Fundações profundas

Fundações profundas

(Parte 1 de 2)

Tecnologia da Construção I

5. 3- Fundações Profundas

Como o próprio nome sugere, essas fundações vão buscar apoio em solos a profundidades não suportadas pelas fundações diretas. São obras consideradas muitas vezes especiais, pois requerem meios de execução específicos.

As mais usuais são:

•Estacas de concreto pré-moldadas •Tubulões a céu aberto

•Estacas Strauss

•Estacas franki

5.3.1-Estaca de Concreto Pré-moldada 5 –Fundações

Nada mais édo que “pilares”de concreto pré-fabricados, cravados no solo por meio de percussão, em que são utilizados equipamentos chamados de “ bate- estacas”.

Normalmente são em seção quadrada variando entre 25 a 40 c m.

5 –Fundações

As estacas devem ser executadas com concreto adequado, além de ser submetidas àcura necessária para que possuam resistência compatível para o transporte, manuseio, instalação e eventuais solos agressivos.

A estaca pode chegar a 15 metros e ainda ser emendada em outra com uso de peças metálicas e solda.

5 –Fundações

O cravamento da estaca éfeito a partir de percussão, a energia da percussão vai depender do peso do martelo e da altura da queda do martelo.

A profundidade, indicada no projeto das fundações, pode ser alcançada com ajuda de jato de água, jato de ar ou escavação.

Após alcançada a profundidade desejada a estaca écravada atéobter a “nega”, quando em um número de dez golpes a estaca não desce mais do que 0,5 cm.

5 –Fundações

5.3.2-Tubulãoa céu aberto

Consiste na simples escavação de um poço, por meio mecânicos ou manuais, com diâmetro a partir de 60 cm e profundidade que pode chegar a mais de10 metros.

Alcançada a cota de projeto, pela necessidade da distribuição das cargas no solo, a base pode ser alargada de forma manual ou mecânica.

5 –Fundações

Em solos não coesivos, como em areias, háa necessidade de encamisamento para impedir o desmoronamento do solo durante a escavação. Consiste na colocação de tubos de concreto ou de aço que descem na escavação àmedida que os trabalhos avançam.

5 –Fundações

5.3.3-Estaca Strauss ou Microestaca

Também conhecida como broca, éuma estaca moldada no local, considerada de baixo custo e uma das mais simples para execução. A distribuição das cargas recebidas étransmitida ao solo pelas pontas.

O terreno éperfurado por uma broca (trado) ou escavadeira até atingir solo impenetrável. O diâmetro do furo fica entre 15 e 25 cm e a profundidade pode ultrapassar os 4m.

Feita a perfuração procede-se a colocação da armadura, que normalmente são três ou quatro ferros de 6,3mm e estribos de 4,2mm.

5 –Fundações 5 –Fundações

5 –Fundações 5 –Fundações

5 –Fundações

Recomenda-se esse sistema somente em solos coesos, compactos e firmes, sem a presença de areia. Se houver água deve ser em pouca quantidade, não devendo ultrapassar 10% de profundidade em relação àprofundidade total da estaca.

5 –Fundações 5.3.4-Estaca Franki

A estacafrankiécolocada posicionando um tubo camisa no local e realizando umembuchamentocom concreto quase seco na sua extre midade.

5 –Fundações 5.3.4-Estaca Franki

Um pilão éintroduzido no tubo e promove-se o socamento do concreto, efetuando a penetração dessa bucha e consequentemente do tubo.

5 –Fundações

Um pilão éintroduzido no tubo e promovese o socamento do concreto, efetuando a penetração dessa bucha e do tubo.

A nega éalcançada quando com um pilão de 3 toneladas, caindo de uma altura de 5 metros, temos uma penetração do tubo de 3 a 8mm

Neste momente écolocada a armadura, que permite que o peso passe pelo seu interior e soque o concreto.

5 –Fundações 5.3.4-Estaca Franki

Jácom a armadura colocada mais concreto vai sendo colocado e apiloado enquanto o tubo vai sendo retirado.

5 –Fundações

As compressões do concreto provocam a sua expansão na ponta do tubo, adaptando-se ao terreno e adquirindo forma rugosa.

Esta estaca pode atingir diâmetros entre 30 e 60 cm, podendo chegar a 40 metros de profundidade.

Esta estaca possui maior capacidade de carga devido a sua maior rugosidade e contato com o solo.

5 –Fundações

Como desvantagem desse tipo de estaca podemos citar a grande vibração pode prejudicar os prédio vizinhos.

5 –Fundações

5.3.5-Preparo da cabeça da estaca

(Parte 1 de 2)

Comentários