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Desenho mecânico, Notas de estudo de Engenharia Mecânica

Descrição de falhas de um pistão no motor de uma moto

Tipologia: Notas de estudo

2010

Compartilhado em 30/03/2010

leni-brito-7
leni-brito-7 🇧🇷

4.3

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Baixe Desenho mecânico e outras Notas de estudo em PDF para Engenharia Mecânica, somente na Docsity! 30/3/2010 1 DEZEMBRO 2007 DESENHO MECÂNICO EQUIPE: CARLA MAYANA OLIVEIRA LIMA EVAL OLIVEIRA JÚNIOR LENI SANTOS BRITO LUÍS EDUARDO PEÇAS ANALISADAS Anéis de segmento Pistão Biela Pino munhão MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA  Os motores de Combustão interna são máquinas que transformam a energia química dos combustíveis em energia mecânica.  Podendo ter o ciclo de operação realizado em quatro ou dois tempos. Motores de 4 tempos O nome vem da quantidade de etapas ocorridas dentro de cada cilindro para que o motor complete um ciclo inteiro. Funcionamento Motores de 4 tempos 1° tempo – Admissão: o pistão desloca-se do PMS para o PMI, cria uma depressão no interior do cilindro, fazendo com que a mistura ar combustível seja aspirada através da válvula de admissão que se encontra aberta. O Virabrequim efetua meia volta durante este tempo. O combustível é introduzido na corrente de ar pelo sistema de carburação ou pelos sistemas de injeção eletrônica. 2° tempo – Compressão: a mistura ar-combustível é comprimida. O êmbolo desloca-se da parte inferior para a superior do cilindro e as válvulas de admissão e escape encontram-se fechadas. O êmbolo aproxima-se do PMS e o sistema de ignição dispara uma centelha entre os eletrodos de uma vela. O Virabrequim executa outra meia-volta, executando a primeira volta completa (360º). Funcionamento Motores de 4 tempos 3° tempo – Explosão (combustão): Antes do pistão atingir o PMS, o sistema de ignição transmite corrente elétrica à vela, produzindo faísca entre os eletrodos desta, é nesse momento que o pistão completa seu curso ao PMS. Ocorre uma explosão dentro da câmara, produzindo energia e gases. A energia produzida pelo processo empurra o pistão para baixo até o PMI. O Virabrequim efetua outra meia volta (540º). 4° tempo – Escape: Depois da queima da mistura e da expansão dos gases, a válvula de escape se abre. Os gases formados durante o processo, que ainda estão a certa pressão são expulsos para fora do cilindro. Neste tempo a válvula de admissão permanece fechada. O Virabrequim efetua outra meia volta, completando 720º desde o início do processo. 30/3/2010 2 Foto esquemática de funcionamento de um motor de combustão interna 4 tempos Motores de 2 tempos O motor a dois tempos recebe esse nome porque seu ciclo é constituído por apenas dois tempos. O próprio pistão funciona como válvula deslizante, abrindo e fechando janelas, por onde a mistura é admitida e os gases queimados são expulsos. Funcionamento dos Motores de 2 tempos • 1° tempo: o pistão sobe comprimindo a mistura no cilindro e produzindo uma rarefação no cárter. Aproximando-se do ponto morto alto, dá-se a ignição e a combustão da mistura. Ao mesmo tempo dá-se a admissão da mistura nova no cárter, devido à rarefação que se formou durante a subida do pistão. • 2° tempo: neste tempo os gases da combustão se expandem, fazendo o pistão descer, comprimindo a mistura no cárter. Aproximando-se o PMI, o pistão abre a janela de exaustão, permitindo a saída dos gases queimados. A seguir abre-se a janela de transferência, e a mistura comprimida no cárter invade o cilindro, expulsando os gases queimados. PISTÕES • É o órgão do motor que recebe diretamente o impulso da combustão dos gases e o transmite a biela. Move-se longitudinalmente no interior do cilindro dos motores de explosão sendo dividido em três partes distintas: cabeça, corpo e saia. Saia Cabeça Corpo CLASSIFICAÇÃO DOS PISTÕES Quanto ao tipo de cabeça:  Pistões côncavos: possuem uma depressão em sua cabeça, geralmente, deixa a taxa de compressão menor, alterando a capacidade cúbica da câmara de combustão.  Pistões de cabeça plana: O topo do pistão é plano, ou levemente abaloado. Mantém capacidade cúbica menor que o côncavo, apresentando taxa de compressão maior. Ocorre uma melhor distribuição do esforço em sua cabeça.  Pistões cabeçudos: Possui um ressalto para uma maior compressão. Possui taxa de compressão mais elevada que os outros modelos. Tem deficiência maior que os outros, na admissão e na exaustão dos gases. CILINDROS • São largos furos arredondados feitos através do bloco. Os pistões se ajustam nos cilindros, são ligeiramente mais largos que os pistões, para estes deslizarem livremente. • Nos motores de combustão interna é no cilindro que se desenvolve a explosão do combustível que é a origem da força mecânica.
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