(Parte 1 de 2)

27

F TC - EaD – FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS – EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Rio Real – BA

Jun/2009

FTC - EaD – FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS – EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Disciplina: Estágio Supervisionado I

Curso: Licenciatura em Matemática

Gestor (a): Agda Sueid Andrade Magalhães

Supervisor / profº regente: Pedro Fernando dos Santos

Estudante: Emanuela Rodrigues dos Santos

Período do estágio: três meses

Número de horas: 200 h

Unidade Pedagógica: Rio Real – BA

Endereço: Rua Gileno Dantas, s/n

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Rio Real – BA

Jun/2009

- AGRADECIMENTOS

Á Deus pelo dom da vida, pela fé e perseverança para vencer os obstáculos.

Aos meus pais, pela orientação, dedicação e incentivo nessa fase do meu curso de estágio I e durante toda minha vida.

A minha irmã, Paloma, que sempre está disposta a ajudar no que for necessário.

Aos amigos íntimos pelo incentivo e conselhos nas horas mais difíceis.

Aos professores e colegas que colaboraram com as diversas discussões sobre a prática docente, principalmente a minha tutora Kelly Chrystine Guedes Levy.

Aos meus alunos de estágio, pelo respeito e carinho que estiveram e tem por mim sempre que me encontram.

Enfim, sou grata a todos que contribuíram de forma direta ou indireta para realização deste trabalho.

DEDICATÓRIA

Este relatório é dedicado ao Sr. Pedro Fernando dos Santos e a Sra. Maria de Lourdes Rodrigues dos Santos, razões da minha existência.

E para todos aqueles que labutam para fazer mais digna a vida de milhares de pessoas, buscando oferecer um ensino digno a eles.

- SUMÁRIO

  1. APRESENTAÇÃO ........................................................................................... 5

  2. JUSTIFICATIVA .............................................................................................. 7

  3. CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO ................................................................ 8

  4. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ................................... 11

  5. APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS ....................................................... 12

  6. CONCLUSÃO ................................................................................................ 13

REFERENCIAS .................................................................................................. 15

ANEXOS ............................................................................................................ 16

ANEXO 1: PLANOS DE AULA ...................................................................... 17

ANEXO 2: QUESTIONÁRIO SOCIO ECONOMICO ..................................... 25

ANEXO 3: AVALIAÇÕES .............................................................................. 27

ANEXO 4: CONTROLE DE FREQUENCIA DO ALUNO .............................. 30

ANEXO 5: FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DO SUPERVISOR ................. 42

ANEXO 6: REGISTRO DIÁRIO DE ESTÁGIO DO ALUNO ......................... 43

ANEXO 7: GRÁFICOS .................................................................................. 46

  1. APRESENTAÇÃO

O Estágio de Licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96). O estágio é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Assim o estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática.

O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado I do curso de Licenciatura em Matemática – FTC – EaD, da disciplina Estágio Supervisionado I, ministrada pela professora Agda Sueid Andrade Magalhães, como cumprimento da exigência acima. O estágio foi realizado na Escola Municipal Ana Maria Baptista Lins, uma escola de educação básica da esfera municipal, no período de 17 de março a 22 de junho de 2009, com encerramento no dia 07 de julho do presente ano.

A importância da pesquisa situa-se na interação entre a licencianda e a formadora da universidade, com o professor da escola responsável, por orientar e acompanhar a licencianda naquele ambiente. Há então uma tríade envolvendo estes três participantes: a licencianda, o professor-escolar e o professor-formador, cada um com papéis determinados pela dinâmica de formação, aproximando a escola da universidade e a universidade da escola. O estágio surge como um elo de ligação entre as instituições.

O Estágio Supervisionado I visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal. Sendo assim, o estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do discente na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional.

Os dados relativos ao estágio serão apresentados seguindo a seguinte estrutura: apresentação, em que se encontra a estrutura organizacional deste relatório; corpo do relatório, dividido em caracterização da instituição, descrição das atividades desenvolvidas, apresentação dos resultados, conclusão e recomendações e referências; e anexos que contêm algumas das atividades realizadas em sala de aula, avaliações, tabelas, análise de dados e resultados das unidades.

  1. JUSTIFICATIVA

Como professora de Matemática, constantemente ouço, de um ou de outro aluno, que “a Matemática é uma matéria que causa medo”; “é uma disciplina difícil de ser entendida”; “é muito complicada”; “esta matéria não serve para nada”, “esta aula não é nada atrativa”, além de outrasafirmações. Para mudar a didática do ensino da Matemática na escola tornando-a dinâmica, rica,viva, é preciso mudar antes o conceito que se tem dessa disciplina. É preciso reconhecer que ela éfruto do trabalho humano e, como tal, está sujeita a erros e acertos. É preciso também reconhecerque ela evolui e se modifica no tempo, em função do uso que se faz dela.

Não é possível preparar alunos capazes de solucionar problemas ensinando conceitos matemáticos desvinculados da realidade, ou que se mostrem sem significado para eles, esperando que saibam como utilizá-los no futuro. Por isso, faz-se necessário pensar em tornar o ensino de Matemática uma das formas de preparar os alunos para a participação ativa dentro da sociedade.

O desafio para nós estudantes de licenciatura em matemática é mudar a forma de pensar e de ensinar matemática. E o estágio possibilitou um repensar da educação matemática.

  1. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO: CAMPO DE ESTÁGIO

A Observação constituiu a primeira fase do Estágio Supervisionado I. Foi realizada no período de 17 a 20 de março de 2009, na Escola Municipal Ana Maria Baptista Lins, localizada na rua, numa turma de 6ª série do Ensino Fundamental, no turno vespertino, sob a regência do professor Pedro Fernando dos Santos¹.

Na primeira visita à escola, fui recebida pelo diretor, que conversou comigo sobre os horários das aulas e sobre as mudanças que poderiam acontecer, pois os horários no inicio do ano vão sendo adequados da melhor maneira possível, o que de fato aconteceu. Estagiários são sempre, ou quase sempre, muito bem vindos para os professores, pois é um “certo alívio” a diminuição da carga horária por uma unidade, e comigo não foi diferente. Fui informada pelo diretor que as aulas do turno vespertino começariam às 13h30min e terminam às 17h45min, com a duração de 50 minutos cada aula e tendo um intervalo de 15 minutos entre o terceiro e quarto horário. Lembrando que nesse intervalo é oferecida a merenda aos alunos.

Quanto à estrutura física, possui um pátio interno e um pátio externo, ambos amplos.

A escola conta com 4 salas de aula amplas, com carteiras em forma de “U”, com capacidade para até 40 alunos. Não possui sala de professores, apenas uma mesa grande para as devidas atividades, e nem biblioteca própria, apenas alguns livros dispostos na diretoria para estudo. A sala da direção é integrada à secretaria. Possui banheiros femininos e masculinos e uma sub - área no fundo.

É no espaço físico que a criança consegue estabelecer relações entre o mundo e as pessoas, transformando-o em um pano de fundo no qual se inserem emoções [...] nessa dimensão o espaço é entendido como algo conjugado ao ambiente e vice-versa. (Horn 2004, p. 28).

1

A sala da 6ª série, onde estagiei, é clara, mas muito quente devido à cobertura e às janelas que oferecem pouca ventilação, o som e a movimentação produzida fora da sala atrapalham as aulas. As cadeiras são cadeiras com apoio para escrever, e todas são dispostas em forma de “meio quadrado”. A sala era não era tão pequena em relação ao número de alunos (vinte e seis), alguns deles ficavam fora do “meio quadrado”.

Na 6ª serie V1, é usado um livro, sob titulo:

ANDRINI, Álvaro

Novo Praticando Matemática / Álvaro Andrini, Maria José C. de V.

Zampirolo. – São Paulo : Editora do Brasil, 2002.

O livro contém onze unidades, onde apresenta os objetivos gerais e específicos, comentários, integração com outras áreas e leituras complementares.

O primeiro dia em que tive contato com a turma foi no meio do mês de março. Nessa aula, o professor regente me apresentou aos alunos, sentei-me ao lado e prossegui minha observação. Os alunos ficaram desconfiados e envergonhados, mas não hesitaram em conversar com os colegas.

As aulas na maioria das vezes começaram no horário, mas sempre terminaram alguns minutos antes. As aulas eram interrompidas por alunos pedindo para irem ao banheiro ou beber água e por conversas paralelas.

O professor regente tinha domínio do conteúdo; o conteúdo era apresentado de forma que as dificuldades estivessem em uma escala crescente; motivava os alunos perguntando ou valorizando suas dúvidas; preocupava-se com aprendizagem; sabia se o aluno tinha a capacidade (pré-requisito) para aprender o que ela estava ensinando e resolvia exercícios adequados ao nível da turma.

Durante as aulas observadas, o professor regente não utilizou recursos além do quadro negro, giz e livros didáticos, realizando uma aula tradicional. A turma era composta por vinte e seis alunos regulares. Os alunos eram muito agitados e se dispersavam com muita facilidade. Eles conversavam muito, mesmo estando posicionados desfavoravelmente às conversas paralelas. Nessa turma foi possível formar vários subgrupos de alunos: os atenciosos com facilidade para aprender; os desinteressados, mas com facilidade para aprender; os atenciosos com dificuldade para aprender; e os desinteressados com dificuldade para aprender. Nem todos participavam da aula, perguntando, questionando ou resolvendo os exercícios.

"Enquanto a sociedade feliz não chega, que haja pelo menos fragmentos de futuro em que a alegria é servida como sacramento, para que as crianças aprendam que o mundo pode ser diferente. Que a escola, ela mesma, seja um fragmento do futuro..."

(Parte 1 de 2)

Comentários