality Control, desde o seu início fizeram uso de algumas ferramentas administrativas específicas. [Ver Figura 1]. São as chamadas 7 ferramentas tradicionais:

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Figura 1: As sete ferramentas administrativas tradicionais difundidas pelos Círculos de Qualidade e pelo TQC. [Fonte: Fundação Christiano Ottoni]

3.Estratificação

1.Folha de Verificação; 2.Diagrama de Pareto 4.Diagrama de Causa-Efeito; 5.Histograma; 6. Diagrama de Dispersão; 7. Carta de Controle

1.3.1.2—Uso das Ferramentas

As ferramentas têm uso diferenciado no campo da administração. Para cada etapa do Ciclo

PDCA (ver figura 2) há ferramentas que são mais apropriadas do que as outras. Algumas ferramentas são adequadas a duas ou mais etapas do Ciclo PDCA.

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Figura 2: Ciclo PDCA. Para a etapa de PLANEJAMENTO, preponderantemente são usadas as seguintes ferramentas administrativas: a) Para identificar problemas/desafios

Brainstorming TNG— Técnica Nominal de Grupo Folha de verificação Matriz de priorização Diagrama de Pareto Carta de capacidade de processo Carta de controle b) Para investigar as características do problema

Carta de tendência

Histograma Estratificação c) Para analisar as causas de um problema Diagrama causa-efeito

Matriz de definição de causa Diagrama de dispersão d) Para planejar e desdobrar projetos: Planilha 5W2H Diagrama PERT/CPM

Cabe observar que uma ferramenta tem um uso amplo e variado. A lista acima reflete o uso preponderante. Mas, por exemplo, o Histograma não é usado apenas para investigar as características de um problema. Ele é usado também para ajudar a identificar o problema, analisar causas e para verificar.

A figura 3 mostra um exemplo da Belgo Mineira aplicado ao MASP Método de Análise e Solução de Problemas. Para analisar o problema (maior desgaste do refratário do Convertedor LD), aplicou-se o MASP que faz uso de diversas ferramentas. Na figura 3, tais ferramentas administrativas ilustram praticamente cada uma das 8 etapas do método. Na identificação do problema fez-se uso do gráfico de barras; a mesma ferramenta foi usada na etapa de observação. Na análise do problema fez-se uso da diagrama de Causa-Efeito (ou espinha de peixe); Para elaborar o plano de ação usou-se a planilha 5W2H e, para a verificação foi usada a carta de tendência. A figura 4 mostra algumas ferramentas administrativas e seu uso potencial.

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Figura 3: Exemplo de utilização de ferramentas administrativas na análise e solução de problema. [Fonte: Cia Belgo Mineira].

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PLANILHA 5W2H

A planilha 5W2H é uma ferramenta de planejamento e constitui-se de um relatório por colunas, cada uma delas encabeçada por um título (em inglês, na sua origem):

What? O quê? Why? Por quê? Who? Quem? Where? Onde?(geralmente descrito no “Como”) When? Quando? (Cronograma) How? Como?

Versões ampliadas são chamadas 5W2H porque consideram

How much? Quanto? (Orçamento)

Por uma questão de comodidade de leitura, muitas planilhas deixam de considerar a coluna Where — por ser geralmente na empresa— e pelo fato de o local poder ser especificado no How?.

Esta planilha é um instrumento importante de planejamento e é aplicada especialmente em desdobramento de planos e projetos.

O desdobramento pode ser feito continuamente para níveis cada vez mais próximos do nível operacional. O último nível — não desdobrável — é, evidentemente o

Manuel Meireles Ferramentas Administrativas Planilha 5W2H 166 nível de ação operacional: aquele em que cabe ao Operador executar a ação planejada.

Vejamos como esta planilha é elaborada.

O quê? Aqui é especificada a meta, aquilo que se quer atingir.

Normalmente contém o número do item para facilitar a referência e o acompanhamento do desdobramento.

Por quê? É uma justificativa da coluna anterior O quê? Num nível inferior contém o conteúdo d’O quê anterior. O primeiro Por quê? obviamente responde aos objetivos do Projeto

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Quem? Indica o nome do responsável contido em O quê?. Só é admissível um nome.

Mesmo que um colegiado de pessoas em princípio seja o responsável pela ação, deve ser indicado o nome da pessoa que responde por tal colegiado.

Como? indica o método para atingir O quê?. Este Como? por sua vez costuma ser desdobrado em: sub-item, quem, o quê e data limite.

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No sub-item se indica o desdobramento do item. No

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